RÊGO, Arianne Meneses et al.. O uso de jogos e brincadeiras na educação infantil. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109706>. Acesso em: 25/12/2024 12:46
Nesta pesquisa sobre o uso de jogos e brincadeiras na educação infantil, foi investigado o impacto dessas práticas no desenvolvimento integral das crianças em idade pré-escolar. Com o objetivo de identificar os principais tipos de jogos e brincadeiras utilizados, analisar os benefícios cognitivos, sociais, emocionais e motores proporcionados e examinar as práticas pedagógicas empregadas para sua integração na rotina escolar, o estudo buscou compreender como essas atividades podem contribuir para o desenvolvimento das crianças. A partir de um referencial teórico que destaca a importância do brincar na infância e os benefícios das atividades lúdicas no processo educacional, a metodologia adotada incluiu a pesquisa sobre os tipos de jogos adequados para cada faixa etária, seguida de atividades práticas envolvendo a utilização desses jogos no contexto escolar. Com ênfase na interação social e no aprendizado colaborativo, foram criados espaços de vivência para estimular a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Reflexões sobre as aprendizagens adquiridas durante as brincadeiras foram promovidas, incentivando o pensamento crítico e a construção do conhecimento de forma significativa. A avaliação contínua do processo permitiu observar o engajamento e o progresso das crianças, registrando pontos positivos e desafios enfrentados para aprimorar as práticas pedagógicas. Por meio de um questionário oral, as crianças participantes puderam expressar suas percepções, contribuindo para a coleta de resultados. Assim, a pesquisa visa não apenas compreender o impacto dos jogos e brincadeiras na educação infantil, mas também fornecer insights valiosos para a promoção de uma experiência educativa enriquecedora e divertida para os alunos nessa fase crucial de formação.