Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TELEVISÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: NARRATIVA HISTÓRICA DA IMPLANTAÇÃO DO TELENSINO NO ESTADO DO CEARÁ NA DÉCADA DE 1970.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112591
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5284
    "inscrito_id" => 13571
    "titulo" => "A TELEVISÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: NARRATIVA HISTÓRICA DA IMPLANTAÇÃO DO TELENSINO NO ESTADO DO CEARÁ NA DÉCADA DE 1970."
    "resumo" => "A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas para o setor da educação nessa primeira década do século XXI, sobretudo pelo uso de recursos digitais e o aumento do oferecimento de aulas online. No entanto, ainda no ano de 1974, no estado do Ceará, surgiu uma experiência pioneira na oferta de educação a distância com uso da televisão como recurso pedagógico: o sistema de Telensino. Consistia em um processo de educação remota concebida e estruturada como alternativa a carência de professores e materiais para atender as exigências de oferta das séries terminais do antigo 1° grau (6° a 9° anos do atual Ensino Fundamental), feitas pela Lei 5692/71. Essa experiência, com uso da televisão como recurso pedagógico e a estrutura de apoio no âmbito escolar, inspirou a Fundação Roberto Marinho a criar o projeto Telecurso, na década de 1980. Este trabalho, portanto, tem como objetivo apresentar uma narrativa histórica do pioneirismo do Sistema de Telensino no Estado do Ceará na década de 1970, destacando os caminhos pedagógicos na implantação de tal sistema e contribuindo, assim, para preservação da história e da memória da educação brasileira no período citado. Trata-se de uma pesquisa de natureza historiográfica com análise documental de artigos científicos, dissertações, vídeos e matérias jornalísticas. Diante da análise dos documentos, pode ser observado que o Telensino alcançou um público muito maior do se propôs inicialmente, levando a educação aos municípios cearenses mais distantes e localidades de difícil acesso, suprindo, assim, a carência de professores habilitados. Porém, de acordo com os resultados encontrados na pesquisa, a sua utilização provocou também prejuízos para muitos dos professores, uma vez que houve a troca do professor pelo aparelho de televisão, tornando a atividade docente, em muitas ocasiões, uma mera operação da máquina e trazendo como consequência a perda da identidade desse profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13571_TB5284_06082024203333.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO JORGE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO JORGE"
    "autor_email" => "santos.ricardo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112591
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5284
    "inscrito_id" => 13571
    "titulo" => "A TELEVISÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: NARRATIVA HISTÓRICA DA IMPLANTAÇÃO DO TELENSINO NO ESTADO DO CEARÁ NA DÉCADA DE 1970."
    "resumo" => "A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas para o setor da educação nessa primeira década do século XXI, sobretudo pelo uso de recursos digitais e o aumento do oferecimento de aulas online. No entanto, ainda no ano de 1974, no estado do Ceará, surgiu uma experiência pioneira na oferta de educação a distância com uso da televisão como recurso pedagógico: o sistema de Telensino. Consistia em um processo de educação remota concebida e estruturada como alternativa a carência de professores e materiais para atender as exigências de oferta das séries terminais do antigo 1° grau (6° a 9° anos do atual Ensino Fundamental), feitas pela Lei 5692/71. Essa experiência, com uso da televisão como recurso pedagógico e a estrutura de apoio no âmbito escolar, inspirou a Fundação Roberto Marinho a criar o projeto Telecurso, na década de 1980. Este trabalho, portanto, tem como objetivo apresentar uma narrativa histórica do pioneirismo do Sistema de Telensino no Estado do Ceará na década de 1970, destacando os caminhos pedagógicos na implantação de tal sistema e contribuindo, assim, para preservação da história e da memória da educação brasileira no período citado. Trata-se de uma pesquisa de natureza historiográfica com análise documental de artigos científicos, dissertações, vídeos e matérias jornalísticas. Diante da análise dos documentos, pode ser observado que o Telensino alcançou um público muito maior do se propôs inicialmente, levando a educação aos municípios cearenses mais distantes e localidades de difícil acesso, suprindo, assim, a carência de professores habilitados. Porém, de acordo com os resultados encontrados na pesquisa, a sua utilização provocou também prejuízos para muitos dos professores, uma vez que houve a troca do professor pelo aparelho de televisão, tornando a atividade docente, em muitas ocasiões, uma mera operação da máquina e trazendo como consequência a perda da identidade desse profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13571_TB5284_06082024203333.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO JORGE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO JORGE"
    "autor_email" => "santos.ricardo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas para o setor da educação nessa primeira década do século XXI, sobretudo pelo uso de recursos digitais e o aumento do oferecimento de aulas online. No entanto, ainda no ano de 1974, no estado do Ceará, surgiu uma experiência pioneira na oferta de educação a distância com uso da televisão como recurso pedagógico: o sistema de Telensino. Consistia em um processo de educação remota concebida e estruturada como alternativa a carência de professores e materiais para atender as exigências de oferta das séries terminais do antigo 1° grau (6° a 9° anos do atual Ensino Fundamental), feitas pela Lei 5692/71. Essa experiência, com uso da televisão como recurso pedagógico e a estrutura de apoio no âmbito escolar, inspirou a Fundação Roberto Marinho a criar o projeto Telecurso, na década de 1980. Este trabalho, portanto, tem como objetivo apresentar uma narrativa histórica do pioneirismo do Sistema de Telensino no Estado do Ceará na década de 1970, destacando os caminhos pedagógicos na implantação de tal sistema e contribuindo, assim, para preservação da história e da memória da educação brasileira no período citado. Trata-se de uma pesquisa de natureza historiográfica com análise documental de artigos científicos, dissertações, vídeos e matérias jornalísticas. Diante da análise dos documentos, pode ser observado que o Telensino alcançou um público muito maior do se propôs inicialmente, levando a educação aos municípios cearenses mais distantes e localidades de difícil acesso, suprindo, assim, a carência de professores habilitados. Porém, de acordo com os resultados encontrados na pesquisa, a sua utilização provocou também prejuízos para muitos dos professores, uma vez que houve a troca do professor pelo aparelho de televisão, tornando a atividade docente, em muitas ocasiões, uma mera operação da máquina e trazendo como consequência a perda da identidade desse profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.