Artigo ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais

E-books

ISBN: 978-65-5222-004-2

É POSSÍVEL NÃO SER RACISTA NUMA SOCIEDADE RACISTA? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2024-10-01 09:38:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108855
    "edicao_id" => 357
    "trabalho_id" => 1667
    "inscrito_id" => 3165
    "titulo" => "É POSSÍVEL NÃO SER RACISTA NUMA SOCIEDADE RACISTA? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho parte da produção e implementação de uma sequência didática com o tema racismo em turmas do ensino médio de uma escola pública. A justificativa da sequência se pauta pela fragilidade desse importante tema na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo Paulista etapa Ensino Médio (CP) e pela vulnerabilidade das juventudes negras, afetadas por políticas educacionais resultantes de problemas estruturais do Brasil. A hipótese é que o currículo, materializando políticas neoliberais, dificulta o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a população negra, não havendo um processo emancipatório nas relações étnico raciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e a pesquisa qualitativa, que fundamentaram a elaboração da sequência didática, análise do tema e do currículo, tendo como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para discutir o tema do racismo com estudantes do ensino médio no ensino de Sociologia como uma alternativa ao currículo atual. Os resultados do trabalho apontam para contribuição da sequência nos avanços na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, verificáveis durante o processo de implementação, expressos nas sínteses coletivas das aulas, onde várias manifestações explicitaram momentos de ruptura com senso comum e a internalização/externalização dos conceitos científicos sobre o racismo."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3165_TB1667_20112023182649.pdf"
    "created_at" => "2024-10-30 09:51:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETH APARECIDA PEREIRA TAPIAS MARTINEZ"
    "autor_nome_curto" => "Beth Martinez"
    "autor_email" => "elizabeth.pereira@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "enalic---democracia-e-direitos-humanos-na-formacao-docente-reconstrucao-das-politicas-educacionais"
    "edicao_nome" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
    "edicao_evento" => "IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66fbed3e80e87_01102024093822.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-10-01 09:38:22"
    "publicacao_id" => 97
    "publicacao_nome" => "E-book ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108855
    "edicao_id" => 357
    "trabalho_id" => 1667
    "inscrito_id" => 3165
    "titulo" => "É POSSÍVEL NÃO SER RACISTA NUMA SOCIEDADE RACISTA? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho parte da produção e implementação de uma sequência didática com o tema racismo em turmas do ensino médio de uma escola pública. A justificativa da sequência se pauta pela fragilidade desse importante tema na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo Paulista etapa Ensino Médio (CP) e pela vulnerabilidade das juventudes negras, afetadas por políticas educacionais resultantes de problemas estruturais do Brasil. A hipótese é que o currículo, materializando políticas neoliberais, dificulta o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a população negra, não havendo um processo emancipatório nas relações étnico raciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e a pesquisa qualitativa, que fundamentaram a elaboração da sequência didática, análise do tema e do currículo, tendo como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para discutir o tema do racismo com estudantes do ensino médio no ensino de Sociologia como uma alternativa ao currículo atual. Os resultados do trabalho apontam para contribuição da sequência nos avanços na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, verificáveis durante o processo de implementação, expressos nas sínteses coletivas das aulas, onde várias manifestações explicitaram momentos de ruptura com senso comum e a internalização/externalização dos conceitos científicos sobre o racismo."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3165_TB1667_20112023182649.pdf"
    "created_at" => "2024-10-30 09:51:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETH APARECIDA PEREIRA TAPIAS MARTINEZ"
    "autor_nome_curto" => "Beth Martinez"
    "autor_email" => "elizabeth.pereira@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "enalic---democracia-e-direitos-humanos-na-formacao-docente-reconstrucao-das-politicas-educacionais"
    "edicao_nome" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
    "edicao_evento" => "IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66fbed3e80e87_01102024093822.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-10-01 09:38:22"
    "publicacao_id" => 97
    "publicacao_nome" => "E-book ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 357
        "publicacao_id" => 97
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "enalic---democracia-e-direitos-humanos-na-formacao-docente-reconstrucao-das-politicas-educacionais"
        "nome" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
        "nome_evento" => "IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
        "descricao" => """
          A realiza&ccedil;&atilde;o do IX ENALIC, em Lajeado, a maior cidade do Vale do Taquari, em dezembro de 2023, apenas tr&ecirc;s meses ap&oacute;s umas das maiores cat&aacute;strofes naturais que o Brasil j&aacute; vivenciou, trouxe consigo o esp&iacute;rito de um povo guerreiro,&nbsp;trabalhador, de cora&ccedil;&atilde;o gigante e hospitaleiro, e que n&atilde;o poupou esfor&ccedil;os para que&nbsp;sonhos e utopias n&atilde;o se perdessem em meio ao caos, amplificando olhares para o sul do pa&iacute;s, que presenciou durante tr&ecirc;s dias, o maior evento dedicado a discuss&otilde;es e a reflex&otilde;es sobre a forma&ccedil;&atilde;o docente no pa&iacute;s.<br />\r\n
          &Eacute; neste clima de esperan&ccedil;a e coragem que este e-book traz consigo uma sele&ccedil;&atilde;o de artigos completos apresentados no IX ENALIC, no VIII Semin&aacute;rio&nbsp;Nacional do PIBID e no III Semin&aacute;rio Nacional do Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica.&nbsp;O livro foi dividido em duas se&ccedil;&otilde;es, sendo que a primeira contempla os artigos&nbsp;premiados no Pr&ecirc;mio Paulo Freire, num total de dez, uma novidade desta edi&ccedil;&atilde;o do&nbsp;Enalic, que objetivou a valoriza&ccedil;&atilde;o do trabalho de professores (as) e discentes&nbsp;vinculados aos programas, PIBID e PRP, com a premia&ccedil;&atilde;o de 02 estudantes de&nbsp;cada regi&atilde;o do pa&iacute;s, que, al&eacute;m de publicarem seus trabalhos em e-book, receberam&nbsp;certificado premiado e tamb&eacute;m obtiveram custeio de passagem a&eacute;rea e&nbsp;hospedagem.<br />\r\n
          J&aacute; a segunda se&ccedil;&atilde;o, com dezenove textos, apresenta trabalhos&nbsp;selecionados, pela comiss&atilde;o editorial, dentre todos os apresentados no evento, na&nbsp;modalidade trabalho completo. Ademais, o pref&aacute;cio apresenta a carta de Lajeado&nbsp;que traduz a mensagem dos participantes do evento.&nbsp;Esperamos com este e-book que as experi&ecirc;ncias descritas sejam amplificadas&nbsp;em outros contextos e que se fortale&ccedil;a a discuss&atilde;o em torno da forma&ccedil;&atilde;o de&nbsp;professores(as), sempre com horizonte para a constru&ccedil;&atilde;o de uma educa&ccedil;&atilde;o que&nbsp;atua em uma sociedade inclusiva, com equidade, socialmente referenciada,&nbsp;comprometida com os direitos humanos e ambientalmente respons&aacute;vel.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
          Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
          Frederico Jorge Saad Guirra<br />\r\n
          Tha&iacute;s Ludmila Ranieri
          """
        "pasta" => "ebooks/enalic/2023"
        "logo" => null
        "capa" => "66fbed3e80e87_01102024093822.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-12-06"
        "final_evento" => "2023-12-08"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-10-01 09:38:22"
        "updated_at" => "2024-10-30 11:31:49"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 357
        "publicacao_id" => 97
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "enalic---democracia-e-direitos-humanos-na-formacao-docente-reconstrucao-das-politicas-educacionais"
        "nome" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
        "nome_evento" => "IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
        "descricao" => """
          A realiza&ccedil;&atilde;o do IX ENALIC, em Lajeado, a maior cidade do Vale do Taquari, em dezembro de 2023, apenas tr&ecirc;s meses ap&oacute;s umas das maiores cat&aacute;strofes naturais que o Brasil j&aacute; vivenciou, trouxe consigo o esp&iacute;rito de um povo guerreiro,&nbsp;trabalhador, de cora&ccedil;&atilde;o gigante e hospitaleiro, e que n&atilde;o poupou esfor&ccedil;os para que&nbsp;sonhos e utopias n&atilde;o se perdessem em meio ao caos, amplificando olhares para o sul do pa&iacute;s, que presenciou durante tr&ecirc;s dias, o maior evento dedicado a discuss&otilde;es e a reflex&otilde;es sobre a forma&ccedil;&atilde;o docente no pa&iacute;s.<br />\r\n
          &Eacute; neste clima de esperan&ccedil;a e coragem que este e-book traz consigo uma sele&ccedil;&atilde;o de artigos completos apresentados no IX ENALIC, no VIII Semin&aacute;rio&nbsp;Nacional do PIBID e no III Semin&aacute;rio Nacional do Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica.&nbsp;O livro foi dividido em duas se&ccedil;&otilde;es, sendo que a primeira contempla os artigos&nbsp;premiados no Pr&ecirc;mio Paulo Freire, num total de dez, uma novidade desta edi&ccedil;&atilde;o do&nbsp;Enalic, que objetivou a valoriza&ccedil;&atilde;o do trabalho de professores (as) e discentes&nbsp;vinculados aos programas, PIBID e PRP, com a premia&ccedil;&atilde;o de 02 estudantes de&nbsp;cada regi&atilde;o do pa&iacute;s, que, al&eacute;m de publicarem seus trabalhos em e-book, receberam&nbsp;certificado premiado e tamb&eacute;m obtiveram custeio de passagem a&eacute;rea e&nbsp;hospedagem.<br />\r\n
          J&aacute; a segunda se&ccedil;&atilde;o, com dezenove textos, apresenta trabalhos&nbsp;selecionados, pela comiss&atilde;o editorial, dentre todos os apresentados no evento, na&nbsp;modalidade trabalho completo. Ademais, o pref&aacute;cio apresenta a carta de Lajeado&nbsp;que traduz a mensagem dos participantes do evento.&nbsp;Esperamos com este e-book que as experi&ecirc;ncias descritas sejam amplificadas&nbsp;em outros contextos e que se fortale&ccedil;a a discuss&atilde;o em torno da forma&ccedil;&atilde;o de&nbsp;professores(as), sempre com horizonte para a constru&ccedil;&atilde;o de uma educa&ccedil;&atilde;o que&nbsp;atua em uma sociedade inclusiva, com equidade, socialmente referenciada,&nbsp;comprometida com os direitos humanos e ambientalmente respons&aacute;vel.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
          Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
          Frederico Jorge Saad Guirra<br />\r\n
          Tha&iacute;s Ludmila Ranieri
          """
        "pasta" => "ebooks/enalic/2023"
        "logo" => null
        "capa" => "66fbed3e80e87_01102024093822.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-12-06"
        "final_evento" => "2023-12-08"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-10-01 09:38:22"
        "updated_at" => "2024-10-30 11:31:49"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 227
                "edicao_id" => 357
                "codigo" => "978-65-5222-004-2"
                "capa" => "66fbed3e84b32_01102024093822.png"
                "titulo" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
                "prefacio" => """
                  CARTA DE LAJEADO - RS<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  S&oacute; h&aacute; duas op&ccedil;&otilde;es nesta vida: se resignar ou se indignar e eu&nbsp;n&atilde;o vou me resignar nunca.<br />\r\n
