A formação e o desenvolvimento profissional docente na educação superior é uma discussão urgente que atravessa as instituições, a prática docente e as aprendizagens dos estudantes. Este painel reúne três pesquisas sobre essa temática. A primeira, “Estado da Questão: Em Foco a Pesquisa-Ação Colaborativa como Potência Formativa na Pós-Graduação em Educação (2012-2022)”, analisou 34 estudos de programas de pós-graduação que utilizaram a pesquisa-ação colaborativa entre 2012 e 2022. A pesquisa-ação destacou-se como ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional docente, promovendo um processo formativo dialógico e emancipatório. A segunda pesquisa, “A Relação Dialética entre a Formação e o Desenvolvimento Profissional: Construindo a Identidade e Profissionalidade na Educação Superior”, apresentou reflexões sobre a identidade e profissionalidade docente nas Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Realizada entre 2010 e 2023, destacou a necessidade de políticas públicas que promovam ações formativas sustentadas na ética e na resistência, integrando conhecimentos didático-pedagógicos e superando a dicotomia teoria-prática. A última investigação, “Contextos de Aprendizado da Docência Universitária: Um Estudo nos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação”, investigou o aprendizado da docência de professores bacharéis na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Constatou-se que os saberes docentes são predominantemente construídos na experiência, destacando a escassez de formação pedagógica formal. Os resultados dessas pesquisas indicam que o envolvimento de docentes em processos formativos que potencializem reflexões críticas sobre suas práticas auxilia na organização do trabalho pedagógico, na qualidade do ensino e no desenvolvimento profissional docente.