A presente pesquisa tem como temática a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais - TCT nos livros didáticos de escolas públicas de Novo Ensino Médio - NEM do município de Mossoró – RN. Objetivando analisar as influências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC na abordagem desses temas em uma coleção de livros didáticos de Ciências Humanas adotada nessas escolas. O estudo é de natureza qualitativa, de cunho descritivo, com a análise da coleção escolhida, a qual faz parte do Programa Nacional de Livro Didático – PNLD. Apoiamo-nos em uma perspectiva pós-estruturalista, com Ball, Maguire e Braun (2016) e Lopes e Macedo (2011), mas articulando estudos de outras perspectivas, devido a especificidade da temática dos Temas Transversais (Araújo, 2014) no Livro Didático (Munakata, 2012). Foram constatadas a presença das temáticas transversais sob forte influência da BNCC e de discursos presentes nas políticas das reformas educacionais.