Tem-se como objetivo fazer uma síntese das pesquisas que temos realizado sobre formação de grêmios estudantis, participação discente e desenvolvimento psíquico, no projeto intitulado “Formação de grêmios estudantis e desenvolvimento psíquico de estudantes da educação básica”. As investigações nascem como repercussão de um projeto de extensão universitária cujo objetivo é fomentar a implementação e consolidação de grêmios estudantis em escolas municipais de um município do interior de São Paulo, na perspectiva da gestão democrática. No projeto de extensão, iniciado em 2012, empiricamente percebíamos que a participação dos estudantes gerava desenvolvimento e aprendizagem. Várias crianças começavam a se expressar melhor tanto verbalmente como na escrita. De maneira a mapear de forma mais sistematizada o impacto da participação no grêmio no desenvolvimento psíquico das crianças temos, enquanto grupo de pesquisa, realizado investigações de iniciação científica, mestrado e doutorado sobre o tema. Nosso objetivo geral é investigar qual é o papel do grêmio no desenvolvimento psíquico das crianças participante. Os trabalhos de campo são desenvolvidos com estudantes que compõem o Grêmio estudantil de suas escolas e suas respectivas professoras. Em termos metodológicos, utiliza-se: entrevistas com as crianças antes e depois da participação no grêmio; entrevistas com as professoras das crianças antes e depois da participação no grêmio; observação e filmagem das reuniões do grêmio; leitura de documentos como atas e demais registros do grêmio. Algumas das pesquisas componentes do projeto maior já foram finalizadas e outras estão em andamento. Procuraremos, neste pôster, apresentar uma síntese dos resultados das investigações.