Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA COMO MEIO ESTIMULADOR DA COMUNICAÇÃO, DA LEITURA E DA ESCRITA EM CRIANÇAS AUTISTAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108113
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 1928
    "titulo" => "A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA COMO MEIO ESTIMULADOR DA COMUNICAÇÃO, DA LEITURA E DA ESCRITA EM CRIANÇAS AUTISTAS"
    "resumo" => "A comunicação é uma ação que fazemos o tempo todo e pode acontecer de várias maneiras, a forma mais comum e usual é por meio da fala e da escrita. Assim como, pode ocorrer por meio da Língua de Sinais, do Braille, das imagens, pelo olhar e por gestos, tais como: apontar, puxar, usar a língua, sorrir, piscar, apertar a mão, dentre outros. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) surge como uma Tecnologia Assistiva que propõe, especificamente, à ampliação de habilidades que promovem e provoquem a comunicação através da imagem para as pessoas que não se comunicam ou que tem dificuldade de se comunicar, como as que possuem algum transtorno de linguagem ou deficiência. Este artigo tem como objetivo principal verificar a potencialidade da CAA como meio estimulador da comunicação, da leitura e da escrita em crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). As crianças autistas, em sua maioria, apresentam dificuldade na comunicação e na fala. A essa relevante característica, verifica-se a influência que esse recurso pode proporcionar avanço não só ao processo de aquisição da oralidade como também ao da leitura e da escrita. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, uma vez que buscou compreender a influência que a CAA possui no desenvolvimento da fala, da comunicação, da leitura e da escrita em crianças autistas. O percurso metodológico foi bibliográfico/descritivo, uma vez que se fundamentou em aportes teóricos e descreveu a realidade já existente. Os principais teóricos foram: Volkmar e Wiesner (2019); Amaral (2014); Nunes e Schirmer (2017); Beskow (2010); Ramos (2011), dentre outros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1928_TB150_16042024003310.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOLENE ROCHA BEZERRA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOLENE"
    "autor_email" => "jolenerbm@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108113
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 1928
    "titulo" => "A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA COMO MEIO ESTIMULADOR DA COMUNICAÇÃO, DA LEITURA E DA ESCRITA EM CRIANÇAS AUTISTAS"
    "resumo" => "A comunicação é uma ação que fazemos o tempo todo e pode acontecer de várias maneiras, a forma mais comum e usual é por meio da fala e da escrita. Assim como, pode ocorrer por meio da Língua de Sinais, do Braille, das imagens, pelo olhar e por gestos, tais como: apontar, puxar, usar a língua, sorrir, piscar, apertar a mão, dentre outros. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) surge como uma Tecnologia Assistiva que propõe, especificamente, à ampliação de habilidades que promovem e provoquem a comunicação através da imagem para as pessoas que não se comunicam ou que tem dificuldade de se comunicar, como as que possuem algum transtorno de linguagem ou deficiência. Este artigo tem como objetivo principal verificar a potencialidade da CAA como meio estimulador da comunicação, da leitura e da escrita em crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). As crianças autistas, em sua maioria, apresentam dificuldade na comunicação e na fala. A essa relevante característica, verifica-se a influência que esse recurso pode proporcionar avanço não só ao processo de aquisição da oralidade como também ao da leitura e da escrita. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, uma vez que buscou compreender a influência que a CAA possui no desenvolvimento da fala, da comunicação, da leitura e da escrita em crianças autistas. O percurso metodológico foi bibliográfico/descritivo, uma vez que se fundamentou em aportes teóricos e descreveu a realidade já existente. Os principais teóricos foram: Volkmar e Wiesner (2019); Amaral (2014); Nunes e Schirmer (2017); Beskow (2010); Ramos (2011), dentre outros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1928_TB150_16042024003310.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOLENE ROCHA BEZERRA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOLENE"
    "autor_email" => "jolenerbm@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A comunicação é uma ação que fazemos o tempo todo e pode acontecer de várias maneiras, a forma mais comum e usual é por meio da fala e da escrita. Assim como, pode ocorrer por meio da Língua de Sinais, do Braille, das imagens, pelo olhar e por gestos, tais como: apontar, puxar, usar a língua, sorrir, piscar, apertar a mão, dentre outros. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) surge como uma Tecnologia Assistiva que propõe, especificamente, à ampliação de habilidades que promovem e provoquem a comunicação através da imagem para as pessoas que não se comunicam ou que tem dificuldade de se comunicar, como as que possuem algum transtorno de linguagem ou deficiência. Este artigo tem como objetivo principal verificar a potencialidade da CAA como meio estimulador da comunicação, da leitura e da escrita em crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). As crianças autistas, em sua maioria, apresentam dificuldade na comunicação e na fala. A essa relevante característica, verifica-se a influência que esse recurso pode proporcionar avanço não só ao processo de aquisição da oralidade como também ao da leitura e da escrita. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, uma vez que buscou compreender a influência que a CAA possui no desenvolvimento da fala, da comunicação, da leitura e da escrita em crianças autistas. O percurso metodológico foi bibliográfico/descritivo, uma vez que se fundamentou em aportes teóricos e descreveu a realidade já existente. Os principais teóricos foram: Volkmar e Wiesner (2019); Amaral (2014); Nunes e Schirmer (2017); Beskow (2010); Ramos (2011), dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.