A presente pesquisa compõe o projeto de mestrado intitulado “Um estudo sobre os processos de subjetivação e alianças de sujeitos LGBTQIA+ nas universidades públicas brasileiras”, cujo objetivo é mapear e analisar processos subjetivos que constroem o pertencimento de sujeitos LGBTQIA+ nas universidades públicas brasileiras a partir do registro de suas experiências nesses espaços, destacando a importância dos vínculos construídos nesse processo. Em paralelo, ao termos a Espanha como referência na promoção da diversidade, desenvolvendo projetos e ações em defesa da comunidade LGBTQIA+, essa pesquisa em específico deseja traçar comparativos entre as realidades brasileira e espanhola ao identificar e analisar processos de pertencimento de sujeitos LGBTQIA+ em universidades espanholas. Como procedimento foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas com discentes LGBTQIA+ com o intuito de investigar seus vínculos, redes de apoio e percepções enquanto sujeito da diversidade na universidade. Também foram mapeados coletivos universitários que se posicionam na defesa de direitos LGBTQIA+ dentro de universidades espanholas e como se formam redes de sociabilidade nas universidades e fora delas. A investigação revelou realidades distintas, com vivências universitárias marcadas pela riqueza de diversidade, refletindo o que talvez se espere de um país encarado como progressista, mas também contou com relatos marcados por desafios diante do conservadorismo dentro e fora da universidade. A análise dos dados coletados na Espanha e o comparativo com os dados brasileiros está sendo feita com base nos princípios da pesquisa qualitativa e utilizando referenciais bibliográficos sobre o contexto universitário e ações afirmativas a partir de perspectivas teóricas feministas e queer.