Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COMERCIALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PEDAGÓGICOS E TERAPÊUTICOS PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112300
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4872
    "inscrito_id" => 13337
    "titulo" => "A COMERCIALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PEDAGÓGICOS E TERAPÊUTICOS PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "O objetivo desta pesquisa foi analisar a comercialização recente de serviços pedagógicos para a educação de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Pensar esta temática se fez necessário, uma vez que é preciso trazer para análise crítica um aspecto diretamente ligado ao universo da educação inclusiva que é formulação de estratégias educativas por agentes não ligados ao chão da escola, o que tem implicações éticas significativas. A oferta desses serviços tem sido apresentada crescentemente, por isso coube questionar o porquê dos mesmos serem tão requisitados partindo de referenciais como Freitas (2018); Bauman (2008); Chul Han (2017). A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo a partir de entrevistas com 19 profissionais do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, entre coordenadores e Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão - PAAIs pertencendo a seis Diretorias Regionais de Ensino por meio de entrevista semiestruturada realizada via Google Meet de maio e agosto de 2021. Assim como 6 professoras das Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs da rede pública municipal de São Paulo, sendo 2 da Zona Sul, 3 da Zona Leste e 1 da Zona Norte a partir de entrevistas semiestruturadas que aconteceram de maio a agosto de 2022 via Google Meet e 4 famílias sendo 2 da Zona Leste, 1 da Zona Norte e 1 da Zona Sul no período de julho a outubro de 2022. As discussões realizadas contribuíram para defender a tese de que está se produzindo dentro da sala de aula um silenciamento pedagógico, uma vez que a presença de pessoas e produtos externos ao espaço escolar, estão representando um lugar à parte dentro da estrutura escolar, configurando um modo de atender crianças com TEA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13337_TB4872_26052024185321.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAELEN BRANDINO GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "RAELEN BRANDINO"
    "autor_email" => "raelen_9@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112300
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4872
    "inscrito_id" => 13337
    "titulo" => "A COMERCIALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PEDAGÓGICOS E TERAPÊUTICOS PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "O objetivo desta pesquisa foi analisar a comercialização recente de serviços pedagógicos para a educação de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Pensar esta temática se fez necessário, uma vez que é preciso trazer para análise crítica um aspecto diretamente ligado ao universo da educação inclusiva que é formulação de estratégias educativas por agentes não ligados ao chão da escola, o que tem implicações éticas significativas. A oferta desses serviços tem sido apresentada crescentemente, por isso coube questionar o porquê dos mesmos serem tão requisitados partindo de referenciais como Freitas (2018); Bauman (2008); Chul Han (2017). A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo a partir de entrevistas com 19 profissionais do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, entre coordenadores e Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão - PAAIs pertencendo a seis Diretorias Regionais de Ensino por meio de entrevista semiestruturada realizada via Google Meet de maio e agosto de 2021. Assim como 6 professoras das Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs da rede pública municipal de São Paulo, sendo 2 da Zona Sul, 3 da Zona Leste e 1 da Zona Norte a partir de entrevistas semiestruturadas que aconteceram de maio a agosto de 2022 via Google Meet e 4 famílias sendo 2 da Zona Leste, 1 da Zona Norte e 1 da Zona Sul no período de julho a outubro de 2022. As discussões realizadas contribuíram para defender a tese de que está se produzindo dentro da sala de aula um silenciamento pedagógico, uma vez que a presença de pessoas e produtos externos ao espaço escolar, estão representando um lugar à parte dentro da estrutura escolar, configurando um modo de atender crianças com TEA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13337_TB4872_26052024185321.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAELEN BRANDINO GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "RAELEN BRANDINO"
    "autor_email" => "raelen_9@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a comercialização recente de serviços pedagógicos para a educação de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Pensar esta temática se fez necessário, uma vez que é preciso trazer para análise crítica um aspecto diretamente ligado ao universo da educação inclusiva que é formulação de estratégias educativas por agentes não ligados ao chão da escola, o que tem implicações éticas significativas. A oferta desses serviços tem sido apresentada crescentemente, por isso coube questionar o porquê dos mesmos serem tão requisitados partindo de referenciais como Freitas (2018); Bauman (2008); Chul Han (2017). A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo a partir de entrevistas com 19 profissionais do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, entre coordenadores e Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão - PAAIs pertencendo a seis Diretorias Regionais de Ensino por meio de entrevista semiestruturada realizada via Google Meet de maio e agosto de 2021. Assim como 6 professoras das Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs da rede pública municipal de São Paulo, sendo 2 da Zona Sul, 3 da Zona Leste e 1 da Zona Norte a partir de entrevistas semiestruturadas que aconteceram de maio a agosto de 2022 via Google Meet e 4 famílias sendo 2 da Zona Leste, 1 da Zona Norte e 1 da Zona Sul no período de julho a outubro de 2022. As discussões realizadas contribuíram para defender a tese de que está se produzindo dentro da sala de aula um silenciamento pedagógico, uma vez que a presença de pessoas e produtos externos ao espaço escolar, estão representando um lugar à parte dentro da estrutura escolar, configurando um modo de atender crianças com TEA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.