Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Visualizações: 247
Uma abordagem didática em relação à aprendizagem das equações de reta no estudo de Geometria Analítica no Ensino Médio

Publicado em 07 de novembro de 2011

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados parciais de nossa pesquisa de mestrado, em andamento, sobre a aprendizagem de alunos do 3º ano do Ensino Médio confrontados com situações envolvendo equações de reta e para tanto utilizamos como referencial teórico a teoria dos Registros de representação Semiótica e a abordagem teórica dos Níveis de Funcionamento do Conhecimento esperados pelos educandos. Nossa metodologia de pesquisa utiliza o método qualitativo, técnica de análise documental e pesquisa de campo. Nosso objetivo é entender quais as dificuldades apresentadas por alunos em relação ao estudo de equações de reta em se tratando da resolução de tarefas que exigem o trabalho com diferentes representações de um mesmo objeto matemático, considerando ainda o nível de dificuldade em que se apresentam. Ao final apresentamos algumas conclusões parciais em relação à constituição de nosso referencial teórico, uma vez que, a pesquisa encontra-se em fase de análise da pesquisa de campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.