Este texto busca apresentar algumas práticas formativas desenvolvidas com residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto biologia, do IFGoiano, Campus Rio Verde, na perspectiva do projeto institucional na e para a pesquisa na formação inicial de professores. O projeto desenvolvido na escola campo do PRP, denominado “Reciclagem e compostagem” revelou-se necessário face ao consumo exagerado de lixo e a necessidade de passar o conhecimento do que fazer com estes resíduos, especialmente os orgânicos. O projeto foi desenvolvido por meio do planejamento de diferentes ações, incluindo aulas ministradas sobre a temática do projeto e a prática de construção das composteiras com os estudantes da escola campo do PRP. No decorrer do projeto foi possível notar o despertar do interesse dos estudantes da escola campo quanto a temática tratada, assim como pode-se motivá-los a construir uma composteira feita de garrafa pet, para ser utilizada na horta da própria escola. Os resultados da aplicação do projeto, relatados nos portfólios dos residentes, indicam que projetos como este promovem práticas formativas efetivas para a formação dos licenciandos, pois os aproximam da realidade vivenciada na escola de Educação Básica.