Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O AMBIENTE AQUÁTICO COMO MEDIADOR NA INTERAÇÃO SOCIAL DE ALUNOS COM AUTISMO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação social da mente foi uma das marcas apresentadas pelos estudos de Lev Vygotsky, que baseia-se em uma abordagem histórico-cultural humana, fundamentada na participação do outro na constituição do indivíduo em sua relação com o mundo por meio da ação mediadora. Dentre as particularidades apresentadas no Transtorno do espectro autístico, destaca-se o déficit nas relações interpessoais e comunicação, que muito dificultam o processo de aprendizagem de pessoas com autismo. O presente artigo objetiva Identificar os efeitos das atividades aquáticas propostas por um programa de atendimento educacional especializado no processo de interação social de alunos autistas, apresentando o meio líquido como um instrumento de mediação nas relações sociais dos mesmos a partir de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e caráter explicativo, em uma escola pública de ensino especializado localizada no distrito de Icoaraci em Belém do Pará. Portanto, fundamentando-se na análise comparativa entre pesquisas realizadas na área com resultados positivos e a vivencia prática no programa estudado, apresenta-se a prática de atividades físicas no meio líquido e seus benefícios nos aspectos físico social do sujeito, percebendo-se que o ambiente aquático funciona como um mediador na relação interpessoal de alunos com autismo que participam do programa pesquisado.

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