PROMOVENDO A INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM AUTISMO NO ESTÁGIO INSTITUCIONAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108594 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 810 "inscrito_id" => 3501 "titulo" => "PROMOVENDO A INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM AUTISMO NO ESTÁGIO INSTITUCIONAL" "resumo" => "O estudo descreve as iniciativas psicopedagógicas inclusivas realizadas com a turma de primeiro ano do Colégio de Aplicação de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) durante o segundo estágio institucional. O propósito foi a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Apraxia de Fala e Hipersensibilidade, durante o período do estágio foram realizadas atividades de intervenção com o fito de promover a socialização e estimulação da aprendizagem com os alunos, sem descartar suas demandas e habilidades. Empregou-se uma atividade sensorial com o objetivo de desenvolver a consciência fonológica e a familiaridade com as letras do alfabeto através de experiências táteis e visuais, utilizando materiais sensoriais como algodão, papel crepom e tinta. A atividade visa também estimular a coordenação motora fina e a criatividade ao formar as letras com diferentes texturas e cores. A posteriori, aplicou-se a atividade atividade de pontilhado com caroços de milho exigindo precisão e controle dos movimentos das mãos e dedos, o que contribui para o aprimoramento da coordenação motora fina dos alunos. A atividade foca em uma letra específica (Ex: F e V aprendidas na semana da aplicação) por vez, permitindo que os alunos reforcem o reconhecimento visual e a memorização das formas das letras do alfabeto, incentivando os alunos a desenvolverem paciência e a persistirem em uma tarefa até a conclusão. Além disso, as atividades também se adequaram às necessidades da professora, permitindo que a mesma conseguisse repassar os conteúdos para os alunos de forma lúdica e concreta. Os resultados alcançados foram satisfatórios, com indicativos de avanço na interação, melhorias na comunicação e desempenho acadêmico comparável ou superior aos demais alunos durante a execução das atividades. Ademais, o efeito positivo das abordagens inclusivas implementadas durante o estágio, promovendo uma educação mais justa e acessível para todos os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3501_TB810_09062024183921.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA FLÁVIA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "anna.flavia2@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108594 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 810 "inscrito_id" => 3501 "titulo" => "PROMOVENDO A INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM AUTISMO NO ESTÁGIO INSTITUCIONAL" "resumo" => "O estudo descreve as iniciativas psicopedagógicas inclusivas realizadas com a turma de primeiro ano do Colégio de Aplicação de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) durante o segundo estágio institucional. O propósito foi a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Apraxia de Fala e Hipersensibilidade, durante o período do estágio foram realizadas atividades de intervenção com o fito de promover a socialização e estimulação da aprendizagem com os alunos, sem descartar suas demandas e habilidades. Empregou-se uma atividade sensorial com o objetivo de desenvolver a consciência fonológica e a familiaridade com as letras do alfabeto através de experiências táteis e visuais, utilizando materiais sensoriais como algodão, papel crepom e tinta. A atividade visa também estimular a coordenação motora fina e a criatividade ao formar as letras com diferentes texturas e cores. A posteriori, aplicou-se a atividade atividade de pontilhado com caroços de milho exigindo precisão e controle dos movimentos das mãos e dedos, o que contribui para o aprimoramento da coordenação motora fina dos alunos. A atividade foca em uma letra específica (Ex: F e V aprendidas na semana da aplicação) por vez, permitindo que os alunos reforcem o reconhecimento visual e a memorização das formas das letras do alfabeto, incentivando os alunos a desenvolverem paciência e a persistirem em uma tarefa até a conclusão. Além disso, as atividades também se adequaram às necessidades da professora, permitindo que a mesma conseguisse repassar os conteúdos para os alunos de forma lúdica e concreta. Os resultados alcançados foram satisfatórios, com indicativos de avanço na interação, melhorias na comunicação e desempenho acadêmico comparável ou superior aos demais alunos durante a execução das atividades. Ademais, o efeito positivo das abordagens inclusivas implementadas durante o estágio, promovendo uma educação mais justa e acessível para todos os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3501_TB810_09062024183921.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA FLÁVIA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "anna.flavia2@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }