EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS EM UM INSTITUTO FEDERAL DO SUL DO PAÍS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116026 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS EM UM INSTITUTO FEDERAL DO SUL DO PAÍS" "resumo" => "Criados em 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) apresentam-se como uma nova possibilidade de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Arraigados em princípios humanísticos, os IFs propõem-se a serem espaços acolhedores, inclusivos e de notória competência técnica, porém há muitos desafios na articulação desses propósitos. Assim, como servidores e pesquisadores em um mesmo IF, localizado no Sul do País, interessa-nos investigar temáticas que atravessam nosso cotidiano escolar. Para isso, neste painel, pretendemos: a) expor os resultados de uma proposição didático-pedagógica que envolveu a elaboração de um censo demográfico no ambiente acadêmico/escolar, aplicado aos estudantes de turmas do Ensino Médio Integrado. A atividade teve como objetivo identificar as características e interesses do público abordado; b) problematizar a formação de professores como importante instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da tarefa de formar sujeitos para além do mundo do trabalho, mesmo em uma escola técnica. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa com os docentes, a fim de conhecer tanto sua formação e experiência quanto sua visão acerca da proposta do IF em questão; c) discutir dados produzidos em projeto de pesquisa que se objetiva investigar, analisar e socializar práticas de acessibilidade. Para isso, entrevistas com professores viabilizaram o objetivo de pesquisar e analisar as práticas docentes de acessibilidade para a inclusão de estudantes com deficiência. A partir desses três estudos, problematizamos a Educação Profissional e Tecnológica, particularmente a desenvolvida nos IFs; e isso por acreditarmos nessa proposta e por entendermos a necessidade de discussões potentes e atualizadas na área." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID407_TB134_10102024214651.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA DEPORTE DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Paula Deporte d" "autor_email" => "paula.deporte@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116026 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS EM UM INSTITUTO FEDERAL DO SUL DO PAÍS" "resumo" => "Criados em 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) apresentam-se como uma nova possibilidade de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Arraigados em princípios humanísticos, os IFs propõem-se a serem espaços acolhedores, inclusivos e de notória competência técnica, porém há muitos desafios na articulação desses propósitos. Assim, como servidores e pesquisadores em um mesmo IF, localizado no Sul do País, interessa-nos investigar temáticas que atravessam nosso cotidiano escolar. Para isso, neste painel, pretendemos: a) expor os resultados de uma proposição didático-pedagógica que envolveu a elaboração de um censo demográfico no ambiente acadêmico/escolar, aplicado aos estudantes de turmas do Ensino Médio Integrado. A atividade teve como objetivo identificar as características e interesses do público abordado; b) problematizar a formação de professores como importante instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da tarefa de formar sujeitos para além do mundo do trabalho, mesmo em uma escola técnica. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa com os docentes, a fim de conhecer tanto sua formação e experiência quanto sua visão acerca da proposta do IF em questão; c) discutir dados produzidos em projeto de pesquisa que se objetiva investigar, analisar e socializar práticas de acessibilidade. Para isso, entrevistas com professores viabilizaram o objetivo de pesquisar e analisar as práticas docentes de acessibilidade para a inclusão de estudantes com deficiência. A partir desses três estudos, problematizamos a Educação Profissional e Tecnológica, particularmente a desenvolvida nos IFs; e isso por acreditarmos nessa proposta e por entendermos a necessidade de discussões potentes e atualizadas na área." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID407_TB134_10102024214651.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA DEPORTE DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Paula Deporte d" "autor_email" => "paula.deporte@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }