O presente trabalho parte da produção e implementação de uma sequência didática com o tema racismo em turmas do ensino médio de uma escola pública. A justificativa da sequência se pauta pela fragilidade desse importante tema na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo Paulista etapa Ensino Médio (CP) e pela vulnerabilidade das juventudes negras, afetadas por políticas educacionais resultantes de problemas estruturais do Brasil. A hipótese é que o currículo, materializando políticas neoliberais, dificulta o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a população negra, não havendo um processo emancipatório nas relações étnico raciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e a pesquisa qualitativa, que fundamentaram a elaboração da sequência didática, análise do tema e do currículo, tendo como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para discutir o tema do racismo com estudantes do ensino médio no ensino de Sociologia como uma alternativa ao currículo atual. Os resultados do trabalho apontam para contribuição da sequência nos avanços na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, verificáveis durante o processo de implementação, expressos nas sínteses coletivas das aulas, onde várias manifestações explicitaram momentos de ruptura com senso comum e a internalização/externalização dos conceitos científicos sobre o racismo.