Este texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de pós-doutoramento. A pesquisa foi realizada em 2019 e teve por objetivos: mapear os currículos dos cursos de pedagogia das IES públicas do Paraná/Brasil e a formação de professores(as) para a inclusão e as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola. O estudo teve caráter documental e bibliográfico e os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica sobre a legislação educacional voltada para a formação de professores(as) para a inclusão e as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola; pesquisa documental e levantamento das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades públicas do Paraná. A partir dos dados levantados e da análise feita nas ementas das disciplinas, foi possível perceber que a educação inclusiva para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola ainda ocupam um lugar periférico nos currículos dos cursos de Pedagogia. O cumprimento da legislação está ocorrendo, no entanto, a forma como a temática está sendo abordada, na maioria das vezes em tópicos presentes em disciplinas diversas, revela que o fato de estar presente em uma ementa não significa sua efetividade. A partir da pesquisa realizada, destaca-se que os estudos teóricos, sobre a temática em questão, são de suma importância, no entanto, é preciso que haja ações práticas no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação, ainda presentes na sociedade brasileira. É necessário rever os estereótipos que foram construídos historicamente e isso implica no desafio de rever e repensar os currículos dos cursos de licenciatura em Pedagogia das IES públicas do Estado do Paraná.