Artigo ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais

E-books

ISBN: 978-65-5222-004-2

JOGOS DE TORNEIO COMO FIXAÇÃO DO APRENDIZADO DE ENTOMOLOGIA COM ÊNFASE EM BESOUROS (COLEÓPTEROS), BORBOLETAS E MARIPOSAS (LEPIDOPTERA)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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Visto isso, esse trabalho aborda a importância do ensino entomológico sob metodologias de ensino, especificamente a metodologia ativa: Torneios de Jogos em Equipe (Teams-Games-Tournament – TGT), como ferramenta de fixação do aprendizado e de desmistificação dos conceitos, apresentando informações sobre insetos, para promover a conscientização e entendimento. A atividade fez parte das ações do programa Residência Pedagógica - Biologia, com estudantes do Colégio Estadual do Campo São Francisco do Bandeira - Dois Vizinhos - PR. Com a realização da atividade foi possível verificar um resultado positivo, no qual os alunos se tornam mais interessados e curiosos sobre os conceitos trabalhados em laboratório. Dessa forma, conclui-se que atividades práticas são cruciais para despertar o interesse dos alunos, envolvê-los em explorações científicas e cultivar habilidades de resolução de problemas. 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h&aacute; duas op&ccedil;&otilde;es nesta vida: se resignar ou se indignar e eu&nbsp;n&atilde;o vou me resignar nunca.<br />\r\n (Darcy Ribeiro)<br />\r\n <br />\r\n Com a presen&ccedil;a de mais de 7000 participantes, distribu&iacute;dos entre professores(as)&nbsp;universit&aacute;rios e da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, estudantes dos cursos de licenciatura e bolsistas de&nbsp;inicia&ccedil;&atilde;o &agrave; doc&ecirc;ncia oriundos dos Programas de fomento &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores e&nbsp;professoras da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica da Capes, PIBID e Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, realizou-se nos&nbsp;dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2023, na cidade de Lajeado &ndash; RS, na UNIVATES, o IX&nbsp;Encontro Nacional das Licenciaturas (IX ENALIC), VIII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e III&nbsp;Semin&aacute;rio do Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, com o tema Democracia e Direitos&nbsp;Humanos na forma&ccedil;&atilde;o docente: (re)constru&ccedil;&atilde;o das pol&iacute;ticas educacionais.&nbsp;<br />\r\nCom a presen&ccedil;a de mais de 7000 participantes, distribu&iacute;dos entre professores(as)&nbsp;universit&aacute;rios e da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;s Recentemente, o povo brasileiro buscou sa&iacute;da para um per&iacute;odo tenebroso de nossa&nbsp;hist&oacute;ria, resgatando princ&iacute;pios basilares da democracia, com a certeza de que, sem esses&nbsp;princ&iacute;pios, n&atilde;o h&aacute; garantia de qualquer direito humano, nem qualquer humanidade.&nbsp;Relembrando Florestan Fernandes, o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a porta de acesso a todos os&nbsp;direitos sociais e, nessa perspectiva, &agrave; constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\nRecentemente, o povo brasileiro buscou sa&iacute;da para um per&iacute;odo tenebroso de nossa&nbsp;hist&oacute;ria, resgatando princ&iacute;pios basilares da de Os preju&iacute;zos acumulados nos &uacute;ltimos anos foram para al&eacute;m do per&iacute;odo pand&ecirc;mico,&nbsp;invadindo diferentes esferas sociais, aprofundando problemas estruturais, como a pobreza e&nbsp;a precariza&ccedil;&atilde;o das condi&ccedil;&otilde;es de trabalho, atingindo n&iacute;veis alarmantes. A desvaloriza&ccedil;&atilde;o da<br />\r\nOs preju&iacute;zos acumulados nos &uacute;ltimos anos foram para al&eacute;m do per&iacute;odo pand&ecirc;mico,&nbsp;invadindo diferentes esferas sociais, apro vida resultou em in&uacute;meras mortes, n&atilde;o apenas devido &agrave; COVID, mas, tamb&eacute;m, em&nbsp;consequ&ecirc;ncia da fome e da perda de direitos sociais.&nbsp;<br />\r\nvida resultou em in&uacute;meras mortes, n&atilde;o apenas devido &agrave; COVID, mas, tamb&eacute;m, em&nbsp;consequ&ecirc;ncia da fome e da perda de direitos Esse per&iacute;odo tamb&eacute;m foi demarcado por um forte negacionismo cient&iacute;fico, como&nbsp;tamb&eacute;m por um processo de destrui&ccedil;&atilde;o do meio ambiente jamais visto e que agravou de&nbsp;forma significativa as mudan&ccedil;as clim&aacute;ticas, sentidas em todo o planeta. Tais impactos foram&nbsp;sentidos em todo territ&oacute;rio brasileiro. Secas, queimadas e enchentes t&ecirc;m provocado&nbsp;trag&eacute;dias nunca antes experimentadas, que est&atilde;o afetando nosso cotidiano.<br />\r\nEsse per&iacute;odo tamb&eacute;m foi demarcado por um forte negacionismo cient&iacute;fico, como&nbsp;tamb&eacute;m por um processo de destrui&ccedil;&atilde;o Um outro tipo de destrui&ccedil;&atilde;o caminhou a passos largos a partir do Golpe&nbsp;civil-jur&iacute;dico-pol&iacute;tico-midi&aacute;tico de 2016, que retirou da Presid&ecirc;ncia da Rep&uacute;blica a presidenta&nbsp;Dilma Rousseff, iniciando um per&iacute;odo de completa destrui&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas em todas&nbsp;as &aacute;reas, principalmente, na &aacute;rea da educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nUm outro tipo de destrui&ccedil;&atilde;o caminhou a passos largos a partir do Golpe&nbsp;civil-jur&iacute;dico-pol&iacute;tico-midi&aacute;tico de 2016, que re Algumas das consequ&ecirc;ncias desse nefasto cen&aacute;rio foram materializadas por meio da&nbsp;Emenda Constitucional no 95/2016 que congelou os gastos com sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o por vinte&nbsp;anos; da Lei no 13.415/2017 promovendo uma &ldquo;contrarreforma&rdquo; do Ensino M&eacute;dio; da&nbsp; Resolu&ccedil;&atilde;o do CNE no 04/2018 que instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); das&nbsp;Resolu&ccedil;&otilde;es CNE no 02/2019 e no 01/2020, que institu&iacute;ram a BNC-Forma&ccedil;&atilde;o inicial e&nbsp;BNC-Forma&ccedil;&atilde;o continuada de professores.<br />\r\nAlgumas das consequ&ecirc;ncias desse nefasto cen&aacute;rio foram materializadas por meio da&nbsp;Emenda Constitucional no 95/2016 que congelou os gastos com s Em meio ao projeto de governo &ldquo;Ponte para o Futuro&rdquo;, com mudan&ccedil;as radicais na&nbsp;compreens&atilde;o de um Estado garantidor de direitos, vimos atingir, por exemplo, programas e&nbsp;a&ccedil;&otilde;es formativas promovidas pelo Governo Federal. Nesse contexto, o Pibid virou alvo e o seu<br />\r\nEm meio ao projeto de governo &ldquo;Ponte para o Futuro&rdquo;, com mudan&ccedil;as radicais na&nbsp;compreens&atilde;o de um Estado garantidor de direitos, vi substitutivo proposto, o Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, nos colocou em atividade disputando a sua&nbsp;concep&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica. Garantimos a coexist&ecirc;ncia dos dois programas, o Pibid e o Resid&ecirc;ncia&nbsp;Pedag&oacute;gica. Uma conquista que se deu gra&ccedil;as &agrave; luta travada pelo Forpibid-rp que conseguiu&nbsp;manter e, aos seus limites, dar seguimento a um amplo projeto de forma&ccedil;&atilde;o inicial de&nbsp;estudantes das licenciaturas em Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior. Uma vit&oacute;ria que n&atilde;o veio sem&nbsp;perdas e agora chega o momento de recuperarmos uma concep&ccedil;&atilde;o ampliada e plural de&nbsp;forma&ccedil;&atilde;o inicial de professoras e professores. Retomar os rumos dessa hist&oacute;ria &eacute; a express&atilde;o&nbsp;da vit&oacute;ria desse movimento.