Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS MÓVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113359
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6406
    "inscrito_id" => 6091
    "titulo" => "O USO DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS MÓVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Vários estudos indicam que os métodos tradicionais de ensino não são suficientes para desenvolver todas as habilidades e competências que são exigidas dos estudantes. Neste contexto, visamos, através da utilização do método de aprendizagem Process Oriented Guided Inquiry Learning (POGIL), criar um espaço pedagógico centrado nos alunos para construir uma aprendizagem contextualizada e autônoma de Ciências da natureza associada ao uso do Laboratório Didático Móvel de Ciências (LADIMCI), uma vez que existia a necessidade de estimular a utilização desse recurso que foi disponibilizado pela gestão municipal para as unidades escolares. O instrumento utilizado se chama Fichas Científicas e foi apresentado aos professores da rede municipal da educação de Fortaleza durante a formação continuada oferecida pela gestão municipal. O recurso era composto de 5 partes: Contextualização (reportagem ou vídeo sobre o conteúdo a ser estudado), Grupo de 5 componentes (com funções baseadas na aprendizagem colaborativa), Questionamentos (previamente elaborados pelo(a) professor(a), Do abstrato para o concreto (recurso do LADIMCI ) e Referências bibliográficas. Após a apresentação, os docentes produziram novas fichas que contemplavam outras habilidades do Documento Curricular Referencial do Ceará. 78% dos professores avaliaram como ótima a sua participação na formação e 67% afirmaram estar muito satisfeitos com os conteúdos e materiais que foram apresentados no encontro e que pretendiam utilizá-los em suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6091_TB6406_06062024102122.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYLENA MARIA DO NASCIMENTO GARCIA TEOFILO"
    "autor_nome_curto" => "TAYLENA MARIA"
    "autor_email" => "tayceara@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113359
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6406
    "inscrito_id" => 6091
    "titulo" => "O USO DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS MÓVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Vários estudos indicam que os métodos tradicionais de ensino não são suficientes para desenvolver todas as habilidades e competências que são exigidas dos estudantes. Neste contexto, visamos, através da utilização do método de aprendizagem Process Oriented Guided Inquiry Learning (POGIL), criar um espaço pedagógico centrado nos alunos para construir uma aprendizagem contextualizada e autônoma de Ciências da natureza associada ao uso do Laboratório Didático Móvel de Ciências (LADIMCI), uma vez que existia a necessidade de estimular a utilização desse recurso que foi disponibilizado pela gestão municipal para as unidades escolares. O instrumento utilizado se chama Fichas Científicas e foi apresentado aos professores da rede municipal da educação de Fortaleza durante a formação continuada oferecida pela gestão municipal. O recurso era composto de 5 partes: Contextualização (reportagem ou vídeo sobre o conteúdo a ser estudado), Grupo de 5 componentes (com funções baseadas na aprendizagem colaborativa), Questionamentos (previamente elaborados pelo(a) professor(a), Do abstrato para o concreto (recurso do LADIMCI ) e Referências bibliográficas. Após a apresentação, os docentes produziram novas fichas que contemplavam outras habilidades do Documento Curricular Referencial do Ceará. 78% dos professores avaliaram como ótima a sua participação na formação e 67% afirmaram estar muito satisfeitos com os conteúdos e materiais que foram apresentados no encontro e que pretendiam utilizá-los em suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6091_TB6406_06062024102122.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYLENA MARIA DO NASCIMENTO GARCIA TEOFILO"
    "autor_nome_curto" => "TAYLENA MARIA"
    "autor_email" => "tayceara@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Vários estudos indicam que os métodos tradicionais de ensino não são suficientes para desenvolver todas as habilidades e competências que são exigidas dos estudantes. Neste contexto, visamos, através da utilização do método de aprendizagem Process Oriented Guided Inquiry Learning (POGIL), criar um espaço pedagógico centrado nos alunos para construir uma aprendizagem contextualizada e autônoma de Ciências da natureza associada ao uso do Laboratório Didático Móvel de Ciências (LADIMCI), uma vez que existia a necessidade de estimular a utilização desse recurso que foi disponibilizado pela gestão municipal para as unidades escolares. O instrumento utilizado se chama Fichas Científicas e foi apresentado aos professores da rede municipal da educação de Fortaleza durante a formação continuada oferecida pela gestão municipal. O recurso era composto de 5 partes: Contextualização (reportagem ou vídeo sobre o conteúdo a ser estudado), Grupo de 5 componentes (com funções baseadas na aprendizagem colaborativa), Questionamentos (previamente elaborados pelo(a) professor(a), Do abstrato para o concreto (recurso do LADIMCI ) e Referências bibliográficas. Após a apresentação, os docentes produziram novas fichas que contemplavam outras habilidades do Documento Curricular Referencial do Ceará. 78% dos professores avaliaram como ótima a sua participação na formação e 67% afirmaram estar muito satisfeitos com os conteúdos e materiais que foram apresentados no encontro e que pretendiam utilizá-los em suas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.