FORMAÇÃO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS: PESQUISAS SOBRE PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116049 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 219 "titulo" => "FORMAÇÃO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS: PESQUISAS SOBRE PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO" "resumo" => "Tem-se como objetivo fazer uma síntese das pesquisas que temos realizado sobre formação de grêmios estudantis, participação discente e desenvolvimento psíquico, no projeto intitulado “Formação de grêmios estudantis e desenvolvimento psíquico de estudantes da educação básica”. As investigações nascem como repercussão de um projeto de extensão universitária cujo objetivo é fomentar a implementação e consolidação de grêmios estudantis em escolas municipais de um município do interior de São Paulo, na perspectiva da gestão democrática. No projeto de extensão, iniciado em 2012, empiricamente percebíamos que a participação dos estudantes gerava desenvolvimento e aprendizagem. Várias crianças começavam a se expressar melhor tanto verbalmente como na escrita. De maneira a mapear de forma mais sistematizada o impacto da participação no grêmio no desenvolvimento psíquico das crianças temos, enquanto grupo de pesquisa, realizado investigações de iniciação científica, mestrado e doutorado sobre o tema. Nosso objetivo geral é investigar qual é o papel do grêmio no desenvolvimento psíquico das crianças participante. Os trabalhos de campo são desenvolvidos com estudantes que compõem o Grêmio estudantil de suas escolas e suas respectivas professoras. Em termos metodológicos, utiliza-se: entrevistas com as crianças antes e depois da participação no grêmio; entrevistas com as professoras das crianças antes e depois da participação no grêmio; observação e filmagem das reuniões do grêmio; leitura de documentos como atas e demais registros do grêmio. Algumas das pesquisas componentes do projeto maior já foram finalizadas e outras estão em andamento. Procuraremos, neste pôster, apresentar uma síntese dos resultados das investigações." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID219_TB165_10102024160945.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA DA SILVA FERREIRA ASBAHR" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flavia.asbahr@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116049 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 219 "titulo" => "FORMAÇÃO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS: PESQUISAS SOBRE PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL E DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO" "resumo" => "Tem-se como objetivo fazer uma síntese das pesquisas que temos realizado sobre formação de grêmios estudantis, participação discente e desenvolvimento psíquico, no projeto intitulado “Formação de grêmios estudantis e desenvolvimento psíquico de estudantes da educação básica”. As investigações nascem como repercussão de um projeto de extensão universitária cujo objetivo é fomentar a implementação e consolidação de grêmios estudantis em escolas municipais de um município do interior de São Paulo, na perspectiva da gestão democrática. No projeto de extensão, iniciado em 2012, empiricamente percebíamos que a participação dos estudantes gerava desenvolvimento e aprendizagem. Várias crianças começavam a se expressar melhor tanto verbalmente como na escrita. De maneira a mapear de forma mais sistematizada o impacto da participação no grêmio no desenvolvimento psíquico das crianças temos, enquanto grupo de pesquisa, realizado investigações de iniciação científica, mestrado e doutorado sobre o tema. Nosso objetivo geral é investigar qual é o papel do grêmio no desenvolvimento psíquico das crianças participante. Os trabalhos de campo são desenvolvidos com estudantes que compõem o Grêmio estudantil de suas escolas e suas respectivas professoras. Em termos metodológicos, utiliza-se: entrevistas com as crianças antes e depois da participação no grêmio; entrevistas com as professoras das crianças antes e depois da participação no grêmio; observação e filmagem das reuniões do grêmio; leitura de documentos como atas e demais registros do grêmio. Algumas das pesquisas componentes do projeto maior já foram finalizadas e outras estão em andamento. Procuraremos, neste pôster, apresentar uma síntese dos resultados das investigações." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID219_TB165_10102024160945.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA DA SILVA FERREIRA ASBAHR" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flavia.asbahr@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }