Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111793
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4164
    "inscrito_id" => 11696
    "titulo" => "A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores. O guia do educador a partir do filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), publicado em 2023, busca apresentar a animação como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia, sendo um recurso alternativo e lúdico para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, trazendo diversas propostas de atividades que auxiliam a assimilação do conteúdo atrelado a apresentação da animação. O presente estudo pretende apresentar a visão do professor sobre o guia do educador elaborado a partir da animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), mostrando a percepção dos alunos e professores diante da(s) atividade(s) escolhida(s), se houveram ou não dificuldades durante a exibição da animação e se a(s) atividade(s) escolhida(s) ajudou(ram) a contextualização sobre as questões ambientais abordadas pelo filme, entre outras questões sobre a utilização de recursos audiovisuais. A pesquisa constituiu-se de forma qualitativa, na qual baseou-se em um questionário semiestruturado direcionado a professores de Ciências e Biologia que estivessem interessados ou que estivessem trabalhando o tema abordado no guia. O questionário foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o Google Forms para sua estruturação. A partir dos dados obtidos acerca das percepções dos voluntários, foram gerados, automaticamente, pelo sistema utilizados, gráficos os quais analisam todas as seções do formulário proposto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11696_TB4164_05052024095547.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS CAMPOS RANGEL"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.cr001@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111793
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4164
    "inscrito_id" => 11696
    "titulo" => "A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores. O guia do educador a partir do filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), publicado em 2023, busca apresentar a animação como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia, sendo um recurso alternativo e lúdico para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, trazendo diversas propostas de atividades que auxiliam a assimilação do conteúdo atrelado a apresentação da animação. O presente estudo pretende apresentar a visão do professor sobre o guia do educador elaborado a partir da animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), mostrando a percepção dos alunos e professores diante da(s) atividade(s) escolhida(s), se houveram ou não dificuldades durante a exibição da animação e se a(s) atividade(s) escolhida(s) ajudou(ram) a contextualização sobre as questões ambientais abordadas pelo filme, entre outras questões sobre a utilização de recursos audiovisuais. A pesquisa constituiu-se de forma qualitativa, na qual baseou-se em um questionário semiestruturado direcionado a professores de Ciências e Biologia que estivessem interessados ou que estivessem trabalhando o tema abordado no guia. O questionário foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o Google Forms para sua estruturação. A partir dos dados obtidos acerca das percepções dos voluntários, foram gerados, automaticamente, pelo sistema utilizados, gráficos os quais analisam todas as seções do formulário proposto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11696_TB4164_05052024095547.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS CAMPOS RANGEL"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.cr001@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores. O guia do educador a partir do filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), publicado em 2023, busca apresentar a animação como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia, sendo um recurso alternativo e lúdico para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, trazendo diversas propostas de atividades que auxiliam a assimilação do conteúdo atrelado a apresentação da animação. O presente estudo pretende apresentar a visão do professor sobre o guia do educador elaborado a partir da animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), mostrando a percepção dos alunos e professores diante da(s) atividade(s) escolhida(s), se houveram ou não dificuldades durante a exibição da animação e se a(s) atividade(s) escolhida(s) ajudou(ram) a contextualização sobre as questões ambientais abordadas pelo filme, entre outras questões sobre a utilização de recursos audiovisuais. A pesquisa constituiu-se de forma qualitativa, na qual baseou-se em um questionário semiestruturado direcionado a professores de Ciências e Biologia que estivessem interessados ou que estivessem trabalhando o tema abordado no guia. O questionário foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o Google Forms para sua estruturação. A partir dos dados obtidos acerca das percepções dos voluntários, foram gerados, automaticamente, pelo sistema utilizados, gráficos os quais analisam todas as seções do formulário proposto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.