Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZANDO ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA

Palavra-chaves: ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, OFICINA PEDAGÓGICA, GRAVITAÇÃO. Comunicação Oral (CO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11899
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 249
    "inscrito_id" => 349
    "titulo" => "UTILIZANDO ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA"
    "resumo" => "Sabendo da necessidade de buscarmos uma mudança nas práticas de ensino de Física, em que é preciso emergir do modelo de ensino tradicional, trazemos neste trabalho um relato de uma experiência vivenciada numa escola pública do estado da Paraíba, em que realizamos uma oficina pedagógica, para tratar do tema Gravitação. A oficina foi coordenada pelos bolsistas do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba PIBID/UEPB e teve como abordagem o ensino problematizador. A ação na escola se foi dividida em três intervenções com alunos do primeiro ano do Ensino Médio – EM, sendo duas oficinas didáticas e uma aula expositiva dialogada sobre os sistemas que descrevem os comportamentos dos corpos celestes. Através dos resultados percebemos a importância da utilização de novas abordagens de ensino, pois as mesmas possibilitam o interesse dos alunos, além de viabilizar a compreensão de conteúdos de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, OFICINA PEDAGÓGICA, GRAVITAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA4_ID349_01072015171352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA CELY CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAGNA"
    "autor_email" => "cellymagna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAAIB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11899
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 249
    "inscrito_id" => 349
    "titulo" => "UTILIZANDO ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA"
    "resumo" => "Sabendo da necessidade de buscarmos uma mudança nas práticas de ensino de Física, em que é preciso emergir do modelo de ensino tradicional, trazemos neste trabalho um relato de uma experiência vivenciada numa escola pública do estado da Paraíba, em que realizamos uma oficina pedagógica, para tratar do tema Gravitação. A oficina foi coordenada pelos bolsistas do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba PIBID/UEPB e teve como abordagem o ensino problematizador. A ação na escola se foi dividida em três intervenções com alunos do primeiro ano do Ensino Médio – EM, sendo duas oficinas didáticas e uma aula expositiva dialogada sobre os sistemas que descrevem os comportamentos dos corpos celestes. Através dos resultados percebemos a importância da utilização de novas abordagens de ensino, pois as mesmas possibilitam o interesse dos alunos, além de viabilizar a compreensão de conteúdos de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, OFICINA PEDAGÓGICA, GRAVITAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA4_ID349_01072015171352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA CELY CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAGNA"
    "autor_email" => "cellymagna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAAIB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Sabendo da necessidade de buscarmos uma mudança nas práticas de ensino de Física, em que é preciso emergir do modelo de ensino tradicional, trazemos neste trabalho um relato de uma experiência vivenciada numa escola pública do estado da Paraíba, em que realizamos uma oficina pedagógica, para tratar do tema Gravitação. A oficina foi coordenada pelos bolsistas do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba PIBID/UEPB e teve como abordagem o ensino problematizador. A ação na escola se foi dividida em três intervenções com alunos do primeiro ano do Ensino Médio – EM, sendo duas oficinas didáticas e uma aula expositiva dialogada sobre os sistemas que descrevem os comportamentos dos corpos celestes. Através dos resultados percebemos a importância da utilização de novas abordagens de ensino, pois as mesmas possibilitam o interesse dos alunos, além de viabilizar a compreensão de conteúdos de Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.