O presente trabalho visa refletir sobre as dificuldades de implementação de um trabalho interdisciplinar nos anos iniciais da Educação Básica e propor a Resolução de Situações-problema Interdisciplinares como estratégia para um trabalho neste segmento que estimule o professor se manter em constante movimento pela busca de conhecimento e conduzir um trabalho que possa promover uma aprendizagem integral e significativa. A pesquisa se deu em turmas do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) na disciplina “Matemática: Conteúdos e Métodos II”. Além das turmas do 1º e 2º semestre de 2010, também foram entrevistados 17 professores, através de questionários, da rede pública municipal e privada de São Gonçalo e Niterói, atuantes no 1º segmento do Ensino Fundamental. A pesquisa possibilitou perceber as práticas e refletir sobre como atuar na formação de professores para vislumbrar uma forma de olhar o conhecimento de modo interdisciplinar e contextualizado. As atividades propostas aos alunos do curso de Pedagogia permitiram a autora trabalhar a resolução e elaboração de situações-problema interdisciplinares, envolvendo conteúdos dos diferentes campos de conhecimento e a Matemática. Como produto final foi elaborado um caderno de situações-problema interdisciplinares que foi construído coletivamente no decorrer da pesquisa.
Palavras- chave: Situações-problema, Interdisciplinaridade, Contextualização