Esta pesquisa é de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Goiás, traz como tema os saberes didáticos e a experiência formativa dos egressos da Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO). Historicamente os camponeses sobreviveram por meio da luta de movimentos sociais e entidades de classe que muito tem contribuído para a ampliação do acesso e da permanência do campesinato a bens serviços, especialmente à escola. Ademais essa formação destinada ao trabalho no campo no sentido da agricultura familiar tem se evidenciado frágil. Por isso o objetivo dessa proposta é estudar atuação da Escola Família Agrícola de Goiás (EFAGO) na constituição de saberes matemáticos e experienciais dos jovens, inserida na Região do Vale do Rio Vermelho em Goiás, e perceber, prioritariamente onde estão inseridos os egressos, na perspectiva do mundo do trabalho. Pretende-se também, perceber suas contradições e acirramento das condições materiais de vida decorrentes do processo de inserção do capitalismo agrário no Estado. Nesse sentido perguntamos, em que medida a reprodução social dos egressos da EFAGO tem se efetivado? Atentos que a educação e mundo do trabalho tem sofridos mudanças significativas, o camponês, egresso da EFAGO não pode ficar à margem de tais mudanças. Esperamos reverberar a EFAGO como fruto da emancipação da educação do campo, contribuir na reflexão político-pedagógica de uma educação do campo e incidir/colaborar para reflexão e análise de saberes didáticos e experiências formativas da Educação do Campo.