Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PANORAMA GERAL SOBRE A EQUIDADE EDUCACIONAL EM PLANOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DOS ESTADOS DO NORDESTE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113759
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6976
    "inscrito_id" => 17714
    "titulo" => "PANORAMA GERAL SOBRE A EQUIDADE EDUCACIONAL EM PLANOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DOS ESTADOS DO NORDESTE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo trata acerca de temáticas relacionadas às políticas governamentais brasileiras com o foco direcionado para a educação básica. Nesse sentido, justifica-se pela relevância acadêmico-científica de refletir sobre os contextos envolvidos nesses processos. Teve como objetivo identificar nos Planos Estaduais e Municipais de Educação dos Estados do Nordeste brasileiro e suas respectivas capitais, aspectos que denotam atenção a priori, dos gestores públicos e demais envolvidos na elaboração desses planos, com a equidade educacional por meio de questões interseccionais. Em relação ao método, trata-se de uma pesquisa documental. Teve como objeto de análise os Planos Estaduais e Municipais de Educação dos Estados do Nordeste brasileiro e suas respectivas capitais. Os resultados apontam que o termo Equidade não é apresentado conceitualmente nem há preocupação em qualificá-lo, fornecendo alguma explicação para determinado uso específico. Quanto aos usos dos outros termos investigados -deficiência, indígenas, etnia, gênero, pobres/pobreza e quilombola - portanto, acabam funcionando como uma qualificação ou explicação necessária para uma compreensão mais precisa do que se quer dizer com equidade. Sugere-se a ampliação da análise verificando se o cenário favorável ao fortalecimento das interseccionalidades como objeto de atenção na formulação desta política pública na área da educação se confirma nos resultados de sua execução pelos gestores estaduais e municipais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17714_TB6976_10062024182125.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALCIMAR ENÉAS ROCHA TRANCOSO"
    "autor_nome_curto" => "ALCIMAR"
    "autor_email" => "alcimar.trancoso@nees.ufal.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113759
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6976
    "inscrito_id" => 17714
    "titulo" => "PANORAMA GERAL SOBRE A EQUIDADE EDUCACIONAL EM PLANOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DOS ESTADOS DO NORDESTE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo trata acerca de temáticas relacionadas às políticas governamentais brasileiras com o foco direcionado para a educação básica. Nesse sentido, justifica-se pela relevância acadêmico-científica de refletir sobre os contextos envolvidos nesses processos. Teve como objetivo identificar nos Planos Estaduais e Municipais de Educação dos Estados do Nordeste brasileiro e suas respectivas capitais, aspectos que denotam atenção a priori, dos gestores públicos e demais envolvidos na elaboração desses planos, com a equidade educacional por meio de questões interseccionais. Em relação ao método, trata-se de uma pesquisa documental. Teve como objeto de análise os Planos Estaduais e Municipais de Educação dos Estados do Nordeste brasileiro e suas respectivas capitais. Os resultados apontam que o termo Equidade não é apresentado conceitualmente nem há preocupação em qualificá-lo, fornecendo alguma explicação para determinado uso específico. Quanto aos usos dos outros termos investigados -deficiência, indígenas, etnia, gênero, pobres/pobreza e quilombola - portanto, acabam funcionando como uma qualificação ou explicação necessária para uma compreensão mais precisa do que se quer dizer com equidade. Sugere-se a ampliação da análise verificando se o cenário favorável ao fortalecimento das interseccionalidades como objeto de atenção na formulação desta política pública na área da educação se confirma nos resultados de sua execução pelos gestores estaduais e municipais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17714_TB6976_10062024182125.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALCIMAR ENÉAS ROCHA TRANCOSO"
    "autor_nome_curto" => "ALCIMAR"
    "autor_email" => "alcimar.trancoso@nees.ufal.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo trata acerca de temáticas relacionadas às políticas governamentais brasileiras com o foco direcionado para a educação básica. Nesse sentido, justifica-se pela relevância acadêmico-científica de refletir sobre os contextos envolvidos nesses processos. Teve como objetivo identificar nos Planos Estaduais e Municipais de Educação dos Estados do Nordeste brasileiro e suas respectivas capitais, aspectos que denotam atenção a priori, dos gestores públicos e demais envolvidos na elaboração desses planos, com a equidade educacional por meio de questões interseccionais. Em relação ao método, trata-se de uma pesquisa documental. Teve como objeto de análise os Planos Estaduais e Municipais de Educação dos Estados do Nordeste brasileiro e suas respectivas capitais. Os resultados apontam que o termo Equidade não é apresentado conceitualmente nem há preocupação em qualificá-lo, fornecendo alguma explicação para determinado uso específico. Quanto aos usos dos outros termos investigados -deficiência, indígenas, etnia, gênero, pobres/pobreza e quilombola - portanto, acabam funcionando como uma qualificação ou explicação necessária para uma compreensão mais precisa do que se quer dizer com equidade. Sugere-se a ampliação da análise verificando se o cenário favorável ao fortalecimento das interseccionalidades como objeto de atenção na formulação desta política pública na área da educação se confirma nos resultados de sua execução pelos gestores estaduais e municipais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.