NUNES, Camila De Souza. Gestão escolar e a formação docente continuada. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113850>. Acesso em: 25/12/2024 21:15
Este resumo apresenta a importância da Gestão na formação continuada da Equipe docente tendo como objetivo apresentar propostas de formação desenvolvido pela Escola M. Hetelvina Carneiro a partir de 2019 onde através da Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de Formação em serviço dando continuidade através de Emenda impositiva para Formação Docente de nossa Unidade. A partir deste feito iniciou-se um processo contínuo de desenvolvimento profissional aos profissionais em diversas áreas da Educação básica bem como refletir sobre a importância da formação continuada e as práticas diárias dos professores percebendo a importância da formação continuada dos professores da Rede Pública, proporcionando uma visão mais íntima da realidade educacional, bem como do processo ensino-aprendizagem. Mesmo os professores sendo capazes, instruídos e dedicados, muitas vezes, em seu ambiente de trabalho, se sentem impossibilitados em despertar a curiosidade de seus alunos e fazer com que mantenham atenção em suas aulas, ter o controle sobre a turma, tornar as aulas mais interessantes, com propostas inovadoras. Contudo, essas situações descritas podem causar, ao docente, muito desânimo ou a falta de estímulos necessários para planejar devidos conteúdos escolares e, dessa forma, muitos se sentem desmotivados a continuar no desenvolvimento de seu ofício. A possibilidade de olhar fora de seu ambiente e realizar a troca de conhecimento com seus pares ou com profissionais de renome com ações já validadas através de suas pesquisas e aplicações técnicos científicos faz-se que o professor tenha novos olhares em sua prática fazendo um processo de reciclagem. Sempre defendi a ideia de que nós, profissionais da educação, precisamos estar em constante aperfeiçoamento. A cada evento e palestra ou a cada leitura feita, os especialistas deixam sempre muito clara essa necessidade, alertando que para se ter uma educação de qualidade é necessário que o professor, como principal responsável pelo processo educativo, esteja constantemente aprimorando seu conhecimento nos avanços e inovações. Só assim estará suprindo as defasagens de sua formação inicial e aprofundando os seus conhecimentos para melhorar o desenvolvimento da sua prática pedagógica, ultrapassando o senso comum.