Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS POLINIZADORES: UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112446
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5083
    "inscrito_id" => 14071
    "titulo" => "EXPLORANDO A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS POLINIZADORES: UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A polinização é o processo pelo qual os grãos de pólen são transferidos das anteras de uma flor para o estigma da mesma flor ou de outra flor da mesma espécie. Este processo desempenha um papel crucial na reprodução e na manutenção da diversidade das espécies de plantas, além de ser essencial para aumentar a produtividade das culturas agrícolas, fornecendo alimentos tanto para humanos como para animais. Os principais agentes polinizadores são os insetos, incluindo borboletas, mariposas, besouros, moscas, vespas, formigas e, especialmente, as abelhas, responsáveis pela manutenção da base da cadeia alimentar nos ecossistemas silvestres. No entanto, estudos indicam que os polinizadores estão em declínio devido às diversas ameaças provocadas pelas atividades humanas na natureza. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho foi promover a conscientização ambiental entre os alunos de uma escola estadual da Paraíba, destacando a importância de preservar esses animais dada a sua relevância vital. Para isso, adotou-se uma abordagem pedagógica que combina aulas expositivas dialogadas com o uso de metodologia ativa, como um jogo de perguntas e respostas, com o intuito de tornar as aulas mais divertidas, dinâmicas e envolventes. Os resultados obtidos demonstraram uma maior receptividade e compreensão por parte dos alunos do terceiro ano, possivelmente devido ao prévio contato com conteúdos de botânica e ecologia. Além disso, a aplicação da metodologia ativa provou ser eficaz, o que foi evidenciado por uma maior participação e engajamento dos estudantes durante as aulas. Nesse sentido, destaca-se a relevância da conscientização ambiental no contexto da preservação dos polinizadores, enfatizando a importância de estratégias educativas que incentivem a reflexão e a ação em prol da sustentabilidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14071_TB5083_20102024175159.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARISSE SUCUPIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "CLARISSE"
    "autor_email" => "clarissesucupiranascimento@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112446
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5083
    "inscrito_id" => 14071
    "titulo" => "EXPLORANDO A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS POLINIZADORES: UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A polinização é o processo pelo qual os grãos de pólen são transferidos das anteras de uma flor para o estigma da mesma flor ou de outra flor da mesma espécie. Este processo desempenha um papel crucial na reprodução e na manutenção da diversidade das espécies de plantas, além de ser essencial para aumentar a produtividade das culturas agrícolas, fornecendo alimentos tanto para humanos como para animais. Os principais agentes polinizadores são os insetos, incluindo borboletas, mariposas, besouros, moscas, vespas, formigas e, especialmente, as abelhas, responsáveis pela manutenção da base da cadeia alimentar nos ecossistemas silvestres. No entanto, estudos indicam que os polinizadores estão em declínio devido às diversas ameaças provocadas pelas atividades humanas na natureza. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho foi promover a conscientização ambiental entre os alunos de uma escola estadual da Paraíba, destacando a importância de preservar esses animais dada a sua relevância vital. Para isso, adotou-se uma abordagem pedagógica que combina aulas expositivas dialogadas com o uso de metodologia ativa, como um jogo de perguntas e respostas, com o intuito de tornar as aulas mais divertidas, dinâmicas e envolventes. Os resultados obtidos demonstraram uma maior receptividade e compreensão por parte dos alunos do terceiro ano, possivelmente devido ao prévio contato com conteúdos de botânica e ecologia. Além disso, a aplicação da metodologia ativa provou ser eficaz, o que foi evidenciado por uma maior participação e engajamento dos estudantes durante as aulas. Nesse sentido, destaca-se a relevância da conscientização ambiental no contexto da preservação dos polinizadores, enfatizando a importância de estratégias educativas que incentivem a reflexão e a ação em prol da sustentabilidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14071_TB5083_20102024175159.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARISSE SUCUPIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "CLARISSE"
    "autor_email" => "clarissesucupiranascimento@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A polinização é o processo pelo qual os grãos de pólen são transferidos das anteras de uma flor para o estigma da mesma flor ou de outra flor da mesma espécie. Este processo desempenha um papel crucial na reprodução e na manutenção da diversidade das espécies de plantas, além de ser essencial para aumentar a produtividade das culturas agrícolas, fornecendo alimentos tanto para humanos como para animais. Os principais agentes polinizadores são os insetos, incluindo borboletas, mariposas, besouros, moscas, vespas, formigas e, especialmente, as abelhas, responsáveis pela manutenção da base da cadeia alimentar nos ecossistemas silvestres. No entanto, estudos indicam que os polinizadores estão em declínio devido às diversas ameaças provocadas pelas atividades humanas na natureza. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho foi promover a conscientização ambiental entre os alunos de uma escola estadual da Paraíba, destacando a importância de preservar esses animais dada a sua relevância vital. Para isso, adotou-se uma abordagem pedagógica que combina aulas expositivas dialogadas com o uso de metodologia ativa, como um jogo de perguntas e respostas, com o intuito de tornar as aulas mais divertidas, dinâmicas e envolventes. Os resultados obtidos demonstraram uma maior receptividade e compreensão por parte dos alunos do terceiro ano, possivelmente devido ao prévio contato com conteúdos de botânica e ecologia. Além disso, a aplicação da metodologia ativa provou ser eficaz, o que foi evidenciado por uma maior participação e engajamento dos estudantes durante as aulas. Nesse sentido, destaca-se a relevância da conscientização ambiental no contexto da preservação dos polinizadores, enfatizando a importância de estratégias educativas que incentivem a reflexão e a ação em prol da sustentabilidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.