Artigo Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-000-4

O PROCESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIAL E INTEGRAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11: Complexidade, ciências e politização do pensamento (PRESENCIAL)
"2024-05-17 11:58:18" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107033
    "edicao_id" => 348
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 80
    "titulo" => "O PROCESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIAL E INTEGRAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "As bases de uma educação integral defendem a formação acadêmica e social dos alunos. Para tal, um modelo educacional efetivo deve estimular a construção do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. Por promover a integração de pesquisa e extensão, a iniciação científica é apontada por diversos pesquisadores como um importante instrumento para construção de uma educação significativa e relevante que estimula a formação integral, ainda na educação básica. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo fundar o Programa de iniciação científica “Ciência na veia” (CNV), sobre a missão de “Estimular através do letramento científico o desenvolvimento de mentes criativas e transformadoras” nos anos finais do ensino fundamental. O CNV foi implantado na EMEF. Iraci Rodrigues de Farias Melo em Mogeiro-PB. A estrutura do programa baseia-se em duas ações principais: A iniciativa de mentoria voluntária onde ex-alunos têm a oportunidade de retornar à escola como orientadores e a feira de ciências anual. Os discentes mentores recebem formações sobre liderança e metodologia de pesquisa e orientam equipes de alunos no desenvolvimento de seus projetos. Entre as pesquisas mais relevantes realizadas, estão aquelas em educação inclusiva, recomposição de aprendizagem, etnoecologia, caça, botânica, medicina tradicional de comunidades indígenas, agricultura familiar e sustentabilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11:  Complexidade, ciências e politização do pensamento (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID80_TB12_06022024232548.pdf"
    "created_at" => "2024-05-22 15:56:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINALDO LUIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Linaldo Oliveir"
    "autor_email" => "linaldohipnos@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cec/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18"
    "publicacao_id" => 109
    "publicacao_nome" => "Revista CEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107033
    "edicao_id" => 348
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 80
    "titulo" => "O PROCESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIAL E INTEGRAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "As bases de uma educação integral defendem a formação acadêmica e social dos alunos. Para tal, um modelo educacional efetivo deve estimular a construção do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. Por promover a integração de pesquisa e extensão, a iniciação científica é apontada por diversos pesquisadores como um importante instrumento para construção de uma educação significativa e relevante que estimula a formação integral, ainda na educação básica. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo fundar o Programa de iniciação científica “Ciência na veia” (CNV), sobre a missão de “Estimular através do letramento científico o desenvolvimento de mentes criativas e transformadoras” nos anos finais do ensino fundamental. O CNV foi implantado na EMEF. Iraci Rodrigues de Farias Melo em Mogeiro-PB. A estrutura do programa baseia-se em duas ações principais: A iniciativa de mentoria voluntária onde ex-alunos têm a oportunidade de retornar à escola como orientadores e a feira de ciências anual. Os discentes mentores recebem formações sobre liderança e metodologia de pesquisa e orientam equipes de alunos no desenvolvimento de seus projetos. Entre as pesquisas mais relevantes realizadas, estão aquelas em educação inclusiva, recomposição de aprendizagem, etnoecologia, caça, botânica, medicina tradicional de comunidades indígenas, agricultura familiar e sustentabilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11:  Complexidade, ciências e politização do pensamento (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID80_TB12_06022024232548.pdf"
    "created_at" => "2024-05-22 15:56:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINALDO LUIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Linaldo Oliveir"
    "autor_email" => "linaldohipnos@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cec/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18"
    "publicacao_id" => 109
    "publicacao_nome" => "Revista CEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de maio de 2024

Resumo

As bases de uma educação integral defendem a formação acadêmica e social dos alunos. Para tal, um modelo educacional efetivo deve estimular a construção do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. Por promover a integração de pesquisa e extensão, a iniciação científica é apontada por diversos pesquisadores como um importante instrumento para construção de uma educação significativa e relevante que estimula a formação integral, ainda na educação básica. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo fundar o Programa de iniciação científica “Ciência na veia” (CNV), sobre a missão de “Estimular através do letramento científico o desenvolvimento de mentes criativas e transformadoras” nos anos finais do ensino fundamental. O CNV foi implantado na EMEF. Iraci Rodrigues de Farias Melo em Mogeiro-PB. A estrutura do programa baseia-se em duas ações principais: A iniciativa de mentoria voluntária onde ex-alunos têm a oportunidade de retornar à escola como orientadores e a feira de ciências anual. Os discentes mentores recebem formações sobre liderança e metodologia de pesquisa e orientam equipes de alunos no desenvolvimento de seus projetos. Entre as pesquisas mais relevantes realizadas, estão aquelas em educação inclusiva, recomposição de aprendizagem, etnoecologia, caça, botânica, medicina tradicional de comunidades indígenas, agricultura familiar e sustentabilidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.