O painel tem como temática as políticas educacionais da primeira etapa de escolarização em diferentes dimensões. “Políticas neoliberais na Educação Infantil: origem e direcionamento” aborda como o neoliberalismo tem sido incorporado às políticas voltadas para a Educação Infantil desde a Constituição Federal/1988. Os resultados indicam o favorecimento da oferta educativa para organizações privadas, com a integração de sistemas de gerenciamento e de currículos reducionistas de base comportamental. “A expansão do atendimento à educação infantil no município de Rio Claro/SP” trata sobre a política de expansão dessa rede pública segundo os documentos oficiais após anos 1990. Verificou-se que houve uma trajetória de expansão no atendimento, respeitando os critérios nacionais estabelecidos para os atendimentos à infância e em consonância com as Diretrizes Educacionais do Ministério da Educação e Cultura. “As implicações do atendimento parcial na Educação Infantil na vida das famílias da classe trabalhadora de Florianópolis” analisa as estratégias adotadas pelas famílias diante das medidas adotadas pela Prefeitura de Florianópolis para responder a demandas de Educação Infantil para crianças entre 4 e 5 anos, a partir de 2013. A análise indica que as famílias trabalhadoras foram as maiores afetadas com o atendimento parcial, sobrecarregando o setor de atendimento aos direitos fundamentais das crianças e seus responsáveis. O painel aponta que apesar de as políticas de acesso e expansão do atendimento à Educação Infantil caminharem para a universalização do ensino, o atendimento tem se tornado cada vez mais precário e ajustado à racionalidade neoliberal.