Este artigo compõe-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que tem como objeto de estudo o ensino de Biologia e o Antropoceno. O presente artigo se configura a partir de um dos objetivos que consiste em realizar uma revisão de literatura para compreender a era do Antropoceno relacionando-a com o ensino de Biologia. Para isso, a presente pesquisa pautou-se na metodologia da pesquisa bibliográfica, recorrendo a autores importantes sobre a era do Antropoceno. A partir desse levantamento teórico, foi possível estabelecer paralelos entre os marcos que delimitam o Antropoceno e o ensino de Biologia e, dessa forma, contribuir para uma melhor compreensão da teoria do Antropoceno. Para isso, a presente pesquisa pautou-se na metodologia da pesquisa bibliográfica que segundo Gray (2012) é um tipo de pesquisa que tem como um de seus propósitos um entendimento atualizado da temática estudada, do ponto de vista filosófico e epistemológico. A partir desse levantamento teórico, foi possível estabelecer conexões entre a teoria do Antropoceno com o ensino de Biologia e, dessa forma, como principais resultados, descreveu-se o espaço da dimensão científica do Antropoceno na perspectiva dos conflitos ambientais, contribuindo para uma melhor compreensão desses termos.