&nbsp;<br />\r\nsubstitutivo proposto, o Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, nos colocou em atividade disputando a sua&nbsp;concep&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica. Garantimo Tal cen&aacute;rio acendeu a ideia de uma mobiliza&ccedil;&atilde;o em torno de uma constru&ccedil;&atilde;o coletiva,&nbsp;que caminhasse no sentido da garantia dos programas como direito a uma forma&ccedil;&atilde;o&nbsp;permanente que n&atilde;o estivesse &agrave; merc&ecirc; de pol&iacute;ticas de governo, mas que se constitu&iacute;ssem<br />\r\nTal cen&aacute;rio acendeu a ideia de uma mobiliza&ccedil;&atilde;o em torno de uma constru&ccedil;&atilde;o coletiva,&nbsp;que caminhasse no sentido da garanti em pol&iacute;ticas de Estado. Nesse sentido, estamos, neste tempo, na articula&ccedil;&atilde;o em torno da&nbsp;aprova&ccedil;&atilde;o do PL 3970 de 2021, que est&aacute; tramitando na C&acirc;mara dos Deputados.&nbsp;<br />\r\nem pol&iacute;ticas de Estado. Nesse sentido, estamos, neste tempo, na articula&ccedil;&atilde;o em torno da&nbsp;aprova&ccedil;&atilde;o do PL 3970 de 2021, qu Diante disso, entendemos que a luta pelo direito universal &agrave; educa&ccedil;&atilde;o passa por uma&nbsp;agenda pol&iacute;tica que discuta: financiamento p&uacute;blico, gest&atilde;o democr&aacute;tica e forma&ccedil;&atilde;o de&nbsp;professores e professoras. A participa&ccedil;&atilde;o democr&aacute;tica dos movimentos sociais organizados,<br />\r\nDiante disso, entendemos que a luta pelo direito universal &agrave; educa&ccedil;&atilde;o passa por uma&nbsp;agenda pol&iacute;tica que discuta: financiamento bem como das entidades cient&iacute;ficas e sindicais &eacute; o caminho que devemos trilhar no&nbsp;enfrentamento dos desafios atuais e antigos. Tal tarefa requer di&aacute;logo direto, especial e&nbsp;permanente, entre gestores(as) e professores(as), estudantes, pais, profissionais da&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o em torno da qualidade da escola p&uacute;blica. Nesse sentido, n&oacute;s temos um&nbsp;compromisso coletivo e individual com a defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, gratuita, democr&aacute;tica,&nbsp;inclusiva, plural, laica, &eacute;tica, socialmente referenciada e ambientalmente respons&aacute;vel.<br />\r\nbem como das entidades cient&iacute;ficas e sindicais &eacute; o caminho que devemos trilhar no&nbsp;enfrentamento dos desafios atuais e antigos. Tal tarefa req Nesses dias em que ocorreram o IX Enalic, o VIII Semin&aacute;rio Nacional do Pibid e o III&nbsp;Semin&aacute;rio Nacional do RP em Lajeado-RS, no Vale do Taquari, pudemos ver e sentir como&nbsp;se reconstr&oacute;i uma sociedade que vivenciou um cen&aacute;rio de devasta&ccedil;&atilde;o. A popula&ccedil;&atilde;o da<br />\r\nNesses dias em que ocorreram o IX Enalic, o VIII Semin&aacute;rio Nacional do Pibid e o III&nbsp;Semin&aacute;rio Nacional do RP em Lajeado-RS, no Vale do Taqua regi&atilde;o do Vale do Taquari vem coletivamente trabalhando na reconstru&ccedil;&atilde;o das cidades e de&nbsp;suas vidas. E &eacute; de forma coletiva que entendemos que a luta por uma educa&ccedil;&atilde;o de&nbsp;qualidade, por melhores condi&ccedil;&otilde;es de trabalho e de renda e por uma forma&ccedil;&atilde;o inicial e<br />\r\nregi&atilde;o do Vale do Taquari vem coletivamente trabalhando na reconstru&ccedil;&atilde;o das cidades e de&nbsp;suas vidas. E &eacute; de forma coletiva que continuada de professores e professoras se d&aacute; quando todos, todas e todes damos as&nbsp;m&atilde;os. Em mem&oacute;ria dos que tombaram pelas trag&eacute;dias ambientais do Vale do Taquari ou&nbsp;pelos massacres no mundo, reconstruamos os nossos ideais de educa&ccedil;&atilde;o para todas e<br />\r\ncontinuada de professores e professoras se d&aacute; quando todos, todas e todes damos as&nbsp;m&atilde;os. Em mem&oacute;ria dos que tombaram pelas trag&eacute todos!\r\n <div>Por fim, com esta carta, assumimos o compromisso de luta pela revoga&ccedil;&atilde;o da BNCC,&nbsp;da Reforma do Ensino M&eacute;dio - PL 5230/2023, da Resolu&ccedil;&atilde;o 02/2019 e da Resolu&ccedil;&atilde;o&nbsp;01/2020, passos importantes para a retomada da Resolu&ccedil;&atilde;o 02/2015 que expressa, em seu</div>\r\n<div>Por fim, com esta carta, assumimos o compromisso de luta pela revoga&ccedil;&atilde;o da BNCC,&nbsp;da Reforma do Ensino M&eacute;dio - PL 5230/2023, da Re \r\n <div>texto, os anseios e desejos de uma educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica de qualidade.</div>\r\n <br />\r\n Lajeado-RS, 08 de dezembro de 2023. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Tha&iacute;s Ludmila Ranieri<br />\r\n Frederico Jorge Saad Guirra """ "conselho_editorial" => """ Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Tha&iacute;s Ludmila Ranieri<br />\r\n Ivanete da Rosa Silva de Oliveira<br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n Iara Aquino Henn<br />\r\n Rosalvo Luis Sawitzki<br />\r\n Frederico Jorge Saad Guirra<br />\r\n Mar&iacute;a del Pilar Tobar Acosta<br />\r\n Eliana Ruth Silva Sousa<br />\r\n Regina C&eacute;lia Padovan<br />\r\n Maria Cristina Guimar&atilde;es de G&oacute;es Monteiro<br />\r\n Ricardo Ant&ocirc;nio Faustino da Silva Braz<br />\r\n Marta Aparecida Garcia Gon&ccedil;alves<br />\r\n Andrea Pozzebon Silva """ "ficha_catalografica" => "67212cbcb777c_29102024154308.pdf" "arquivo" => "29102024154520-ENALIC---DEMOCRACIA-E-DIREITOS-HUMANOS-NA-FORMACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-10-01 09:38:22" "updated_at" => "2024-10-30 11:31:49" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 227 "edicao_id" => 357 "codigo" => "978-65-5222-004-2" "capa" => "66fbed3e84b32_01102024093822.png" "titulo" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais" "prefacio" => """ CARTA DE LAJEADO - RS<br />\r\n <br />\r\n S&oacute; h&aacute; duas op&ccedil;&otilde;es nesta vida: se resignar ou se indignar e eu&nbsp;n&atilde;o vou me resignar nunca.<br />\r\n (Darcy Ribeiro)<br />\r\n <br />\r\n Com a presen&ccedil;a de mais de 7000 participantes, distribu&iacute;dos entre professores(as)&nbsp;universit&aacute;rios e da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, estudantes dos cursos de licenciatura e bolsistas de&nbsp;inicia&ccedil;&atilde;o &agrave; doc&ecirc;ncia oriundos dos Programas de fomento &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores e&nbsp;professoras da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica da Capes, PIBID e Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, realizou-se nos&nbsp;dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2023, na cidade de Lajeado &ndash; RS, na UNIVATES, o IX&nbsp;Encontro Nacional das Licenciaturas (IX ENALIC), VIII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e III&nbsp;Semin&aacute;rio do Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, com o tema Democracia e Direitos&nbsp;Humanos na forma&ccedil;&atilde;o docente: (re)constru&ccedil;&atilde;o das pol&iacute;ticas educacionais.&nbsp;<br />\r\nCom a presen&ccedil;a de mais de 7000 participantes, distribu&iacute;dos entre professores(as)&nbsp;universit&aacute;rios e da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;s Recentemente, o povo brasileiro buscou sa&iacute;da para um per&iacute;odo tenebroso de nossa&nbsp;hist&oacute;ria, resgatando princ&iacute;pios basilares da democracia, com a certeza de que, sem esses&nbsp;princ&iacute;pios, n&atilde;o h&aacute; garantia de qualquer direito humano, nem qualquer humanidade.&nbsp;Relembrando Florestan Fernandes, o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a porta de acesso a todos os&nbsp;direitos sociais e, nessa perspectiva, &agrave; constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\nRecentemente, o povo brasileiro buscou sa&iacute;da para um per&iacute;odo tenebroso de nossa&nbsp;hist&oacute;ria, resgatando princ&iacute;pios basilares da de Os preju&iacute;zos acumulados nos &uacute;ltimos anos foram para al&eacute;m do per&iacute;odo pand&ecirc;mico,&nbsp;invadindo diferentes esferas sociais, aprofundando problemas estruturais, como a pobreza e&nbsp;a precariza&ccedil;&atilde;o das condi&ccedil;&otilde;es de trabalho, atingindo n&iacute;veis alarmantes. A desvaloriza&ccedil;&atilde;o da<br />\r\nOs preju&iacute;zos acumulados nos &uacute;ltimos anos foram para al&eacute;m do per&iacute;odo pand&ecirc;mico,&nbsp;invadindo diferentes esferas sociais, apro vida resultou em in&uacute;meras mortes, n&atilde;o apenas devido &agrave; COVID, mas, tamb&eacute;m, em&nbsp;consequ&ecirc;ncia da fome e da perda de direitos sociais.&nbsp;<br />\r\nvida resultou em in&uacute;meras mortes, n&atilde;o apenas devido &agrave; COVID, mas, tamb&eacute;m, em&nbsp;consequ&ecirc;ncia da fome e da perda de direitos Esse per&iacute;odo tamb&eacute;m foi demarcado por um forte negacionismo cient&iacute;fico, como&nbsp;tamb&eacute;m por um processo de destrui&ccedil;&atilde;o do meio ambiente jamais visto e que agravou de&nbsp;forma significativa as mudan&ccedil;as clim&aacute;ticas, sentidas em todo o planeta. Tais impactos foram&nbsp;sentidos em todo territ&oacute;rio brasileiro. Secas, queimadas e enchentes t&ecirc;m provocado&nbsp;trag&eacute;dias nunca antes experimentadas, que est&atilde;o afetando nosso cotidiano.<br />\r\nEsse per&iacute;odo tamb&eacute;m foi demarcado por um forte negacionismo cient&iacute;fico, como&nbsp;tamb&eacute;m por um processo de destrui&ccedil;&atilde;o Um outro tipo de destrui&ccedil;&atilde;o caminhou a passos largos a partir do Golpe&nbsp;civil-jur&iacute;dico-pol&iacute;tico-midi&aacute;tico de 2016, que retirou da Presid&ecirc;ncia da Rep&uacute;blica a presidenta&nbsp;Dilma Rousseff, iniciando um per&iacute;odo de completa destrui&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas em todas&nbsp;as &aacute;reas, principalmente, na &aacute;rea da educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nUm outro tipo de destrui&ccedil;&atilde;o caminhou a passos largos a partir do Golpe&nbsp;civil-jur&iacute;dico-pol&iacute;tico-midi&aacute;tico de 2016, que re Algumas das consequ&ecirc;ncias desse nefasto cen&aacute;rio foram materializadas por meio da&nbsp;Emenda Constitucional no 95/2016 que congelou os gastos com sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o por vinte&nbsp;anos; da Lei no 13.415/2017 promovendo uma &ldquo;contrarreforma&rdquo; do Ensino M&eacute;dio; da&nbsp; Resolu&ccedil;&atilde;o do CNE no 04/2018 que instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); das&nbsp;Resolu&ccedil;&otilde;es CNE no 02/2019 e no 01/2020, que institu&iacute;ram a BNC-Forma&ccedil;&atilde;o inicial e&nbsp;BNC-Forma&ccedil;&atilde;o continuada de professores.