Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM UM COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111986
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4433
    "inscrito_id" => 13800
    "titulo" => "A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM UM COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O estudo analisa a contribuição das Metodologias Ativas (MA) sob a perspectiva dos alunos em um componente curricular do Ensino Superior. As MA destacam-se como uma abordagem de ensino e buscam promover a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, estabelecendo atividades práticas, colaborativas e reflexivas. O componente curricular adotou a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Narrativas por meio de um site [omitido], que descrevia a jornada de uma personagem em diversos reinos. Ao final de cada reino, os estudantes desenvolviam uma mídia digital, usando elementos teóricos estudados no componente, e respondiam a uma autoavaliação. Por meio de um estudo de caso e de uma abordagem qualitativa, foi possível analisar a perspectiva dos estudantes, indagados acerca da contribuição das atividades realizadas em suas aprendizagens e formação profissional. Os resultados revelaram que os alunos perceberam a importância de buscar conhecimentos teórico-práticos para a produção das mídias digitais. Destaca-se a criação de grupos de trabalhos que interagiram entre si, engajando-se na organização de funções específicas dentro das equipes. Os estudantes relataram, ainda, uma mudança positiva em sua postura em relação ao aprendizado, tornando-se mais autônomos para a resolução de problemas. A interação entre os colegas e com o professor também foi ressaltada como um fator instigante, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativo, assim como para as experiências profissionais. No entanto, desafios também foram identificados, como a necessidade de maior preparação e organização para superar resistências iniciais às metodologias adotadas. Conclui-se que as MA ofereceram aos estudantes integração em atividades participativas, proporcionando uma experiência de ensino enriquecedora e estimulante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13800_TB4433_25102024213737.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN LACERDA CARVALHO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "Ellen Lacerda"
    "autor_email" => "ellen.lcb7@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111986
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4433
    "inscrito_id" => 13800
    "titulo" => "A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM UM COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O estudo analisa a contribuição das Metodologias Ativas (MA) sob a perspectiva dos alunos em um componente curricular do Ensino Superior. As MA destacam-se como uma abordagem de ensino e buscam promover a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, estabelecendo atividades práticas, colaborativas e reflexivas. O componente curricular adotou a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Narrativas por meio de um site [omitido], que descrevia a jornada de uma personagem em diversos reinos. Ao final de cada reino, os estudantes desenvolviam uma mídia digital, usando elementos teóricos estudados no componente, e respondiam a uma autoavaliação. Por meio de um estudo de caso e de uma abordagem qualitativa, foi possível analisar a perspectiva dos estudantes, indagados acerca da contribuição das atividades realizadas em suas aprendizagens e formação profissional. Os resultados revelaram que os alunos perceberam a importância de buscar conhecimentos teórico-práticos para a produção das mídias digitais. Destaca-se a criação de grupos de trabalhos que interagiram entre si, engajando-se na organização de funções específicas dentro das equipes. Os estudantes relataram, ainda, uma mudança positiva em sua postura em relação ao aprendizado, tornando-se mais autônomos para a resolução de problemas. A interação entre os colegas e com o professor também foi ressaltada como um fator instigante, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativo, assim como para as experiências profissionais. No entanto, desafios também foram identificados, como a necessidade de maior preparação e organização para superar resistências iniciais às metodologias adotadas. Conclui-se que as MA ofereceram aos estudantes integração em atividades participativas, proporcionando uma experiência de ensino enriquecedora e estimulante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13800_TB4433_25102024213737.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN LACERDA CARVALHO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "Ellen Lacerda"
    "autor_email" => "ellen.lcb7@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estudo analisa a contribuição das Metodologias Ativas (MA) sob a perspectiva dos alunos em um componente curricular do Ensino Superior. As MA destacam-se como uma abordagem de ensino e buscam promover a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, estabelecendo atividades práticas, colaborativas e reflexivas. O componente curricular adotou a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Narrativas por meio de um site [omitido], que descrevia a jornada de uma personagem em diversos reinos. Ao final de cada reino, os estudantes desenvolviam uma mídia digital, usando elementos teóricos estudados no componente, e respondiam a uma autoavaliação. Por meio de um estudo de caso e de uma abordagem qualitativa, foi possível analisar a perspectiva dos estudantes, indagados acerca da contribuição das atividades realizadas em suas aprendizagens e formação profissional. Os resultados revelaram que os alunos perceberam a importância de buscar conhecimentos teórico-práticos para a produção das mídias digitais. Destaca-se a criação de grupos de trabalhos que interagiram entre si, engajando-se na organização de funções específicas dentro das equipes. Os estudantes relataram, ainda, uma mudança positiva em sua postura em relação ao aprendizado, tornando-se mais autônomos para a resolução de problemas. A interação entre os colegas e com o professor também foi ressaltada como um fator instigante, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativo, assim como para as experiências profissionais. No entanto, desafios também foram identificados, como a necessidade de maior preparação e organização para superar resistências iniciais às metodologias adotadas. Conclui-se que as MA ofereceram aos estudantes integração em atividades participativas, proporcionando uma experiência de ensino enriquecedora e estimulante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.