                  (Darcy Ribeiro)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com a presen&ccedil;a de mais de 7000 participantes, distribu&iacute;dos entre professores(as)&nbsp;universit&aacute;rios e da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, estudantes dos cursos de licenciatura e bolsistas de&nbsp;inicia&ccedil;&atilde;o &agrave; doc&ecirc;ncia oriundos dos Programas de fomento &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores e&nbsp;professoras da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica da Capes, PIBID e Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, realizou-se nos&nbsp;dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2023, na cidade de Lajeado &ndash; RS, na UNIVATES, o IX&nbsp;Encontro Nacional das Licenciaturas (IX ENALIC), VIII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e III&nbsp;Semin&aacute;rio do Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, com o tema Democracia e Direitos&nbsp;Humanos na forma&ccedil;&atilde;o docente: (re)constru&ccedil;&atilde;o das pol&iacute;ticas educacionais.&nbsp;<br />\r\n
                  Recentemente, o povo brasileiro buscou sa&iacute;da para um per&iacute;odo tenebroso de nossa&nbsp;hist&oacute;ria, resgatando princ&iacute;pios basilares da democracia, com a certeza de que, sem esses&nbsp;princ&iacute;pios, n&atilde;o h&aacute; garantia de qualquer direito humano, nem qualquer humanidade.&nbsp;Relembrando Florestan Fernandes, o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a porta de acesso a todos os&nbsp;direitos sociais e, nessa perspectiva, &agrave; constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\n
                  Os preju&iacute;zos acumulados nos &uacute;ltimos anos foram para al&eacute;m do per&iacute;odo pand&ecirc;mico,&nbsp;invadindo diferentes esferas sociais, aprofundando problemas estruturais, como a pobreza e&nbsp;a precariza&ccedil;&atilde;o das condi&ccedil;&otilde;es de trabalho, atingindo n&iacute;veis alarmantes. A desvaloriza&ccedil;&atilde;o da<br />\r\n
                  vida resultou em in&uacute;meras mortes, n&atilde;o apenas devido &agrave; COVID, mas, tamb&eacute;m, em&nbsp;consequ&ecirc;ncia da fome e da perda de direitos sociais.&nbsp;<br />\r\n
                  Esse per&iacute;odo tamb&eacute;m foi demarcado por um forte negacionismo cient&iacute;fico, como&nbsp;tamb&eacute;m por um processo de destrui&ccedil;&atilde;o do meio ambiente jamais visto e que agravou de&nbsp;forma significativa as mudan&ccedil;as clim&aacute;ticas, sentidas em todo o planeta. Tais impactos foram&nbsp;sentidos em todo territ&oacute;rio brasileiro. Secas, queimadas e enchentes t&ecirc;m provocado&nbsp;trag&eacute;dias nunca antes experimentadas, que est&atilde;o afetando nosso cotidiano.<br />\r\n
                  Um outro tipo de destrui&ccedil;&atilde;o caminhou a passos largos a partir do Golpe&nbsp;civil-jur&iacute;dico-pol&iacute;tico-midi&aacute;tico de 2016, que retirou da Presid&ecirc;ncia da Rep&uacute;blica a presidenta&nbsp;Dilma Rousseff, iniciando um per&iacute;odo de completa destrui&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas em todas&nbsp;as &aacute;reas, principalmente, na &aacute;rea da educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Algumas das consequ&ecirc;ncias desse nefasto cen&aacute;rio foram materializadas por meio da&nbsp;Emenda Constitucional no 95/2016 que congelou os gastos com sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o por vinte&nbsp;anos; da Lei no 13.415/2017 promovendo uma &ldquo;contrarreforma&rdquo; do Ensino M&eacute;dio; da&nbsp; Resolu&ccedil;&atilde;o do CNE no 04/2018 que instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); das&nbsp;Resolu&ccedil;&otilde;es CNE no 02/2019 e no 01/2020, que institu&iacute;ram a BNC-Forma&ccedil;&atilde;o inicial e&nbsp;BNC-Forma&ccedil;&atilde;o continuada de professores.<br />\r\n
                  Em meio ao projeto de governo &ldquo;Ponte para o Futuro&rdquo;, com mudan&ccedil;as radicais na&nbsp;compreens&atilde;o de um Estado garantidor de direitos, vimos atingir, por exemplo, programas e&nbsp;a&ccedil;&otilde;es formativas promovidas pelo Governo Federal. Nesse contexto, o Pibid virou alvo e o seu<br />\r\n