<br />\r\nAlgumas das consequ&ecirc;ncias desse nefasto cen&aacute;rio foram materializadas por meio da&nbsp;Emenda Constitucional no 95/2016 que congelou os gastos com s Em meio ao projeto de governo &ldquo;Ponte para o Futuro&rdquo;, com mudan&ccedil;as radicais na&nbsp;compreens&atilde;o de um Estado garantidor de direitos, vimos atingir, por exemplo, programas e&nbsp;a&ccedil;&otilde;es formativas promovidas pelo Governo Federal. Nesse contexto, o Pibid virou alvo e o seu<br />\r\nEm meio ao projeto de governo &ldquo;Ponte para o Futuro&rdquo;, com mudan&ccedil;as radicais na&nbsp;compreens&atilde;o de um Estado garantidor de direitos, vi substitutivo proposto, o Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, nos colocou em atividade disputando a sua&nbsp;concep&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica. Garantimos a coexist&ecirc;ncia dos dois programas, o Pibid e o Resid&ecirc;ncia&nbsp;Pedag&oacute;gica. Uma conquista que se deu gra&ccedil;as &agrave; luta travada pelo Forpibid-rp que conseguiu&nbsp;manter e, aos seus limites, dar seguimento a um amplo projeto de forma&ccedil;&atilde;o inicial de&nbsp;estudantes das licenciaturas em Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior. Uma vit&oacute;ria que n&atilde;o veio sem&nbsp;perdas e agora chega o momento de recuperarmos uma concep&ccedil;&atilde;o ampliada e plural de&nbsp;forma&ccedil;&atilde;o inicial de professoras e professores. 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Nesse sentido, estamos, neste tempo, na articula&ccedil;&atilde;o em torno da&nbsp;aprova&ccedil;&atilde;o do PL 3970 de 2021, que est&aacute; tramitando na C&acirc;mara dos Deputados.&nbsp;<br />\r\nem pol&iacute;ticas de Estado. Nesse sentido, estamos, neste tempo, na articula&ccedil;&atilde;o em torno da&nbsp;aprova&ccedil;&atilde;o do PL 3970 de 2021, qu Diante disso, entendemos que a luta pelo direito universal &agrave; educa&ccedil;&atilde;o passa por uma&nbsp;agenda pol&iacute;tica que discuta: financiamento p&uacute;blico, gest&atilde;o democr&aacute;tica e forma&ccedil;&atilde;o de&nbsp;professores e professoras. 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Publicado em 01 de outubro de 2024

Resumo

O ensino sobre insetos está se tornando cada vez mais importante, ainda mais quando se pontua sobre os problemas ambientais que o planeta vem passando, além disso, o estudo de insetos muitas vezes é afetado por preconceitos, quando as pessoas costumam matá-los ao invés de entendê-los, gerando ideias errôneas sobre sua importância. Visto isso, esse trabalho aborda a importância do ensino entomológico sob metodologias de ensino, especificamente a metodologia ativa: Torneios de Jogos em Equipe (Teams-Games-Tournament – TGT), como ferramenta de fixação do aprendizado e de desmistificação dos conceitos, apresentando informações sobre insetos, para promover a conscientização e entendimento. A atividade fez parte das ações do programa Residência Pedagógica - Biologia, com estudantes do Colégio Estadual do Campo São Francisco do Bandeira - Dois Vizinhos - PR. Com a realização da atividade foi possível verificar um resultado positivo, no qual os alunos se tornam mais interessados e curiosos sobre os conceitos trabalhados em laboratório. Dessa forma, conclui-se que atividades práticas são cruciais para despertar o interesse dos alunos, envolvê-los em explorações científicas e cultivar habilidades de resolução de problemas. Isso ajuda a promover uma visão mais abrangente do assunto e a aumentar o interesse no aprendizado.

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