(DES) CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: DA AUSÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR À POTENCIALIDADE DA AUTOFORMAÇÃO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116070 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 1283 "titulo" => "(DES) CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: DA AUSÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR À POTENCIALIDADE DA AUTOFORMAÇÃO" "resumo" => "O Painel “(Des)caminhos da formação docente: da ausência no cotidiano escolar à potencialidade da autoformação” tem como objetivo apresentar um conjunto de reflexões decorrentes de estudos realizados em grupos pesquisa em dois programas de Pós-graduação do Sul do Brasil e sua inserção na educação básica. Os três textos que compõe o painel abordam as seguintes problemáticas: 1) a presença/ausência da formação continuada de professores no projeto político pedagógico e a atuação do coordenador pedagógico; 2) a avaliação que professores a respeito da formação dos docentes e dos livros didáticos no Ensino Médio Gaúcho; 3) a formação continuada de professores e seu papel fundamental na construção docente. Os estudos em tela caracterizam-se pela abordagem qualitativa, encorados na perspectiva descritivo analítica, produzidos a partir dos procedimentos de pesquisa bibliografia e documental e como fonte dos dados os projetos pedagógicos, grupos focais e propostas metodológicas para a realização da pesquisa-formação. Os estudos estão ancorados teoricamente em Veiga (2011), Barbosa (2020), Junges; Ketzer; Oliveira (2018), Imbernón (2011), Sansolotti; Coelho (2002), Fávero; Tonieto (2010), Borges (2023), Silva; Matos; Brito (2023), Josso (2004), Freire (1976, 1979 e 1996), dentre outros. Os resultados dos estudos demostram que há uma frágil relação entre o trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada de docentes no projeto político pedagógico; a obrigatoriedade do componente curricular Projeto de Vida contrasta com a ausência de formação docente e de materiais didáticos qualificados; a formação docente como autoformação é um percurso formativo promissor, pois parte da construção epistemológica do sujeito professor." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1283_TB198_09102024205306.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARINA TONIETO" "autor_nome_curto" => "CARINA" "autor_email" => "tonieto.carina@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116070 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 1283 "titulo" => "(DES) CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: DA AUSÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR À POTENCIALIDADE DA AUTOFORMAÇÃO" "resumo" => "O Painel “(Des)caminhos da formação docente: da ausência no cotidiano escolar à potencialidade da autoformação” tem como objetivo apresentar um conjunto de reflexões decorrentes de estudos realizados em grupos pesquisa em dois programas de Pós-graduação do Sul do Brasil e sua inserção na educação básica. Os três textos que compõe o painel abordam as seguintes problemáticas: 1) a presença/ausência da formação continuada de professores no projeto político pedagógico e a atuação do coordenador pedagógico; 2) a avaliação que professores a respeito da formação dos docentes e dos livros didáticos no Ensino Médio Gaúcho; 3) a formação continuada de professores e seu papel fundamental na construção docente. Os estudos em tela caracterizam-se pela abordagem qualitativa, encorados na perspectiva descritivo analítica, produzidos a partir dos procedimentos de pesquisa bibliografia e documental e como fonte dos dados os projetos pedagógicos, grupos focais e propostas metodológicas para a realização da pesquisa-formação. Os estudos estão ancorados teoricamente em Veiga (2011), Barbosa (2020), Junges; Ketzer; Oliveira (2018), Imbernón (2011), Sansolotti; Coelho (2002), Fávero; Tonieto (2010), Borges (2023), Silva; Matos; Brito (2023), Josso (2004), Freire (1976, 1979 e 1996), dentre outros. Os resultados dos estudos demostram que há uma frágil relação entre o trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada de docentes no projeto político pedagógico; a obrigatoriedade do componente curricular Projeto de Vida contrasta com a ausência de formação docente e de materiais didáticos qualificados; a formação docente como autoformação é um percurso formativo promissor, pois parte da construção epistemológica do sujeito professor." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1283_TB198_09102024205306.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARINA TONIETO" "autor_nome_curto" => "CARINA" "autor_email" => "tonieto.carina@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }