A escola apresenta-se em uma dimensão como um espaço no qual se dão as primeiras experiências sociais, portanto, também lócus em que se pode observar, a partir dele, possibilidades para a formação cidadão. O presente trabalho tem como objetivo refletir a importância e os impactos da realização de oficinas sobre: história da computação, lógica e algoritmos de programação com foco no letramento digital para promover a inserção na cultura digital na educação básica, tendo como recorte a situação de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Hilda Monteiro Menezes, Bahia. Autores como Moran (2015), Levy (1990), Daudt (2021), Oliveira (2020) e Bell (2011) estruturam a base teórica da pesquisa. Durante a execução das oficinas realizadas pelos residentes de licenciatura em computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Senhor do Bonfim (BA), percebeu-se o pouco conhecimento em relação aos temas abordados, o que dificulta a apropriação do conhecimento técnico e teórico. Portanto, verifica-se que oficinas sobre pensamento computacional mostraram-se ser um ótimo auxílio, pois, os alunos puderam ter a oportunidade de participar de atividades lúdicas o que contribuiu para que a turma se sentisse motivada a participarem das aulas, durante os questionamentos e atividades propostas.