A Escrita e o Conhecimento Matemático: interações e potencialidades
"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1112 "edicao_id" => 2 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 386 "titulo" => "A Escrita e o Conhecimento Matemático: interações e potencialidades" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo principal fazer uma analise da relação entre os processos de escrita dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB e sua matematização como estratégias de ensino e aprendizagem da matemática. Escolhemos alguns teóricos que discutem esta problemática como Lins e Gimenez (1997); Aretio (2004, 2006), Powell e Bairral (2006) dentre outros. O estudo pretende atingir três cursos de Licenciatura em Matemática da UFPB no Campus IV, Campus I e EaD (UFPB Virtual). Para alcançarmos os objetivos adotamos como metodologia de trabalho o estudo qualitativo em articulação com os princípios da pesquisa etnográfica. Para aquisição dos dados pretendemos utilizar vários instrumentos como questionário semiestruturado, entrevistas e diário de campo. Os resultados esperados devem apontar para relevância nas interações que ocorrem tanto presencialmente como a distância, mediante a escrita, potencializando-as, nos interlocutores, o processo de ensino e aprendizagem em matemática." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "1bf8c27706063b0eff62264ef54f1369.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEVERINA ANDRÉA DANTAS DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "SEVERINA" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem" "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM" "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática" "edicao_ano" => 2011 "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011" "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png" "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00" "publicacao_id" => 2 "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem" "publicacao_codigo" => "2237-8444" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1112 "edicao_id" => 2 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 386 "titulo" => "A Escrita e o Conhecimento Matemático: interações e potencialidades" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo principal fazer uma analise da relação entre os processos de escrita dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB e sua matematização como estratégias de ensino e aprendizagem da matemática. Escolhemos alguns teóricos que discutem esta problemática como Lins e Gimenez (1997); Aretio (2004, 2006), Powell e Bairral (2006) dentre outros. O estudo pretende atingir três cursos de Licenciatura em Matemática da UFPB no Campus IV, Campus I e EaD (UFPB Virtual). Para alcançarmos os objetivos adotamos como metodologia de trabalho o estudo qualitativo em articulação com os princípios da pesquisa etnográfica. Para aquisição dos dados pretendemos utilizar vários instrumentos como questionário semiestruturado, entrevistas e diário de campo. Os resultados esperados devem apontar para relevância nas interações que ocorrem tanto presencialmente como a distância, mediante a escrita, potencializando-as, nos interlocutores, o processo de ensino e aprendizagem em matemática." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "1bf8c27706063b0eff62264ef54f1369.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEVERINA ANDRÉA DANTAS DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "SEVERINA" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem" "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM" "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática" "edicao_ano" => 2011 "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011" "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png" "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00" "publicacao_id" => 2 "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem" "publicacao_codigo" => "2237-8444" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }