A comunicação é uma ação que fazemos o tempo todo e pode acontecer de várias maneiras, a forma mais comum e usual é por meio da fala e da escrita. Assim como, pode ocorrer por meio da Língua de Sinais, do Braille, das imagens, pelo olhar e por gestos, tais como: apontar, puxar, usar a língua, sorrir, piscar, apertar a mão, dentre outros. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) surge como uma Tecnologia Assistiva que propõe, especificamente, à ampliação de habilidades que promovem e provoquem a comunicação através da imagem para as pessoas que não se comunicam ou que tem dificuldade de se comunicar, como as que possuem algum transtorno de linguagem ou deficiência. Este artigo tem como objetivo principal verificar a potencialidade da CAA como meio estimulador da comunicação, da leitura e da escrita em crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). As crianças autistas, em sua maioria, apresentam dificuldade na comunicação e na fala. A essa relevante característica, verifica-se a influência que esse recurso pode proporcionar avanço não só ao processo de aquisição da oralidade como também ao da leitura e da escrita. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, uma vez que buscou compreender a influência que a CAA possui no desenvolvimento da fala, da comunicação, da leitura e da escrita em crianças autistas. O percurso metodológico foi bibliográfico/descritivo, uma vez que se fundamentou em aportes teóricos e descreveu a realidade já existente. Os principais teóricos foram: Volkmar e Wiesner (2019); Amaral (2014); Nunes e Schirmer (2017); Beskow (2010); Ramos (2011), dentre outros.