Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO CIENTÍFICO E AQUECIMENTO GLOBAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ANOS 2015-2023

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114920
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8638
    "inscrito_id" => 20385
    "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO E AQUECIMENTO GLOBAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ANOS 2015-2023"
    "resumo" => "O presente estudo investiga o Letramento Científico a partir do tema Aquecimento Global. Foi desenvolvido como objetivo principal de analisar os trabalhos que articulam aquecimento global e letramento científico, tendo em vista à importância de se abordar as temáticas por, favorecer a formação de cidadãos críticos com condições de intervir com propriedade na sociedade, a partir de conhecimentos científicos e, possibilitar o trabalho interdisciplinar, como por exemplo, com Geografia, Ciências, Química e Física. Para tanto, foi necessário: 1. Identificar os trabalhos que articulam letramento científico e aquecimento global nas últimas quatro edições do EPEA e; 2. Compreender de que forma o letramento científico vem sendo desenvolvido a partir da temática “aquecimento global”. Realizou-se uma busca sistemática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA, os últimos 8 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, definimos os seguintes termos: “aquecimento global” e “letramento científico” como Strings de busca. Diante disso, verificou-se apenas um trabalho abordando o tema “aquecimento global” não identificamos nenhum trabalho abordando o “letramento científico” conectando o e o “letramento científico” e “aquecimento global”. O que único trabalho encontrado, versou sobre a produção de professores de um cartaz voltado para alunos. Identificou que os professores pesquisados focaram basicamente na necessidade de redução do consumo de insumos, combustíveis, energia, água e também na problemática do lixo e na importância da preservação da vegetação e do plantio de árvores, afirmando ser essencial discutir o cartaz com cada uma das turmas da escola de modo a inserir os aspectos socioeconômicos e políticos envolvidos. Os resultados sinalizam para a necessidade de uma ampliação das buscas para outros eventos (anais), Google Acadêmico, Scielo, base de dados Scopus e no Banco de Teses e Dissertações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20385_TB8638_26102024191204.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEIDSON DE OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GLEIDSON"
    "autor_email" => "gleidson2013souza@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114920
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8638
    "inscrito_id" => 20385
    "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO E AQUECIMENTO GLOBAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ANOS 2015-2023"
    "resumo" => "O presente estudo investiga o Letramento Científico a partir do tema Aquecimento Global. Foi desenvolvido como objetivo principal de analisar os trabalhos que articulam aquecimento global e letramento científico, tendo em vista à importância de se abordar as temáticas por, favorecer a formação de cidadãos críticos com condições de intervir com propriedade na sociedade, a partir de conhecimentos científicos e, possibilitar o trabalho interdisciplinar, como por exemplo, com Geografia, Ciências, Química e Física. Para tanto, foi necessário: 1. Identificar os trabalhos que articulam letramento científico e aquecimento global nas últimas quatro edições do EPEA e; 2. Compreender de que forma o letramento científico vem sendo desenvolvido a partir da temática “aquecimento global”. Realizou-se uma busca sistemática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA, os últimos 8 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, definimos os seguintes termos: “aquecimento global” e “letramento científico” como Strings de busca. Diante disso, verificou-se apenas um trabalho abordando o tema “aquecimento global” não identificamos nenhum trabalho abordando o “letramento científico” conectando o e o “letramento científico” e “aquecimento global”. O que único trabalho encontrado, versou sobre a produção de professores de um cartaz voltado para alunos. Identificou que os professores pesquisados focaram basicamente na necessidade de redução do consumo de insumos, combustíveis, energia, água e também na problemática do lixo e na importância da preservação da vegetação e do plantio de árvores, afirmando ser essencial discutir o cartaz com cada uma das turmas da escola de modo a inserir os aspectos socioeconômicos e políticos envolvidos. Os resultados sinalizam para a necessidade de uma ampliação das buscas para outros eventos (anais), Google Acadêmico, Scielo, base de dados Scopus e no Banco de Teses e Dissertações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20385_TB8638_26102024191204.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEIDSON DE OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GLEIDSON"
    "autor_email" => "gleidson2013souza@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo investiga o Letramento Científico a partir do tema Aquecimento Global. Foi desenvolvido como objetivo principal de analisar os trabalhos que articulam aquecimento global e letramento científico, tendo em vista à importância de se abordar as temáticas por, favorecer a formação de cidadãos críticos com condições de intervir com propriedade na sociedade, a partir de conhecimentos científicos e, possibilitar o trabalho interdisciplinar, como por exemplo, com Geografia, Ciências, Química e Física. Para tanto, foi necessário: 1. Identificar os trabalhos que articulam letramento científico e aquecimento global nas últimas quatro edições do EPEA e; 2. Compreender de que forma o letramento científico vem sendo desenvolvido a partir da temática “aquecimento global”. Realizou-se uma busca sistemática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA, os últimos 8 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, definimos os seguintes termos: “aquecimento global” e “letramento científico” como Strings de busca. Diante disso, verificou-se apenas um trabalho abordando o tema “aquecimento global” não identificamos nenhum trabalho abordando o “letramento científico” conectando o e o “letramento científico” e “aquecimento global”. O que único trabalho encontrado, versou sobre a produção de professores de um cartaz voltado para alunos. Identificou que os professores pesquisados focaram basicamente na necessidade de redução do consumo de insumos, combustíveis, energia, água e também na problemática do lixo e na importância da preservação da vegetação e do plantio de árvores, afirmando ser essencial discutir o cartaz com cada uma das turmas da escola de modo a inserir os aspectos socioeconômicos e políticos envolvidos. Os resultados sinalizam para a necessidade de uma ampliação das buscas para outros eventos (anais), Google Acadêmico, Scielo, base de dados Scopus e no Banco de Teses e Dissertações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.