Os artigos que compõem o painel discorreram sobre as motivações que levaram as autoras a pesquisarem sobre os temas, nos quais estão interconectados e são importantes no contexto educacional inclusivo e na promoção de práticas pedagógicas adequadas e centradas no educando. A patologização da aprendizagem refere-se à tendência de interpretar dificuldades educacionais como resultado de uma deficiência individual ou de um transtorno, em vez de considerar fatores contextuais, sociais e educacionais que também podem influenciar o processo de aprendizagem. Isso pode levar a uma visão reducionista das capacidades dos estudantes e a uma abordagem baseada em diagnósticos e intervenções médicas, em detrimento de estratégias educacionais mais holísticas e inclusivas. Os resultados dos artigos apresentados contribuem para o aprimoramento das políticas públicas de inclusão escolar, trazendo informações pertinentes que colaborem com o fazer e o saber docente nestes espaços, viabilizando um atendimento sociocognitivo diversificado e eficaz às pessoas com deficiências e necessidades educativas especiais. Desta forma, os estudos revelaram que é possível que os sujeitos público-alvo da Educação, seja ela Especial na EJA, sala de recursos multifuncionais, aprendem, não na mesma perspectiva de um aluno de outras modalidades escolar, por isso, se faz, importante que estes tenham as mesmas visibilidades que os demais, como o direito de acesso e recursos.