Uma abordagem didática em relação à aprendizagem das equações de reta no estudo de Geometria Analítica no Ensino Médio
"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1101 "edicao_id" => 2 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 118 "titulo" => "Uma abordagem didática em relação à aprendizagem das equações de reta no estudo de Geometria Analítica no Ensino Médio" "resumo" => "Neste artigo apresentamos resultados parciais de nossa pesquisa de mestrado, em andamento, sobre a aprendizagem de alunos do 3º ano do Ensino Médio confrontados com situações envolvendo equações de reta e para tanto utilizamos como referencial teórico a teoria dos Registros de representação Semiótica e a abordagem teórica dos Níveis de Funcionamento do Conhecimento esperados pelos educandos. Nossa metodologia de pesquisa utiliza o método qualitativo, técnica de análise documental e pesquisa de campo. Nosso objetivo é entender quais as dificuldades apresentadas por alunos em relação ao estudo de equações de reta em se tratando da resolução de tarefas que exigem o trabalho com diferentes representações de um mesmo objeto matemático, considerando ainda o nível de dificuldade em que se apresentam. Ao final apresentamos algumas conclusões parciais em relação à constituição de nosso referencial teórico, uma vez que, a pesquisa encontra-se em fase de análise da pesquisa de campo." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "3bdfc8b66fd322dd6b39c0c3f7bbfba0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO RODRIGUES DE FARIA" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem" "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM" "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática" "edicao_ano" => 2011 "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011" "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png" "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00" "publicacao_id" => 2 "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem" "publicacao_codigo" => "2237-8444" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1101 "edicao_id" => 2 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 118 "titulo" => "Uma abordagem didática em relação à aprendizagem das equações de reta no estudo de Geometria Analítica no Ensino Médio" "resumo" => "Neste artigo apresentamos resultados parciais de nossa pesquisa de mestrado, em andamento, sobre a aprendizagem de alunos do 3º ano do Ensino Médio confrontados com situações envolvendo equações de reta e para tanto utilizamos como referencial teórico a teoria dos Registros de representação Semiótica e a abordagem teórica dos Níveis de Funcionamento do Conhecimento esperados pelos educandos. Nossa metodologia de pesquisa utiliza o método qualitativo, técnica de análise documental e pesquisa de campo. Nosso objetivo é entender quais as dificuldades apresentadas por alunos em relação ao estudo de equações de reta em se tratando da resolução de tarefas que exigem o trabalho com diferentes representações de um mesmo objeto matemático, considerando ainda o nível de dificuldade em que se apresentam. Ao final apresentamos algumas conclusões parciais em relação à constituição de nosso referencial teórico, uma vez que, a pesquisa encontra-se em fase de análise da pesquisa de campo." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "3bdfc8b66fd322dd6b39c0c3f7bbfba0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO RODRIGUES DE FARIA" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem" "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM" "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática" "edicao_ano" => 2011 "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011" "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png" "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00" "publicacao_id" => 2 "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem" "publicacao_codigo" => "2237-8444" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }