Este Relato de Experiência traz uma reflexão crítica sobre o projeto de formação ministrado na II Jornada de Educação Popular intitulado “Práticas Pedagógicas Combativas à Violência de Gênero dentro da Sala de Aula", realizado no ano de 2019 na cidade de São Paulo, com o intuito de estreitar os saberes compartilhados por diferentes segmentos da Educação, como cursinhos populares e alternativos de São Paulo e seu interior. A oficina foi dividida em dois módulos, onde na primeira etapa foram explanadas as referências acerca da construção da história da sexualidade (FOUCAULT, 2001, p.117) e os desdobramentos para dentro de sala de aula. Após isso foram dadas questões acerca de possíveis situações que poderiam ocorrer em âmbito escolar. A oficina buscava não estabelecer resultados diretos, mas possibilitar uma melhor analise sobre as causas e a preparação didática dos mesmos. Em função disso, este trabalho é de cunho qualitativo, baseado em informações extraídas da oficina e revisão de literatura sobre o tema. A oficina se baseou na concepção dialética de se construir o conhecimento, fazendo um recorte histórico que introduzisse os educadores a temática, tornando-a assim de fácil compreensão e acesso.Aideologia determina as bases e os caminhos. O objetivo foi capacitar professores que encontram desafios ao instituir práticas pedagógicas contra violência de gênero dentro de instituições escolares.