A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO CAIXAS COLORIDAS: ESTÁGIO DESENVOLVIDO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPINA GRANDE
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1148 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 264 "inscrito_id" => 797 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO CAIXAS COLORIDAS: ESTÁGIO DESENVOLVIDO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "Na perspectiva de compreender a importância, usos e representações do brinquedo em uma turma de Educação Infantil na cidade de Campina Grande, evidenciamos, neste trabalho, a experiência vivenciada no estágio em educação infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, constituído de uma pesquisa e de um momento de intervenção na sala de aula. Considerando os brinquedos e as brincadeiras como instrumentos indispensaveis à prática pedagógica, o trabalho trata da experiência do uso e da análise da utilização do material pedagógico de baixo custo no processo de crescimento psicomotor das crianças, bem como o desenvolvimento lógico-matemático nas mesmas. O referido trabalho tem como embasamento teórico OLIVEIRA(2009), MOYLES (2002), KISHIMOTO (1994, 2001) e BARBOSA (2010). A metodologia utilizada constou de planejamento e execução do plano de trabalho e de entrevistas com as professoras e gestora da creche sobre a importância de se trabalhar a matemática a partir dos brinquedos. Os resultados da pesquisa e das atividades de intervenção apontam para o reconhecimento de que a não existência do brinquedo não inviabiliza a realização de brincadeiras na escola, e o seu uso de forma planejada possibilita na criança um desenvolvimento psicomotor bem como noções lógico-matemáticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "BRINQUEDO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_797.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DE CARVALHO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE DE CARVALHO" "autor_email" => "alynezynha_cg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1148 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 264 "inscrito_id" => 797 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO CAIXAS COLORIDAS: ESTÁGIO DESENVOLVIDO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "Na perspectiva de compreender a importância, usos e representações do brinquedo em uma turma de Educação Infantil na cidade de Campina Grande, evidenciamos, neste trabalho, a experiência vivenciada no estágio em educação infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, constituído de uma pesquisa e de um momento de intervenção na sala de aula. Considerando os brinquedos e as brincadeiras como instrumentos indispensaveis à prática pedagógica, o trabalho trata da experiência do uso e da análise da utilização do material pedagógico de baixo custo no processo de crescimento psicomotor das crianças, bem como o desenvolvimento lógico-matemático nas mesmas. O referido trabalho tem como embasamento teórico OLIVEIRA(2009), MOYLES (2002), KISHIMOTO (1994, 2001) e BARBOSA (2010). A metodologia utilizada constou de planejamento e execução do plano de trabalho e de entrevistas com as professoras e gestora da creche sobre a importância de se trabalhar a matemática a partir dos brinquedos. Os resultados da pesquisa e das atividades de intervenção apontam para o reconhecimento de que a não existência do brinquedo não inviabiliza a realização de brincadeiras na escola, e o seu uso de forma planejada possibilita na criança um desenvolvimento psicomotor bem como noções lógico-matemáticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "BRINQUEDO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_797.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DE CARVALHO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE DE CARVALHO" "autor_email" => "alynezynha_cg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }