Articulada à BNCC, a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/17) altera a LDBEN/96 e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Com base nesse cenário, este estudo objetiva identificar e discutir o panorama das pesquisas brasileiras sobre a REM, com viés nos temas de trabalho docente e currículo, no período de 2018 a 2023. Utilizando-se do Estado do Conhecimento, realizou-se um levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses. O corpus de análise foi composto por 13 produções acadêmicas, entre teses e dissertações. Os resultados demonstram que acerca da temática trabalho docente, os estudos versam sobre as consequências da REM, a saber: aumento da carga de trabalho dos docentes; necessidade de assumir componentes curriculares divergentes a sua área de formação; ascensão da lógica performativa na educação culminando na precarização, descaracterização e desqualificação do trabalho docente. No que tange as análises sobre o tema currículo, podemos inferir que a REM reporta a um modelamento curricular para atender aos interesses neoliberais, ainda que a flexibilização curricular permite a valorização de disciplinas consideradas utilitárias à economia. Por fim, apesar do significativo aumento, este estudo oportunizou a percepção de que a REM ainda é incipiente nas pesquisas, especialmente em relação às suas repercussões ao ambiente escolar e aos seus sujeitos ativos.