LIMA, Humberto Soares Da Silva. . Ciência e Arte do Encontro: o Rio de Braços Abertos... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/106723>. Acesso em: 23/12/2024 03:48
A partir do campo de estudo que se insere a Linguística Aplicada Implicada / LAI (Souto Maior, 2022; 2023), dentro das pesquisas da Linguística Aplicada Transviada / LAT (Bezerra, 2023), o objetivo deste trabalho é problematizar as “constituições identitárias” (Silva Lima e Souto Maior, 2020; Silva Lima, 2021) de um professor transmasculino da rede pública de ensino de Maceió-AL em relação aos dispositivos da identidade de gênero que ele o atribui. Dessa forma, por meio de uma entrevista semiestruturada, assumindo o caráter da pesquisa qualitativa, relacionada às dinâmicas sociais e políticas que implicam a interação do sujeito na teia social, os processos identitários que são identificados/manifestados pelo professor podem ser analisados discursivamente com vista às categorias “gênero”, “sexualidade” e “poder” (Louro, 2014), na ordem da “construção das transmasculinidades” (Peçanha, Jesus e Monteiro, 2023). Oportunizando/analisando, portanto, os discursos do professor no contexto contemporâneo em que as pesquisas da LAI e da LAT se imbricam teórico-metodologicamente em relação às interações que permeiam as identidades inacabadas e em construção, compreendemos que os processos identitários em relação às transmasculinidades, assim como as manifestações sociais das identidades de gênero encontram-se em construção e entendimento por parte dos/as sujeitos/as, levando em consideração as questões político-ideológicas que o Brasil enfrentou nos últimos anos.