Este texto dialoga com o conjunto de princípios éticos, políticos estéticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil DCNEI BRASIL 05/2009 basilares no trabalho pedagógico desenvolvido com crianças e a concepção de currículo ampliado prevista na Organização Curricular OCEI/2015 existente na rede pública de educação de Maceió – Alagoas. Neste diálogo o acolhimento, a observação e a escuta são metodologias de um trabalho que se pretenda significativo e inclusivo para TODAS as crianças. Há um cuidado especial com a qualidade dos registros que se originam através dos instrumentos metodológicos citados e que resultam na Documentação Pedagógica. Esta, documento oficial da rede municipal de educação infere sobre as concepções de avaliação e autoavaliação de crianças e adultos que acompanham nossas infâncias em seus processos de aprendizagens e desenvolvimento, considerando que ainda, subsidia fortemente o processo de formação continuada dentro da escola nas dimensões previstas no Projeto Político Pedagógico – PPP da instituição.