Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ESTUDO DAS SITUÇÕES DE VOLUME COMO GRANDEZA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Palavra-chaves: GRANDEZAS E MEDIDAS, VOLUME, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Comunicação Científica (CC) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1264
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "ESTUDO DAS SITUÇÕES DE VOLUME COMO GRANDEZA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "Neste trabalho, de natureza teórica, apresentamos um estudo sobre o conceito de volume sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores, tendo como objetivo analisar tipologias de situações que dão sentido a volume.  Adotamos como hipótese didática que volume deve ser considerado como grandeza. Tal hipótese é herdada das pesquisas de Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian sobre área de figuras planas.  Foram elaboradas tipologias de situações que dão sentido ao conceito de volume, tomando como exemplo a situação de medida. Dentre os resultados, para a compreensão de volume como grandeza, observou-se a necessidade de se trabalhar os diversos tipos de situações, bem como o uso de representações variadas como a gráfica, as vistas planas e o nome do sólido em linguagem materna."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "GRANDEZAS E MEDIDAS, VOLUME, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO BERNARDO DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO MORAIS"
    "autor_email" => "leonardob.morais@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1264
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "ESTUDO DAS SITUÇÕES DE VOLUME COMO GRANDEZA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "Neste trabalho, de natureza teórica, apresentamos um estudo sobre o conceito de volume sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores, tendo como objetivo analisar tipologias de situações que dão sentido a volume.  Adotamos como hipótese didática que volume deve ser considerado como grandeza. Tal hipótese é herdada das pesquisas de Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian sobre área de figuras planas.  Foram elaboradas tipologias de situações que dão sentido ao conceito de volume, tomando como exemplo a situação de medida. Dentre os resultados, para a compreensão de volume como grandeza, observou-se a necessidade de se trabalhar os diversos tipos de situações, bem como o uso de representações variadas como a gráfica, as vistas planas e o nome do sólido em linguagem materna."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "GRANDEZAS E MEDIDAS, VOLUME, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO BERNARDO DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO MORAIS"
    "autor_email" => "leonardob.morais@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

Neste trabalho, de natureza teórica, apresentamos um estudo sobre o conceito de volume sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores, tendo como objetivo analisar tipologias de situações que dão sentido a volume. Adotamos como hipótese didática que volume deve ser considerado como grandeza. Tal hipótese é herdada das pesquisas de Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian sobre área de figuras planas. Foram elaboradas tipologias de situações que dão sentido ao conceito de volume, tomando como exemplo a situação de medida. Dentre os resultados, para a compreensão de volume como grandeza, observou-se a necessidade de se trabalhar os diversos tipos de situações, bem como o uso de representações variadas como a gráfica, as vistas planas e o nome do sólido em linguagem materna.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.