Pensar a alfabetização como um período formativo onde se faz necessário o desenvolvimento de habilidades de oralidade, leitura e escrita, exige do professor alfabetizador a busca constante por envolver os educandos em vivências de aprendizagens significativas. Partindo desse entendimento, é importante desenvolver atividades onde o aluno possa ter o contato com o texto e gêneros textuais diversos para que a alfabetização seja desenvolvida de maneira sólida e construtiva. Pensando na necessidade em desenvolver tais habilidades, embasadas nas concepções apresentadas por Kleiman (2005) e Soares (2021) surgiu a presente proposta, com intuito de promover o desenvolvimento de habilidades de usos sociais de oralidade, leitura e escrita. É, portanto, a partir do exposto, que esta proposição está estruturada, como forma de promover o desenvolvimento da alfabetização por meio da aplicação de atividades sequenciadas que buscaram promover o desenvolvimento da leitura, oralidade e escrita a partir do gênero memórias. Este trabalho apresenta a experiência vivenciada em uma turma do 3º ano dos anos iniciais, onde a oralidade e escrita se cruzaram para tornar viva a memória dos alunos que puderam vivenciar aprendizagens prazerosas e significativas.