Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS DE (AUTO) FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS EXTENSIONISTAS NA REDE INTERNACIONAL DE CLUBES DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112430
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5055
    "inscrito_id" => 15034
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE (AUTO) FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS EXTENSIONISTAS NA REDE INTERNACIONAL DE CLUBES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A Rede Internacional de Clubes de Ciências (RICC) é um portal, que permite identificar as potencialidades formativas de ambientes online, visando consolidar uma comunidade de educação científica. Por meio da partilha de experiências investigativas e colaborativas, busca-se o desenvolvimento profissional dos participantes, educadores e pesquisadores na América Latina que atuam nos Clubes de Ciências. Deste contexto, comunica-se uma pesquisa, de viés autobiográfico, da participação da bolsista extensionista. Com isso, objetiva-se compartilhar as experiências de (auto)formação desenvolvidas por uma Pedagoga, em formação, por meio das interações sociais na RICC, e analisar como influenciaram o seu desenvolvimento profissional, nas articulações entre contextos formais e não formais com/sobre os Clubes de Ciências. Os dados foram gerados com observação participante, diário de extensão e análise de documentos da RICC, produzidos ao longo de três anos. Estes foram sistematizados em relatos de vivências e analisados teoricamente, a fim de compreender as experiências de (auto)formação. Para interpretações, subsidiou-se em compreensões teóricas sobre vivências e experiências, autoformação e de formação docente. Concluiu-se que as vivências na RICC participadas pela bolsista/Pedagoga em formação possibilitaram, nas relações sociais online e com a equipe extensionista, promover experiências (auto) formativas na direção da reflexão da prática articulada à teoria; na tomada de posição sobre a importância da divulgação pedagógica entre pares; no investimento pelo seu desenvolvimento profissional; na elaboração da identidade docente em interface à educação não formal; e no aprimoramento da comunicação em socialização de práticas educativas. Por fim, identificou-se as contribuições dos projetos de extensão universitária na formação inicial dos estudantes, bem como a compreensão de que estes espaços informais de educação, como as comunidades online, favorecem percursos de (auto) formação docente, na perspectiva em que viabilizam experiências ao desenvolvimento profissional docente, na divulgação de ações de educação científica ao/com o público."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15034_TB5055_15102024075330.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAÍSSA SALACHE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAÍSSA"
    "autor_email" => "raissasalache@furb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112430
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5055
    "inscrito_id" => 15034
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE (AUTO) FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS EXTENSIONISTAS NA REDE INTERNACIONAL DE CLUBES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A Rede Internacional de Clubes de Ciências (RICC) é um portal, que permite identificar as potencialidades formativas de ambientes online, visando consolidar uma comunidade de educação científica. Por meio da partilha de experiências investigativas e colaborativas, busca-se o desenvolvimento profissional dos participantes, educadores e pesquisadores na América Latina que atuam nos Clubes de Ciências. Deste contexto, comunica-se uma pesquisa, de viés autobiográfico, da participação da bolsista extensionista. Com isso, objetiva-se compartilhar as experiências de (auto)formação desenvolvidas por uma Pedagoga, em formação, por meio das interações sociais na RICC, e analisar como influenciaram o seu desenvolvimento profissional, nas articulações entre contextos formais e não formais com/sobre os Clubes de Ciências. Os dados foram gerados com observação participante, diário de extensão e análise de documentos da RICC, produzidos ao longo de três anos. Estes foram sistematizados em relatos de vivências e analisados teoricamente, a fim de compreender as experiências de (auto)formação. Para interpretações, subsidiou-se em compreensões teóricas sobre vivências e experiências, autoformação e de formação docente. Concluiu-se que as vivências na RICC participadas pela bolsista/Pedagoga em formação possibilitaram, nas relações sociais online e com a equipe extensionista, promover experiências (auto) formativas na direção da reflexão da prática articulada à teoria; na tomada de posição sobre a importância da divulgação pedagógica entre pares; no investimento pelo seu desenvolvimento profissional; na elaboração da identidade docente em interface à educação não formal; e no aprimoramento da comunicação em socialização de práticas educativas. Por fim, identificou-se as contribuições dos projetos de extensão universitária na formação inicial dos estudantes, bem como a compreensão de que estes espaços informais de educação, como as comunidades online, favorecem percursos de (auto) formação docente, na perspectiva em que viabilizam experiências ao desenvolvimento profissional docente, na divulgação de ações de educação científica ao/com o público."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15034_TB5055_15102024075330.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAÍSSA SALACHE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAÍSSA"
    "autor_email" => "raissasalache@furb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Rede Internacional de Clubes de Ciências (RICC) é um portal, que permite identificar as potencialidades formativas de ambientes online, visando consolidar uma comunidade de educação científica. Por meio da partilha de experiências investigativas e colaborativas, busca-se o desenvolvimento profissional dos participantes, educadores e pesquisadores na América Latina que atuam nos Clubes de Ciências. Deste contexto, comunica-se uma pesquisa, de viés autobiográfico, da participação da bolsista extensionista. Com isso, objetiva-se compartilhar as experiências de (auto)formação desenvolvidas por uma Pedagoga, em formação, por meio das interações sociais na RICC, e analisar como influenciaram o seu desenvolvimento profissional, nas articulações entre contextos formais e não formais com/sobre os Clubes de Ciências. Os dados foram gerados com observação participante, diário de extensão e análise de documentos da RICC, produzidos ao longo de três anos. Estes foram sistematizados em relatos de vivências e analisados teoricamente, a fim de compreender as experiências de (auto)formação. Para interpretações, subsidiou-se em compreensões teóricas sobre vivências e experiências, autoformação e de formação docente. Concluiu-se que as vivências na RICC participadas pela bolsista/Pedagoga em formação possibilitaram, nas relações sociais online e com a equipe extensionista, promover experiências (auto) formativas na direção da reflexão da prática articulada à teoria; na tomada de posição sobre a importância da divulgação pedagógica entre pares; no investimento pelo seu desenvolvimento profissional; na elaboração da identidade docente em interface à educação não formal; e no aprimoramento da comunicação em socialização de práticas educativas. Por fim, identificou-se as contribuições dos projetos de extensão universitária na formação inicial dos estudantes, bem como a compreensão de que estes espaços informais de educação, como as comunidades online, favorecem percursos de (auto) formação docente, na perspectiva em que viabilizam experiências ao desenvolvimento profissional docente, na divulgação de ações de educação científica ao/com o público.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.