No presente artigo discutimos parte de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa de ensino - composição de paródias musicais para o ensino da Matemática, na tentativa de contribuir para a aprendizagem dos alunos, em especial do Ensino Médio. A pesquisa em questão se deu como estudo de caso em uma escola da rede publica de Campina Grande, Paraíba, com 36 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Desta forma, nossa proposta didática foi desenvolvida adotando-se o recurso didático composição de paródias musicais como meio de contribuir para a aprendizagem dos conceitos referente ao conteúdo circunferência. A pesquisa foi discutida à luz do contrato didático e da teoria das situações didáticas de Brousseau. Este artigo apresenta a análise de uma das letras das quatro paródias musicais produzidas pelos alunos na pesquisa. Com relação à composição da paródia produzida pela turma C, percebemos que os alunos não se detiveram a memorizar fórmulas, mas sim entender conceitos e definições pertinentes ao conteúdo circunferência, entre eles os conceitos de centro, raio e a definição da equação da circunferências. Os alunos mostraram entendimento das posições relativas entre ponto, reta e circunferência.
Palavras-Chave: Educação Matemática, Circunferência, Ensino Médio, Situações Adidáticas.