                  substitutivo proposto, o Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, nos colocou em atividade disputando a sua&nbsp;concep&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica. Garantimos a coexist&ecirc;ncia dos dois programas, o Pibid e o Resid&ecirc;ncia&nbsp;Pedag&oacute;gica. Uma conquista que se deu gra&ccedil;as &agrave; luta travada pelo Forpibid-rp que conseguiu&nbsp;manter e, aos seus limites, dar seguimento a um amplo projeto de forma&ccedil;&atilde;o inicial de&nbsp;estudantes das licenciaturas em Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior. Uma vit&oacute;ria que n&atilde;o veio sem&nbsp;perdas e agora chega o momento de recuperarmos uma concep&ccedil;&atilde;o ampliada e plural de&nbsp;forma&ccedil;&atilde;o inicial de professoras e professores. Retomar os rumos dessa hist&oacute;ria &eacute; a express&atilde;o&nbsp;da vit&oacute;ria desse movimento.&nbsp;<br />\r\n
                  Tal cen&aacute;rio acendeu a ideia de uma mobiliza&ccedil;&atilde;o em torno de uma constru&ccedil;&atilde;o coletiva,&nbsp;que caminhasse no sentido da garantia dos programas como direito a uma forma&ccedil;&atilde;o&nbsp;permanente que n&atilde;o estivesse &agrave; merc&ecirc; de pol&iacute;ticas de governo, mas que se constitu&iacute;ssem<br />\r\n
                  em pol&iacute;ticas de Estado. Nesse sentido, estamos, neste tempo, na articula&ccedil;&atilde;o em torno da&nbsp;aprova&ccedil;&atilde;o do PL 3970 de 2021, que est&aacute; tramitando na C&acirc;mara dos Deputados.&nbsp;<br />\r\n
                  Diante disso, entendemos que a luta pelo direito universal &agrave; educa&ccedil;&atilde;o passa por uma&nbsp;agenda pol&iacute;tica que discuta: financiamento p&uacute;blico, gest&atilde;o democr&aacute;tica e forma&ccedil;&atilde;o de&nbsp;professores e professoras. A participa&ccedil;&atilde;o democr&aacute;tica dos movimentos sociais organizados,<br />\r\n
                  bem como das entidades cient&iacute;ficas e sindicais &eacute; o caminho que devemos trilhar no&nbsp;enfrentamento dos desafios atuais e antigos. Tal tarefa requer di&aacute;logo direto, especial e&nbsp;permanente, entre gestores(as) e professores(as), estudantes, pais, profissionais da&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o em torno da qualidade da escola p&uacute;blica. Nesse sentido, n&oacute;s temos um&nbsp;compromisso coletivo e individual com a defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, gratuita, democr&aacute;tica,&nbsp;inclusiva, plural, laica, &eacute;tica, socialmente referenciada e ambientalmente respons&aacute;vel.<br />\r\n
                  Nesses dias em que ocorreram o IX Enalic, o VIII Semin&aacute;rio Nacional do Pibid e o III&nbsp;Semin&aacute;rio Nacional do RP em Lajeado-RS, no Vale do Taquari, pudemos ver e sentir como&nbsp;se reconstr&oacute;i uma sociedade que vivenciou um cen&aacute;rio de devasta&ccedil;&atilde;o. A popula&ccedil;&atilde;o da<br />\r\n
                  regi&atilde;o do Vale do Taquari vem coletivamente trabalhando na reconstru&ccedil;&atilde;o das cidades e de&nbsp;suas vidas. E &eacute; de forma coletiva que entendemos que a luta por uma educa&ccedil;&atilde;o de&nbsp;qualidade, por melhores condi&ccedil;&otilde;es de trabalho e de renda e por uma forma&ccedil;&atilde;o inicial e<br />\r\n
                  continuada de professores e professoras se d&aacute; quando todos, todas e todes damos as&nbsp;m&atilde;os. Em mem&oacute;ria dos que tombaram pelas trag&eacute;dias ambientais do Vale do Taquari ou&nbsp;pelos massacres no mundo, reconstruamos os nossos ideais de educa&ccedil;&atilde;o para todas e<br />\r\n
                  todos!\r\n
                  <div>Por fim, com esta carta, assumimos o compromisso de luta pela revoga&ccedil;&atilde;o da BNCC,&nbsp;da Reforma do Ensino M&eacute;dio - PL 5230/2023, da Resolu&ccedil;&atilde;o 02/2019 e da Resolu&ccedil;&atilde;o&nbsp;01/2020, passos importantes para a retomada da Resolu&ccedil;&atilde;o 02/2015 que expressa, em seu</div>\r\n
                  \r\n
                  <div>texto, os anseios e desejos de uma educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica de qualidade.</div>\r\n
                  <br />\r\n
                  Lajeado-RS, 08 de dezembro de 2023.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Tha&iacute;s Ludmila Ranieri<br />\r\n
                  Frederico Jorge Saad Guirra
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Tha&iacute;s Ludmila Ranieri<br />\r\n
                  Ivanete da Rosa Silva de Oliveira<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Iara Aquino Henn<br />\r\n
                  Rosalvo Luis Sawitzki<br />\r\n
                  Frederico Jorge Saad Guirra<br />\r\n
                  Mar&iacute;a del Pilar Tobar Acosta<br />\r\n
                  Eliana Ruth Silva Sousa<br />\r\n
                  Regina C&eacute;lia Padovan<br />\r\n
                  Maria Cristina Guimar&atilde;es de G&oacute;es Monteiro<br />\r\n
                  Ricardo Ant&ocirc;nio Faustino da Silva Braz<br />\r\n
                  Marta Aparecida Garcia Gon&ccedil;alves<br />\r\n
                  Andrea Pozzebon Silva
                  """
                "ficha_catalografica" => "67212cbcb777c_29102024154308.pdf"
                "arquivo" => "29102024154520-ENALIC---DEMOCRACIA-E-DIREITOS-HUMANOS-NA-FORMACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-10-01 09:38:22"
                "updated_at" => "2024-10-30 11:31:49"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 227
                "edicao_id" => 357
                "codigo" => "978-65-5222-004-2"
                "capa" => "66fbed3e84b32_01102024093822.png"
                "titulo" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
                "prefacio" => """
                  CARTA DE LAJEADO - RS<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  S&oacute; h&aacute; duas op&ccedil;&otilde;es nesta vida: se resignar ou se indignar e eu&nbsp;n&atilde;o vou me resignar nunca.<br />\r\n
                  (Darcy Ribeiro)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com a presen&ccedil;a de mais de 7000 participantes, distribu&iacute;dos entre professores(as)&nbsp;universit&aacute;rios e da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, estudantes dos cursos de licenciatura e bolsistas de&nbsp;inicia&ccedil;&atilde;o &agrave; doc&ecirc;ncia oriundos dos Programas de fomento &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores e&nbsp;professoras da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica da Capes, PIBID e Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, realizou-se nos&nbsp;dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2023, na cidade de Lajeado &ndash; RS, na UNIVATES, o IX&nbsp;Encontro Nacional das Licenciaturas (IX ENALIC), VIII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e III&nbsp;Semin&aacute;rio do Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, com o tema Democracia e Direitos&nbsp;Humanos na forma&ccedil;&atilde;o docente: (re)constru&ccedil;&atilde;o das pol&iacute;ticas educacionais.&nbsp;<br />\r\n
                  Recentemente, o povo brasileiro buscou sa&iacute;da para um per&iacute;odo tenebroso de nossa&nbsp;hist&oacute;ria, resgatando princ&iacute;pios basilares da democracia, com a certeza de que, sem esses&nbsp;princ&iacute;pios, n&atilde;o h&aacute; garantia de qualquer direito humano, nem qualquer humanidade.&nbsp;Relembrando Florestan Fernandes, o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a porta de acesso a todos os&nbsp;direitos sociais e, nessa perspectiva, &agrave; constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\n
                  Os preju&iacute;zos acumulados nos &uacute;ltimos anos foram para al&eacute;m do per&iacute;odo pand&ecirc;mico,&nbsp;invadindo diferentes esferas sociais, aprofundando problemas estruturais, como a pobreza e&nbsp;a precariza&ccedil;&atilde;o das condi&ccedil;&otilde;es de trabalho, atingindo n&iacute;veis alarmantes. A desvaloriza&ccedil;&atilde;o da<br />\r\n
                  vida resultou em in&uacute;meras mortes, n&atilde;o apenas devido &agrave; COVID, mas, tamb&eacute;m, em&nbsp;consequ&ecirc;ncia da fome e da perda de direitos sociais.&nbsp;<br />\r\n
                  Esse per&iacute;odo tamb&eacute;m foi demarcado por um forte negacionismo cient&iacute;fico, como&nbsp;tamb&eacute;m por um processo de destrui&ccedil;&atilde;o do meio ambiente jamais visto e que agravou de&nbsp;forma significativa as mudan&ccedil;as clim&aacute;ticas, sentidas em todo o planeta. Tais impactos foram&nbsp;sentidos em todo territ&oacute;rio brasileiro. Secas, queimadas e enchentes t&ecirc;m provocado&nbsp;trag&eacute;dias nunca antes experimentadas, que est&atilde;o afetando nosso cotidiano.<br />\r\n
                  Um outro tipo de destrui&ccedil;&atilde;o caminhou a passos largos a partir do Golpe&nbsp;civil-jur&iacute;dico-pol&iacute;tico-midi&aacute;tico de 2016, que retirou da Presid&ecirc;ncia da Rep&uacute;blica a presidenta&nbsp;Dilma Rousseff, iniciando um per&iacute;odo de completa destrui&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas em todas&nbsp;as &aacute;reas, principalmente, na &aacute;rea da educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Algumas das consequ&ecirc;ncias desse nefasto cen&aacute;rio foram materializadas por meio da&nbsp;Emenda Constitucional no 95/2016 que congelou os gastos com sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o por vinte&nbsp;anos; da Lei no 13.415/2017 promovendo uma &ldquo;contrarreforma&rdquo; do Ensino M&eacute;dio; da&nbsp; Resolu&ccedil;&atilde;o do CNE no 04/2018 que instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); das&nbsp;Resolu&ccedil;&otilde;es CNE no 02/2019 e no 01/2020, que institu&iacute;ram a BNC-Forma&ccedil;&atilde;o inicial e&nbsp;BNC-Forma&ccedil;&atilde;o continuada de professores.<br />\r\n
                  Em meio ao projeto de governo &ldquo;Ponte para o Futuro&rdquo;, com mudan&ccedil;as radicais na&nbsp;compreens&atilde;o de um Estado garantidor de direitos, vimos atingir, por exemplo, programas e&nbsp;a&ccedil;&otilde;es formativas promovidas pelo Governo Federal. Nesse contexto, o Pibid virou alvo e o seu<br />\r\n
                  substitutivo proposto, o Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, nos colocou em atividade disputando a sua&nbsp;concep&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica. Garantimos a coexist&ecirc;ncia dos dois programas, o Pibid e o Resid&ecirc;ncia&nbsp;Pedag&oacute;gica. Uma conquista que se deu gra&ccedil;as &agrave; luta travada pelo Forpibid-rp que conseguiu&nbsp;manter e, aos seus limites, dar seguimento a um amplo projeto de forma&ccedil;&atilde;o inicial de&nbsp;estudantes das licenciaturas em Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior. Uma vit&oacute;ria que n&atilde;o veio sem&nbsp;perdas e agora chega o momento de recuperarmos uma concep&ccedil;&atilde;o ampliada e plural de&nbsp;forma&ccedil;&atilde;o inicial de professoras e professores. Retomar os rumos dessa hist&oacute;ria &eacute; a express&atilde;o&nbsp;da vit&oacute;ria desse movimento.&nbsp;<br />\r\n
                  Tal cen&aacute;rio acendeu a ideia de uma mobiliza&ccedil;&atilde;o em torno de uma constru&ccedil;&atilde;o coletiva,&nbsp;que caminhasse no sentido da garantia dos programas como direito a uma forma&ccedil;&atilde;o&nbsp;permanente que n&atilde;o estivesse &agrave; merc&ecirc; de pol&iacute;ticas de governo, mas que se constitu&iacute;ssem<br />\r\n
                  em pol&iacute;ticas de Estado. Nesse sentido, estamos, neste tempo, na articula&ccedil;&atilde;o em torno da&nbsp;aprova&ccedil;&atilde;o do PL 3970 de 2021, que est&aacute; tramitando na C&acirc;mara dos Deputados.&nbsp;<br />\r\n
                  Diante disso, entendemos que a luta pelo direito universal &agrave; educa&ccedil;&atilde;o passa por uma&nbsp;agenda pol&iacute;tica que discuta: financiamento p&uacute;blico, gest&atilde;o democr&aacute;tica e forma&ccedil;&atilde;o de&nbsp;professores e professoras. A participa&ccedil;&atilde;o democr&aacute;tica dos movimentos sociais organizados,<br />\r\n
                  bem como das entidades cient&iacute;ficas e sindicais &eacute; o caminho que devemos trilhar no&nbsp;enfrentamento dos desafios atuais e antigos. Tal tarefa requer di&aacute;logo direto, especial e&nbsp;permanente, entre gestores(as) e professores(as), estudantes, pais, profissionais da&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o em torno da qualidade da escola p&uacute;blica. Nesse sentido, n&oacute;s temos um&nbsp;compromisso coletivo e individual com a defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, gratuita, democr&aacute;tica,&nbsp;inclusiva, plural, laica, &eacute;tica, socialmente referenciada e ambientalmente respons&aacute;vel.<br />\r\n
                  Nesses dias em que ocorreram o IX Enalic, o VIII Semin&aacute;rio Nacional do Pibid e o III&nbsp;Semin&aacute;rio Nacional do RP em Lajeado-RS, no Vale do Taquari, pudemos ver e sentir como&nbsp;se reconstr&oacute;i uma sociedade que vivenciou um cen&aacute;rio de devasta&ccedil;&atilde;o. A popula&ccedil;&atilde;o da<br />\r\n
                  regi&atilde;o do Vale do Taquari vem coletivamente trabalhando na reconstru&ccedil;&atilde;o das cidades e de&nbsp;suas vidas. E &eacute; de forma coletiva que entendemos que a luta por uma educa&ccedil;&atilde;o de&nbsp;qualidade, por melhores condi&ccedil;&otilde;es de trabalho e de renda e por uma forma&ccedil;&atilde;o inicial e<br />\r\n
                  continuada de professores e professoras se d&aacute; quando todos, todas e todes damos as&nbsp;m&atilde;os. Em mem&oacute;ria dos que tombaram pelas trag&eacute;dias ambientais do Vale do Taquari ou&nbsp;pelos massacres no mundo, reconstruamos os nossos ideais de educa&ccedil;&atilde;o para todas e<br />\r\n
                  todos!\r\n
                  <div>Por fim, com esta carta, assumimos o compromisso de luta pela revoga&ccedil;&atilde;o da BNCC,&nbsp;da Reforma do Ensino M&eacute;dio - PL 5230/2023, da Resolu&ccedil;&atilde;o 02/2019 e da Resolu&ccedil;&atilde;o&nbsp;01/2020, passos importantes para a retomada da Resolu&ccedil;&atilde;o 02/2015 que expressa, em seu</div>\r\n
                  \r\n
                  <div>texto, os anseios e desejos de uma educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica de qualidade.</div>\r\n
                  <br />\r\n
                  Lajeado-RS, 08 de dezembro de 2023.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Tha&iacute;s Ludmila Ranieri<br />\r\n
                  Frederico Jorge Saad Guirra
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Tha&iacute;s Ludmila Ranieri<br />\r\n
                  Ivanete da Rosa Silva de Oliveira<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Iara Aquino Henn<br />\r\n
                  Rosalvo Luis Sawitzki<br />\r\n
                  Frederico Jorge Saad Guirra<br />\r\n
                  Mar&iacute;a del Pilar Tobar Acosta<br />\r\n
                  Eliana Ruth Silva Sousa<br />\r\n
                  Regina C&eacute;lia Padovan<br />\r\n
                  Maria Cristina Guimar&atilde;es de G&oacute;es Monteiro<br />\r\n
                  Ricardo Ant&ocirc;nio Faustino da Silva Braz<br />\r\n
                  Marta Aparecida Garcia Gon&ccedil;alves<br />\r\n
                  Andrea Pozzebon Silva
                  """
                "ficha_catalografica" => "67212cbcb777c_29102024154308.pdf"
                "arquivo" => "29102024154520-ENALIC---DEMOCRACIA-E-DIREITOS-HUMANOS-NA-FORMACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-10-01 09:38:22"
                "updated_at" => "2024-10-30 11:31:49"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de outubro de 2024

Resumo

O presente trabalho parte da produção e implementação de uma sequência didática com o tema racismo em turmas do ensino médio de uma escola pública. A justificativa da sequência se pauta pela fragilidade desse importante tema na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo Paulista etapa Ensino Médio (CP) e pela vulnerabilidade das juventudes negras, afetadas por políticas educacionais resultantes de problemas estruturais do Brasil. A hipótese é que o currículo, materializando políticas neoliberais, dificulta o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a população negra, não havendo um processo emancipatório nas relações étnico raciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e a pesquisa qualitativa, que fundamentaram a elaboração da sequência didática, análise do tema e do currículo, tendo como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para discutir o tema do racismo com estudantes do ensino médio no ensino de Sociologia como uma alternativa ao currículo atual. Os resultados do trabalho apontam para contribuição da sequência nos avanços na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, verificáveis durante o processo de implementação, expressos nas sínteses coletivas das aulas, onde várias manifestações explicitaram momentos de ruptura com senso comum e a internalização/externalização dos conceitos científicos sobre o racismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.