O nosso trabalho investiga as dificuldades com construção, aquisição, compreensão e utilização dos conceitos algébricos por parte dos alunos, com atenção voltada ao Ensino-Aprendizagem de equações do 1º grau na sala de aula, na perspectiva das representações múltiplas, buscando colaborar para a superação das dificuldades encontradas por alunos no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo mencionado. Esta colaboração e reflexão serão oferecidas por meio de uma proposta pedagógica, futuramente preconizada, que tem como essência “do ensino-aprendizagem da álgebra ao ensino de equações do 1º grau: representações múltiplas” em busca de um ensino-aprendizagem de álgebra que valorize a construção, aquisição e compreensão do conteúdo em questão com o apoio da ferramenta “representações múltiplas”, diante da relatividade dos modos de operação, normalmente encontrados em sala de aula, no que se refere à metodologia de ensino por parte dos professores. Inicialmente, em um levantamento da história do ensino da álgebra, ficou evidenciado, a necessidade de haver uma metodologia de ensino que priorize a construção do conhecimento, para isso realizamos um levantamento de pesquisas no campo da Educação Matemática na área da álgebra.