TECENDO OLHARES EDUCATIVOS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELEXÕES ACERCA DE UMA CRIANÇA ALFABETIZADORA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11865 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 783 "titulo" => "TECENDO OLHARES EDUCATIVOS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELEXÕES ACERCA DE UMA CRIANÇA ALFABETIZADORA" "resumo" => "O processo de aprendizagem de leitura e escrita na educação escolarizada é um desafio, tanto para o educador, quanto para o educando. Vale salientar que, alguns fatores externos, tais como sociais, econômicos, culturais, entre outros, interferem diretamente no processo de compreensão e apropriação do aluno no mundo letrado. Neste contexto, é preciso consideramos a criança como um futuro cidadão, capaz de pensar por si, nós, educadores, teremos que lhe dar condições de ser autônoma, levando-a a resolver seus problemas e evitando dar-lhe as respostas. Assim, a criança deve ter liberdade para interagir com os colegas e com o professor, e ter autonomia para interagir com o objeto do seu conhecimento (RUSSO, 2012). Sendo assim, a criança no esforço de compreender o mundo que a rodeia, levanta problemas muito difíceis e abstratos e trata por si própria, de descobrir resposta para ela (FERREIRO 2000). Portanto, este artigo trata-se de um relato de experiência de um dos nossos alunos do 2º ano, referente ao nosso trabalho desenvolvido no PIBID (Programa de Iniciação à Docência), em que a partir da experiência, obtivemos resultados satisfatórios e proveitosos. Como referencial teórico, este estudo fundamenta-se nas discussões de FERREIRO (2000), SIMÕES (2006), SOARES (2008), MICOTTI (2009) e RUSSO (2012) para nos dar possibilidade de constatar a relevância do processo de alfabetização na educação escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID783_30062015220517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YARA GOMES SILVA" "autor_nome_curto" => "YARA GOMES" "autor_email" => "yarasl1354@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11865 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 783 "titulo" => "TECENDO OLHARES EDUCATIVOS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELEXÕES ACERCA DE UMA CRIANÇA ALFABETIZADORA" "resumo" => "O processo de aprendizagem de leitura e escrita na educação escolarizada é um desafio, tanto para o educador, quanto para o educando. Vale salientar que, alguns fatores externos, tais como sociais, econômicos, culturais, entre outros, interferem diretamente no processo de compreensão e apropriação do aluno no mundo letrado. Neste contexto, é preciso consideramos a criança como um futuro cidadão, capaz de pensar por si, nós, educadores, teremos que lhe dar condições de ser autônoma, levando-a a resolver seus problemas e evitando dar-lhe as respostas. Assim, a criança deve ter liberdade para interagir com os colegas e com o professor, e ter autonomia para interagir com o objeto do seu conhecimento (RUSSO, 2012). Sendo assim, a criança no esforço de compreender o mundo que a rodeia, levanta problemas muito difíceis e abstratos e trata por si própria, de descobrir resposta para ela (FERREIRO 2000). Portanto, este artigo trata-se de um relato de experiência de um dos nossos alunos do 2º ano, referente ao nosso trabalho desenvolvido no PIBID (Programa de Iniciação à Docência), em que a partir da experiência, obtivemos resultados satisfatórios e proveitosos. Como referencial teórico, este estudo fundamenta-se nas discussões de FERREIRO (2000), SIMÕES (2006), SOARES (2008), MICOTTI (2009) e RUSSO (2012) para nos dar possibilidade de constatar a relevância do processo de alfabetização na educação escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID783_30062015220517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YARA GOMES SILVA" "autor_nome_curto" => "YARA GOMES" "autor_email" => "yarasl1354@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }