Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR PARTICULAR SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112630
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5338
    "inscrito_id" => 9174
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR PARTICULAR SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Esta é a evolução de um estudo iniciado em 2022 com o intuito de captar a percepção dos alunos sobre o uso da Inteligência Artificial na Educação. O estudo, realizado novamente em 2024, dois anos após a primeira pesquisa, revelou uma mudança significativa na familiaridade e aceitação dos alunos em relação ao uso de IA em atividades pedagógicas. Em 2022, a maioria dos alunos expressou resistência e ceticismo, preocupando-se com a precisão dos dados e a falta de soluções definitivas oferecidas pela tecnologia. Preferiam métodos tradicionais de aprendizagem e mostravam dificuldade em adaptar-se às novas tecnologias. No estudo de 2024, os resultados indicaram uma mudança perceptível na atitude dos alunos. A maioria reconheceu os benefícios da IA para agilizar processos de pesquisa e oferecer feedback rápido. A utilização do ChatGPT, por exemplo, tornou-se uma prática comum e bem recebida entre estudantes. Apesar das frustrações iniciais com a qualidade das respostas e a necessidade de perguntas bem formuladas, os alunos passaram a ver a IA como uma ferramenta complementar valiosa. O referencial teórico-metodológico incluiu a observação direta e a aplicação de questionário, que foca na autonomia do aluno e na mediação do professor para a construção do conhecimento. Os principais resultados mostraram que, embora a aceitação da IA tenha aumentado, persistem preocupações éticas e críticas quanto ao seu uso. Os alunos e professores destacaram a necessidade de uma utilização ética e responsável da tecnologia, evitando discriminações e a perpetuação de preconceitos. Conclui-se que a percepção dos alunos sobre a IA evoluiu significativamente, passando de resistência para uma aceitação cautelosa, reconhecendo seus benefícios e desafios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9174_TB5338_23052024180439.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON GABRIEL FREITAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "W. Gabriel"
    "autor_email" => "wgabrieldeoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112630
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5338
    "inscrito_id" => 9174
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR PARTICULAR SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Esta é a evolução de um estudo iniciado em 2022 com o intuito de captar a percepção dos alunos sobre o uso da Inteligência Artificial na Educação. O estudo, realizado novamente em 2024, dois anos após a primeira pesquisa, revelou uma mudança significativa na familiaridade e aceitação dos alunos em relação ao uso de IA em atividades pedagógicas. Em 2022, a maioria dos alunos expressou resistência e ceticismo, preocupando-se com a precisão dos dados e a falta de soluções definitivas oferecidas pela tecnologia. Preferiam métodos tradicionais de aprendizagem e mostravam dificuldade em adaptar-se às novas tecnologias. No estudo de 2024, os resultados indicaram uma mudança perceptível na atitude dos alunos. A maioria reconheceu os benefícios da IA para agilizar processos de pesquisa e oferecer feedback rápido. A utilização do ChatGPT, por exemplo, tornou-se uma prática comum e bem recebida entre estudantes. Apesar das frustrações iniciais com a qualidade das respostas e a necessidade de perguntas bem formuladas, os alunos passaram a ver a IA como uma ferramenta complementar valiosa. O referencial teórico-metodológico incluiu a observação direta e a aplicação de questionário, que foca na autonomia do aluno e na mediação do professor para a construção do conhecimento. Os principais resultados mostraram que, embora a aceitação da IA tenha aumentado, persistem preocupações éticas e críticas quanto ao seu uso. Os alunos e professores destacaram a necessidade de uma utilização ética e responsável da tecnologia, evitando discriminações e a perpetuação de preconceitos. Conclui-se que a percepção dos alunos sobre a IA evoluiu significativamente, passando de resistência para uma aceitação cautelosa, reconhecendo seus benefícios e desafios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9174_TB5338_23052024180439.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON GABRIEL FREITAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "W. Gabriel"
    "autor_email" => "wgabrieldeoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta é a evolução de um estudo iniciado em 2022 com o intuito de captar a percepção dos alunos sobre o uso da Inteligência Artificial na Educação. O estudo, realizado novamente em 2024, dois anos após a primeira pesquisa, revelou uma mudança significativa na familiaridade e aceitação dos alunos em relação ao uso de IA em atividades pedagógicas. Em 2022, a maioria dos alunos expressou resistência e ceticismo, preocupando-se com a precisão dos dados e a falta de soluções definitivas oferecidas pela tecnologia. Preferiam métodos tradicionais de aprendizagem e mostravam dificuldade em adaptar-se às novas tecnologias. No estudo de 2024, os resultados indicaram uma mudança perceptível na atitude dos alunos. A maioria reconheceu os benefícios da IA para agilizar processos de pesquisa e oferecer feedback rápido. A utilização do ChatGPT, por exemplo, tornou-se uma prática comum e bem recebida entre estudantes. Apesar das frustrações iniciais com a qualidade das respostas e a necessidade de perguntas bem formuladas, os alunos passaram a ver a IA como uma ferramenta complementar valiosa. O referencial teórico-metodológico incluiu a observação direta e a aplicação de questionário, que foca na autonomia do aluno e na mediação do professor para a construção do conhecimento. Os principais resultados mostraram que, embora a aceitação da IA tenha aumentado, persistem preocupações éticas e críticas quanto ao seu uso. Os alunos e professores destacaram a necessidade de uma utilização ética e responsável da tecnologia, evitando discriminações e a perpetuação de preconceitos. Conclui-se que a percepção dos alunos sobre a IA evoluiu significativamente, passando de resistência para uma aceitação cautelosa, reconhecendo seus benefícios e desafios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.