As demandas educacionais fazem com que o ensino de Matemática seja pautado no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. Estas que por sua vez, devem ser trabalhadas em todas as modalidades de ensino. A sociedade hoje, exige um ensino cada vez mais aplicável, saber apenas resolver operações são ações que vão ficando para o passado, tendo em vista que as mesmas não geram aprendizagem significativa, o aluno de fato aprende quando ele consegue transferir o que sabe, ou seja quando ele constrói conhecimento. O artigo a ser descrito, objetivo mostrar a importância de práticas diferenciadas no ensino de Matemática em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base nos resultados obtidos a partir da aplicação de uma sequência de atividades envolvendo metodologias alternativas previamente planejadas. Uma das maiores dificuldades em aprender Matemática é que a mesma não é apresentada aos alunos como um produto social, ou seja, não é atribuída ao seu ensino um significado. É importante ressaltar que a Matemática como qualquer outra área de conhecimento surgiu de ações cotidianas que foram validados a partir da ciência, sendo assim, uma das formas de se aprender Matemática é enxergando-a em ações cotidianas. Como resultados positivos, podemos destacar além do resgate da autoestima dos educandos, o aprimoramento de habilidades como por exemplo a interação, propiciada pelo trabalho em grupo. Conclui-se que, independente de qual recurso ou método seja usado em sala de aula, buscar uma aprendizagem significativa que valorize o aluno deve sempre ser à meta a ser alcançada.