FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116058 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 185 "inscrito_id" => 233 "titulo" => "FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS" "resumo" => "A formação e o desenvolvimento profissional docente na educação superior é uma discussão urgente que atravessa as instituições, a prática docente e as aprendizagens dos estudantes. Este painel reúne três pesquisas sobre essa temática. A primeira, “Estado da Questão: Em Foco a Pesquisa-Ação Colaborativa como Potência Formativa na Pós-Graduação em Educação (2012-2022)”, analisou 34 estudos de programas de pós-graduação que utilizaram a pesquisa-ação colaborativa entre 2012 e 2022. A pesquisa-ação destacou-se como ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional docente, promovendo um processo formativo dialógico e emancipatório. A segunda pesquisa, “A Relação Dialética entre a Formação e o Desenvolvimento Profissional: Construindo a Identidade e Profissionalidade na Educação Superior”, apresentou reflexões sobre a identidade e profissionalidade docente nas Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Realizada entre 2010 e 2023, destacou a necessidade de políticas públicas que promovam ações formativas sustentadas na ética e na resistência, integrando conhecimentos didático-pedagógicos e superando a dicotomia teoria-prática. A última investigação, “Contextos de Aprendizado da Docência Universitária: Um Estudo nos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação”, investigou o aprendizado da docência de professores bacharéis na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Constatou-se que os saberes docentes são predominantemente construídos na experiência, destacando a escassez de formação pedagógica formal. Os resultados dessas pesquisas indicam que o envolvimento de docentes em processos formativos que potencializem reflexões críticas sobre suas práticas auxilia na organização do trabalho pedagógico, na qualidade do ensino e no desenvolvimento profissional docente." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID233_TB185_05082024194910.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉSSIKA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Géssika Vieira" "autor_email" => "gessikavieira@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116058 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 185 "inscrito_id" => 233 "titulo" => "FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS" "resumo" => "A formação e o desenvolvimento profissional docente na educação superior é uma discussão urgente que atravessa as instituições, a prática docente e as aprendizagens dos estudantes. Este painel reúne três pesquisas sobre essa temática. A primeira, “Estado da Questão: Em Foco a Pesquisa-Ação Colaborativa como Potência Formativa na Pós-Graduação em Educação (2012-2022)”, analisou 34 estudos de programas de pós-graduação que utilizaram a pesquisa-ação colaborativa entre 2012 e 2022. A pesquisa-ação destacou-se como ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional docente, promovendo um processo formativo dialógico e emancipatório. A segunda pesquisa, “A Relação Dialética entre a Formação e o Desenvolvimento Profissional: Construindo a Identidade e Profissionalidade na Educação Superior”, apresentou reflexões sobre a identidade e profissionalidade docente nas Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Realizada entre 2010 e 2023, destacou a necessidade de políticas públicas que promovam ações formativas sustentadas na ética e na resistência, integrando conhecimentos didático-pedagógicos e superando a dicotomia teoria-prática. A última investigação, “Contextos de Aprendizado da Docência Universitária: Um Estudo nos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação”, investigou o aprendizado da docência de professores bacharéis na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Constatou-se que os saberes docentes são predominantemente construídos na experiência, destacando a escassez de formação pedagógica formal. Os resultados dessas pesquisas indicam que o envolvimento de docentes em processos formativos que potencializem reflexões críticas sobre suas práticas auxilia na organização do trabalho pedagógico, na qualidade do ensino e no desenvolvimento profissional docente." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID233_TB185_05082024194910.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉSSIKA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Géssika Vieira" "autor_email" => "gessikavieira@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }