O trabalho descreve as etapas realizadas no desenvolvimento de duas práticas laboratoriais desenvolvidas com duas turmas do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado, localizada na cidade de Mossoró/RN. Partindo-se da hipótese de que durante o ensino de ciências biológicas é necessário agregar as práticas laboratoriais no ensino teórico, contribuindo para a familiarização do aluno com o aprendizado através da utilização do laboratório. Deu-se ênfase no uso de práticas que facilmente poderiam utilizar a microscopia como os cortes epidérmicos da planta Tradescantia pallida, a amilase salivar com o corante azul de metileno, o uso da Saccharomyces cerevisiae, e o uso do catáfilo da cebola, para a preparação de lâminas frescas. A partir da utilização de dois questionários respondidos pelos alunos, um antes da prática laboratorial e outro após a aula prática, foi possível fazer o comparativo das respostas e constatou-se que no questionário prévio os alunos ainda tinham pouco conhecimento em relação as normas de biossegurança e os equipamentos presentes no laboratório, e entre os dois momentos houve uma melhora significativa entre as respostas, com a presença de mais acertos do que erros. Dessa maneira, foi possível concluir que através de aulas práticas foi possível proporcionar um ensino mais completo e significativo para os alunos da rede pública de ensino.