Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS DO USO EXCESSIVO DE CELULAR EM SALA DE AULA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112745
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5511
    "inscrito_id" => 14724
    "titulo" => "IMPACTOS DO USO EXCESSIVO DE CELULAR EM SALA DE AULA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "É fato que a tecnologia digital está totalmente integrada ao processo educativo. Motivo de reflexões nem sempre favoráveis entre educadores, o uso de celulares na sala de aula vem gerando preocupações entre especialistas, como o sociólogo Zygmunt Bauman, ou seja, o que estava restrito ao âmbito da educação já é alvo de análise de vários especialistas em diversas áreas de conhecimento, principalmente em relação à formação integral de jovens. Nesse sentido, desenvolveu- se um projeto interdisciplinar de Matemática e Língua portuguesa, com o objetivo de aprofundar percepções e reflexões sobre esse fazer educativo, cujo exercício passou a ser um desafio que transborda na seguinte questão: o uso excessivo de celulares na sala de aula está cumprindo o seu papel educativo? Em sua primeira fase, propôs-se aos alunos do Ensino médio do Polo Educacional SESC a aplicação de conceitos de estatística e probabilidade em situações reais. O trabalho foi concebido para fomentar a autonomia e a colaboração entre os estudantes, que foram organizados em grupos para coletar, analisar e comunicar dados por meio de relatórios e gráficos estatísticos. Assim, a pesquisa iniciou-se a partir do tema: O uso de celulares em sala de aula. Construiu-se um formulário com perguntas que foram respondidas por 405 alunos, correspondendo aproximadamente a 80% do corpo discente. Após coleta e análise dos dados, deu-se a elaboração de relatórios de impressões e geração de gráficos estatísticos. Uma vez concluída essa primeira etapa, os gráficos foram submetidos à apreciação dos alunos, na disciplina de Aprofundamento em Língua Portuguesa. O objetivo foi desenvolver as habilidades de leitura de dados e gráficos estatísticos, aprofundar criticamente o tema em estudo e construir repertório necessário às várias demandas de produção textual, principalmente com foco na argumentação. Para o aprofundamento dessa leitura, utilizaram-se vários autores, a fim de buscar novas perspectivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14724_TB5511_27102024224315.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CATARINA TINOCO DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "CATARINA"
    "autor_email" => "catpaula8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112745
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5511
    "inscrito_id" => 14724
    "titulo" => "IMPACTOS DO USO EXCESSIVO DE CELULAR EM SALA DE AULA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "É fato que a tecnologia digital está totalmente integrada ao processo educativo. Motivo de reflexões nem sempre favoráveis entre educadores, o uso de celulares na sala de aula vem gerando preocupações entre especialistas, como o sociólogo Zygmunt Bauman, ou seja, o que estava restrito ao âmbito da educação já é alvo de análise de vários especialistas em diversas áreas de conhecimento, principalmente em relação à formação integral de jovens. Nesse sentido, desenvolveu- se um projeto interdisciplinar de Matemática e Língua portuguesa, com o objetivo de aprofundar percepções e reflexões sobre esse fazer educativo, cujo exercício passou a ser um desafio que transborda na seguinte questão: o uso excessivo de celulares na sala de aula está cumprindo o seu papel educativo? Em sua primeira fase, propôs-se aos alunos do Ensino médio do Polo Educacional SESC a aplicação de conceitos de estatística e probabilidade em situações reais. O trabalho foi concebido para fomentar a autonomia e a colaboração entre os estudantes, que foram organizados em grupos para coletar, analisar e comunicar dados por meio de relatórios e gráficos estatísticos. Assim, a pesquisa iniciou-se a partir do tema: O uso de celulares em sala de aula. Construiu-se um formulário com perguntas que foram respondidas por 405 alunos, correspondendo aproximadamente a 80% do corpo discente. Após coleta e análise dos dados, deu-se a elaboração de relatórios de impressões e geração de gráficos estatísticos. Uma vez concluída essa primeira etapa, os gráficos foram submetidos à apreciação dos alunos, na disciplina de Aprofundamento em Língua Portuguesa. O objetivo foi desenvolver as habilidades de leitura de dados e gráficos estatísticos, aprofundar criticamente o tema em estudo e construir repertório necessário às várias demandas de produção textual, principalmente com foco na argumentação. Para o aprofundamento dessa leitura, utilizaram-se vários autores, a fim de buscar novas perspectivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14724_TB5511_27102024224315.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CATARINA TINOCO DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "CATARINA"
    "autor_email" => "catpaula8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

É fato que a tecnologia digital está totalmente integrada ao processo educativo. Motivo de reflexões nem sempre favoráveis entre educadores, o uso de celulares na sala de aula vem gerando preocupações entre especialistas, como o sociólogo Zygmunt Bauman, ou seja, o que estava restrito ao âmbito da educação já é alvo de análise de vários especialistas em diversas áreas de conhecimento, principalmente em relação à formação integral de jovens. Nesse sentido, desenvolveu- se um projeto interdisciplinar de Matemática e Língua portuguesa, com o objetivo de aprofundar percepções e reflexões sobre esse fazer educativo, cujo exercício passou a ser um desafio que transborda na seguinte questão: o uso excessivo de celulares na sala de aula está cumprindo o seu papel educativo? Em sua primeira fase, propôs-se aos alunos do Ensino médio do Polo Educacional SESC a aplicação de conceitos de estatística e probabilidade em situações reais. O trabalho foi concebido para fomentar a autonomia e a colaboração entre os estudantes, que foram organizados em grupos para coletar, analisar e comunicar dados por meio de relatórios e gráficos estatísticos. Assim, a pesquisa iniciou-se a partir do tema: O uso de celulares em sala de aula. Construiu-se um formulário com perguntas que foram respondidas por 405 alunos, correspondendo aproximadamente a 80% do corpo discente. Após coleta e análise dos dados, deu-se a elaboração de relatórios de impressões e geração de gráficos estatísticos. Uma vez concluída essa primeira etapa, os gráficos foram submetidos à apreciação dos alunos, na disciplina de Aprofundamento em Língua Portuguesa. O objetivo foi desenvolver as habilidades de leitura de dados e gráficos estatísticos, aprofundar criticamente o tema em estudo e construir repertório necessário às várias demandas de produção textual, principalmente com foco na argumentação. Para o aprofundamento dessa leitura, utilizaram-se vários autores, a fim de buscar novas perspectivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.