A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ATRIBUINDO SIGNIFICADO AO ENSINO DA MATEMÁTICA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11517 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => 394 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ATRIBUINDO SIGNIFICADO AO ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "As demandas educacionais fazem com que o ensino de Matemática seja pautado no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. Estas que por sua vez, devem ser trabalhadas em todas as modalidades de ensino. A sociedade hoje, exige um ensino cada vez mais aplicável, saber apenas resolver operações são ações que vão ficando para o passado, tendo em vista que as mesmas não geram aprendizagem significativa, o aluno de fato aprende quando ele consegue transferir o que sabe, ou seja quando ele constrói conhecimento. O artigo a ser descrito, objetivo mostrar a importância de práticas diferenciadas no ensino de Matemática em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base nos resultados obtidos a partir da aplicação de uma sequência de atividades envolvendo metodologias alternativas previamente planejadas. Uma das maiores dificuldades em aprender Matemática é que a mesma não é apresentada aos alunos como um produto social, ou seja, não é atribuída ao seu ensino um significado. É importante ressaltar que a Matemática como qualquer outra área de conhecimento surgiu de ações cotidianas que foram validados a partir da ciência, sendo assim, uma das formas de se aprender Matemática é enxergando-a em ações cotidianas. Como resultados positivos, podemos destacar além do resgate da autoestima dos educandos, o aprimoramento de habilidades como por exemplo a interação, propiciada pelo trabalho em grupo. Conclui-se que, independente de qual recurso ou método seja usado em sala de aula, buscar uma aprendizagem significativa que valorize o aluno deve sempre ser à meta a ser alcançada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, MATEMÁTICA, PRÁTICAS DIFERENCIADAS, SOCIEDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID394_01072015163017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS" "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11517 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => 394 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ATRIBUINDO SIGNIFICADO AO ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "As demandas educacionais fazem com que o ensino de Matemática seja pautado no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. Estas que por sua vez, devem ser trabalhadas em todas as modalidades de ensino. A sociedade hoje, exige um ensino cada vez mais aplicável, saber apenas resolver operações são ações que vão ficando para o passado, tendo em vista que as mesmas não geram aprendizagem significativa, o aluno de fato aprende quando ele consegue transferir o que sabe, ou seja quando ele constrói conhecimento. O artigo a ser descrito, objetivo mostrar a importância de práticas diferenciadas no ensino de Matemática em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base nos resultados obtidos a partir da aplicação de uma sequência de atividades envolvendo metodologias alternativas previamente planejadas. Uma das maiores dificuldades em aprender Matemática é que a mesma não é apresentada aos alunos como um produto social, ou seja, não é atribuída ao seu ensino um significado. É importante ressaltar que a Matemática como qualquer outra área de conhecimento surgiu de ações cotidianas que foram validados a partir da ciência, sendo assim, uma das formas de se aprender Matemática é enxergando-a em ações cotidianas. Como resultados positivos, podemos destacar além do resgate da autoestima dos educandos, o aprimoramento de habilidades como por exemplo a interação, propiciada pelo trabalho em grupo. Conclui-se que, independente de qual recurso ou método seja usado em sala de aula, buscar uma aprendizagem significativa que valorize o aluno deve sempre ser à meta a ser alcançada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, MATEMÁTICA, PRÁTICAS DIFERENCIADAS, SOCIEDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID394_01072015163017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS" "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }