Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAR QUEM EDUCA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111188
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3250
    "inscrito_id" => 10749
    "titulo" => "EDUCAR QUEM EDUCA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo foi investigar a formação continuada dos professores alfabetizadores, analisando como acontece esse processo de formação. A metodologia adotada para este estudo foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, realizada através de consultas a livros e artigos científicos disponíveis nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com artigos, dissertações e teses abordando a temática formação continuada de professores. A formação de professores é motivo de debates e pesquisas no campo educacional abrangendo as formações iniciais e continuada, nesse trabalho abordamos a formação continuada dos professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental; professor este que possui curso de licenciatura em pedagogia e é o responsável por trabalhar todas as disciplinas da estrutura curricular das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Dentre os resultados obtidos elencamos que o profissional precisa estar em constante formação para conseguir desenvolver suas atividades cotidianas, buscando alfabetizar alunos dos mais diversos níveis, usando métodos e metodologias inovadoras. Os textos selecionados apontam que as formações vêm sendo planejadas, estruturadas e desenvolvidas de forma contínua, pois as redes precisam atuar de acordo com a legislação vigente, além de buscarem uma melhoria na qualidade do ensino ofertado e na qualificação dos professores. Com base nas pesquisas evidencia-se que ainda é preciso reflexões e debates, buscando uma formação que articule a teoria com a prática, possibilitando aos professores que dialoguem com seus pares, na busca da ressignificação das suas práticas pedagógicas. Ao longo da pesquisa ficou evidenciado que a formação continuada dos professores está diretamente ligada à melhoria da qualidade do ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10749_TB3250_28102024212043.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANE RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE"
    "autor_email" => "claudianemarau@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111188
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3250
    "inscrito_id" => 10749
    "titulo" => "EDUCAR QUEM EDUCA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo foi investigar a formação continuada dos professores alfabetizadores, analisando como acontece esse processo de formação. A metodologia adotada para este estudo foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, realizada através de consultas a livros e artigos científicos disponíveis nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com artigos, dissertações e teses abordando a temática formação continuada de professores. A formação de professores é motivo de debates e pesquisas no campo educacional abrangendo as formações iniciais e continuada, nesse trabalho abordamos a formação continuada dos professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental; professor este que possui curso de licenciatura em pedagogia e é o responsável por trabalhar todas as disciplinas da estrutura curricular das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Dentre os resultados obtidos elencamos que o profissional precisa estar em constante formação para conseguir desenvolver suas atividades cotidianas, buscando alfabetizar alunos dos mais diversos níveis, usando métodos e metodologias inovadoras. Os textos selecionados apontam que as formações vêm sendo planejadas, estruturadas e desenvolvidas de forma contínua, pois as redes precisam atuar de acordo com a legislação vigente, além de buscarem uma melhoria na qualidade do ensino ofertado e na qualificação dos professores. Com base nas pesquisas evidencia-se que ainda é preciso reflexões e debates, buscando uma formação que articule a teoria com a prática, possibilitando aos professores que dialoguem com seus pares, na busca da ressignificação das suas práticas pedagógicas. Ao longo da pesquisa ficou evidenciado que a formação continuada dos professores está diretamente ligada à melhoria da qualidade do ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10749_TB3250_28102024212043.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANE RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE"
    "autor_email" => "claudianemarau@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a formação continuada dos professores alfabetizadores, analisando como acontece esse processo de formação. A metodologia adotada para este estudo foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, realizada através de consultas a livros e artigos científicos disponíveis nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com artigos, dissertações e teses abordando a temática formação continuada de professores. A formação de professores é motivo de debates e pesquisas no campo educacional abrangendo as formações iniciais e continuada, nesse trabalho abordamos a formação continuada dos professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental; professor este que possui curso de licenciatura em pedagogia e é o responsável por trabalhar todas as disciplinas da estrutura curricular das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Dentre os resultados obtidos elencamos que o profissional precisa estar em constante formação para conseguir desenvolver suas atividades cotidianas, buscando alfabetizar alunos dos mais diversos níveis, usando métodos e metodologias inovadoras. Os textos selecionados apontam que as formações vêm sendo planejadas, estruturadas e desenvolvidas de forma contínua, pois as redes precisam atuar de acordo com a legislação vigente, além de buscarem uma melhoria na qualidade do ensino ofertado e na qualificação dos professores. Com base nas pesquisas evidencia-se que ainda é preciso reflexões e debates, buscando uma formação que articule a teoria com a prática, possibilitando aos professores que dialoguem com seus pares, na busca da ressignificação das suas práticas pedagógicas. Ao longo da pesquisa ficou evidenciado que a formação continuada dos professores está diretamente ligada à melhoria da qualidade do ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.