LOPES, Breno De Abreu et al.. Literatura de cordel na geografia do ensino fundamental. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114900>. Acesso em: 25/12/2024 11:09
O Brasil é um país caracterizado por sua vasta diversidade cultural e geográfica, com variações significativas de flora, fauna, relevo e cultura de norte a sul. A divisão territorial do país, conforme proposta pelo IBGE em 1970, organiza o Brasil em cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, cobrindo um total de 8.510.345,538 km². Esta diversidade é fruto da interação de múltiplos elementos, incluindo a mistura étnica e imigração. Para dinamizar o estudo dessas regiões no Ensino Fundamental, foi escolhida a literatura de cordel, especialmente relevante no Nordeste, mas também difundida nas demais regiões do Brasil. O cordel, que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e se estabeleceu no Nordeste no final do século XIX, tem sido utilizado desde a década de 1960 como recurso didático. Essa forma de literatura oferece uma abordagem acessível e envolvente para diversos temas, incluindo atualidades, fenômenos naturais e cultura popular. A metodologia envolveu o uso do cordel "Brasil – Regiões em Cordel" para abordar as características das cinco regiões brasileiras. Na prática, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental foram introduzidos ao tema com resumos, mapas e gráficos. A leitura e declamação do cordel permitiram aos alunos identificarem as características específicas de cada região, como clima, vegetação e culinária, de maneira interativa e cativante. A experiência demonstrou que o cordel, ao tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido, é uma ferramenta eficaz no ensino de geografia. Os alunos expressaram interesse e entusiasmo, confirmando que a integração do cordel com a educação geográfica proporciona um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e envolvente.