Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

A Escrita e o Conhecimento Matemático: interações e potencialidades

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1112
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 237
    "inscrito_id" => 386
    "titulo" => "A Escrita e o Conhecimento Matemático: interações e potencialidades"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo principal fazer uma analise da relação entre os processos de escrita dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB e sua matematização como estratégias de ensino e aprendizagem da matemática. Escolhemos alguns teóricos que discutem esta problemática como Lins e Gimenez (1997); Aretio (2004, 2006), Powell e Bairral (2006) dentre outros. O estudo pretende atingir três cursos de Licenciatura em Matemática da UFPB no Campus IV, Campus I e EaD (UFPB Virtual). Para alcançarmos os objetivos adotamos como metodologia de trabalho o estudo qualitativo em articulação com os princípios da pesquisa etnográfica. Para aquisição dos dados pretendemos utilizar vários instrumentos como questionário semiestruturado, entrevistas e diário de campo. Os resultados esperados devem apontar para relevância nas interações que ocorrem tanto presencialmente como a distância, mediante a escrita, potencializando-as, nos interlocutores, o processo de ensino e aprendizagem em matemática."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "1bf8c27706063b0eff62264ef54f1369.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINA ANDRÉA DANTAS DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "SEVERINA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1112
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 237
    "inscrito_id" => 386
    "titulo" => "A Escrita e o Conhecimento Matemático: interações e potencialidades"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo principal fazer uma analise da relação entre os processos de escrita dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB e sua matematização como estratégias de ensino e aprendizagem da matemática. Escolhemos alguns teóricos que discutem esta problemática como Lins e Gimenez (1997); Aretio (2004, 2006), Powell e Bairral (2006) dentre outros. O estudo pretende atingir três cursos de Licenciatura em Matemática da UFPB no Campus IV, Campus I e EaD (UFPB Virtual). Para alcançarmos os objetivos adotamos como metodologia de trabalho o estudo qualitativo em articulação com os princípios da pesquisa etnográfica. Para aquisição dos dados pretendemos utilizar vários instrumentos como questionário semiestruturado, entrevistas e diário de campo. Os resultados esperados devem apontar para relevância nas interações que ocorrem tanto presencialmente como a distância, mediante a escrita, potencializando-as, nos interlocutores, o processo de ensino e aprendizagem em matemática."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "1bf8c27706063b0eff62264ef54f1369.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINA ANDRÉA DANTAS DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "SEVERINA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal fazer uma analise da relação entre os processos de escrita dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB e sua matematização como estratégias de ensino e aprendizagem da matemática. Escolhemos alguns teóricos que discutem esta problemática como Lins e Gimenez (1997); Aretio (2004, 2006), Powell e Bairral (2006) dentre outros. O estudo pretende atingir três cursos de Licenciatura em Matemática da UFPB no Campus IV, Campus I e EaD (UFPB Virtual). Para alcançarmos os objetivos adotamos como metodologia de trabalho o estudo qualitativo em articulação com os princípios da pesquisa etnográfica. Para aquisição dos dados pretendemos utilizar vários instrumentos como questionário semiestruturado, entrevistas e diário de campo. Os resultados esperados devem apontar para relevância nas interações que ocorrem tanto presencialmente como a distância, mediante a escrita, potencializando-as, nos interlocutores, o processo de ensino e aprendizagem em matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.